Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Em defesa da música gospel

Divulgação
Elvis Tavares na editora Efrata Music, onde ajuda a esclarecer dúvidas dos compositores sobre direitos autorais. “Procuro explicar aos compositores como funciona o mercado e tirar suas ilusões, como a de que ficarão ricos”, explica
Por Marcos Paulo Bin
14/10/2005

Se a Música Popular Brasileira valoriza pouco o compositor, que dirá o mercado gospel, que é mais recente e ainda deixa muito a desejar em termos de estrutura. Em discos evangélicos, é comum encontrar erros básicos como a ausência do nome do compositor da música ou a editora onde ela foi registrada. Ao mesmo tempo, órgãos como a Crowley – que faz a aferição das músicas executadas nas rádios – e o ECAD – responsável por arrecadar os direitos autorais – mal conhecem as músicas e os artistas gospel.

Mas tem gente brigando pelos direitos dos compositores e dos músicos evangélicos em geral. Essa é uma das principais bandeiras de Elvis Tavares, requisitado compositor da música gospel que, sozinho ou com parceiros, é autor de grandes hits como Não Há Barreiras (gravada por Álvaro Tito), Coração de Carne (Wanderley Cardoso) e O Velho Homem (J. Neto).

Na editora Efrata Music, da qual é gerente, Elvis ajuda a conscientizar os artistas evangélicos quanto às questões que envolvem direitos autorais, tema ainda bastante controverso no mercado gospel. Pelo site da empresa, ele tira dúvidas dos compositores, até mesmo os que não são evangélicos ou não têm suas músicas editadas na Efrata, cujo nome, em hebraico, significa “frutífero”.

“Muita gente não tem idéia de seus direitos. Procuro explicar aos compositores como funciona o mercado e tirar suas ilusões, como a de que ficarão ricos”, explica Elvis Tavares.

Elvis também lamenta o amadorismo que o mercado gospel apresenta em certos aspectos. Para ele, se as gravadoras fossem mais unidas, a música evangélica hoje poderia estar em um outro patamar.

“Desde Feliciano Amaral, o primeiro artista evangélico a entrar em estúdio, nos anos 40, evoluímos muito. Agora precisamos de união, não só por questões comerciais, mas principalmente espirituais. Quando Deus estiver em primeiro lugar, a música gospel vai emplacar de vez”, acredita.

Preocupação com a mensagem

É com essas mesmas opiniões fortes que Elvis Tavares fala de sua mais recente faceta: a de cantor. De forma independente, ele gravou o CD O Sinal, que traz 13 canções inéditas e autorais, compostas com antigos parceiros: Ed Wilson, o mais fiel de todos; Michel, um dos autores de Descobridor dos Sete Mares, sucesso de Tim Maia; e o irmão Marcelo Tavares.

Indo na contramão do mercado, que atualmente privilegia o chamado estilo “louvor & adoração”, Elvis produziu um disco totalmente evangelístico, levantando o tema da comunhão com Deus. Muitas canções falam aos crentes desviados, como O Bom Pastor, que é auto-biográfica.

“Há pouco tempo as músicas só falavam de ‘fogo’. Hoje é a ‘chuva’. Acho que isso é modismo, o que não é bom em nosso meio. Jesus disse: ‘Ide e pregai o evangelho a toda a criatura’. Nossa missão é alcançar as pessoas. Se não fizermos nada, o mundo vai continuar da forma como está”, diz Elvis, categórico.

O cantor e compositor afirma que o principal objetivo de O Sinal é transmitir a mensagem da salvação. Por isso, preferiu não usar fotos pessoais na capa e no encarte, substituindo-as por imagens que remetem à morte e à ressurreição de Jesus.

“Hoje, muitos discos evangélicos parecem um álbum de fotografias. Preferi a imagem do calvário, pois é como se Jesus dissesse: ‘Estou morrendo para te salvar, não deixe de ouvir meu sinal’. Não quero cantar uma música porque ela é bonitinha, mas para tocar as pessoas. E essa preocupação com a mensagem começa na capa”, define.



Veja mais:


  Elvis Tavares e Ed Wilson: parceria que marcou a música gospel
   Disco:  O Sinal
     Ficha técnica, faixas e compositores
 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções