Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Wando em clima de barzinho

Divulgação/Guto Costa
Em seu CD Acústico Ao Vivo, Wando toca violão e interpreta sucessos de variados gêneros musicais
Somente um artista que começou a carreira na noite teria a audácia de misturar, em um mesmo repertório, a MPB de Tom e Vinícius (Eu Sei Que Vou Te Amar), o pop-rock de Lobão (Me Chama), o sertanejo de Chitãozinho e Xororó (Evidências) e o romantismo de José Augusto (Sábado). Essa é uma pequena amostra do que pode ser encontrado no novo CD de Wando, Acústico Ao Vivo, em que o cantor mineiro, que iniciou sua carreira cantando em bares de São Paulo, recria em clima de voz-e-violão 28 sucessos, a maioria dos anos 80. “Quem canta na noite possui um repertório muito variado, tem facilidade para cantar qualquer tipo de música de forma simples e de fácil compreensão para as pessoas”, contou Wando, em coletiva no Rio. “Esse repertório é para alcançar as pessoas que viveram um tempo bom na vida, um tempo em que o Brasil se preocupava com o nível da música, não importando se era uma canção popular. É um disco sem preconceito, bom para ouvir, feito para todas as idades, cores e sexos.”
O projeto inicial contou com 120 músicas pré-selecionadas, que viraram 33 e depois 28, em um CD duplo. O compositor mais gravado foi Lulu Santos, com três canções: Como Uma Onda (Zen Surfismo), O Último Romântico e Certas Coisas. O motivo, segundo Wando, foi técnico. “Das 33 canções, cinco apresentaram problemas técnicos, e eu decidi incluir três músicas do Lulu, que por sinal são ótimas. Certas Coisas é um primor. As pessoas deveriam ouvir essa música com mais atenção, porque ela retrata exatamente como a vida é”, disse o cantor. Outra música destacada por Wando é De Volta pro Aconchego, sucesso com Elba Carvalho. “Eu viajo muito. Gravar essa música foi uma forma de dizer que gosto de voltar para casa e de estar ao lado da pessoa que amo.”
Em Acústico Ao Vivo, Wando privilegia as regravações – 26 músicas são de terceiros, enquanto apenas duas são autorais. “Preferi colocar somente duas músicas do meu repertório, até porque já tenho as minhas canções gravadas e cairia numa repetição. E eu também tinha curiosidade em saber como o meu público iria reagir ao me ouvir cantando essas músicas”, explica o cantor. Os sucessos escolhidos foram Moça, seu primeiro hit, em 1975, e Fogo E Paixão, uma canção que, apesar de ter virado cult entre os jovens, foi gravada há 15 anos.
“Dei uma sorte muito grande na minha carreira, porque as mães ouviram tanto meus discos que ensinaram às filhas. Outra vantagem é que minhas músicas tocam muito nos motéis, pois tenho um repertório mortal, quer dizer, imortal!”, brinca o cantor, que afirma ter repertório inédito guardado para mais dois discos. Mas, se depender dele, as músicas ficarão guardadas por um bom tempo. É que Wando ficou tão satisfeito com o resultado do atual trabalho que já promete continuações. “O disco está indo bem nas lojas e sendo muito bem-aceito pela crítica. As pessoas que ouvem o CD gostam muito, então provavelmente terei que fazer o segundo. E se o segundo for bom eu vou para o terceiro, para o quarto”, disse o cantor, prometendo mais duas músicas suas nos próximos discos.

Calcinhas garantidas

Se cinco canções apresentaram problemas técnicos, outras duas foram deixadas de fora por não terem sido liberadas pelos compositores: Maçã, de Raul Seixas, e Tua Estupidez, de Roberto Carlos. Wando demonstrou-se decepcionado por ser mais um intérprete que tem um pedido de música recusado pelo Rei. “Sou amigo do Roberto, mas acho uma isso uma grande bobagem. Quanto mais pessoas cantarem suas músicas, mais elas ficarão conhecidas. Eu libero minhas músicas para qualquer um. Mas quem sabe no ano que vem a gente consegue? O Roberto é que nem mulher difícil – um dia rola”, disse o eterno conquistador. E para quem gosta do Wando das calcinhas e dos souvenires, o cantor avisa: seu show é dividido em três partes, para atender a todos os gostos. “Temos uma parte de abertura, em que eu mostro uma parte dos meus sucessos; temos outra seguindo o repertório do disco, que está agradando muito; e tem o momento que arrasa, que é aquele em que a gente solta os bichos!”, diverte-se Wando. Além dos próximos acústicos, o cantor estuda proposta da Som Livre para fazer um Wando Novelas, no mesmo estilo das edições dedicadas a Djavan, Rita Lee e Caetano Veloso.


Veja mais:


   Disco:  Acústico Ao Vivo
     Ficha técnica, faixas e compositores
 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções