Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  História resgatada em DVD

Divulgação
Desfeita tragicamente em 1997, a dupla João Paulo & Daniel ganha seu primeiro DVD, gravado na cidade de Brotas
Por Leisa Ribeiro e Marcos Paulo Bin
06/10/2005

A Warner Music está lançando, pela primeira vez em DVD, um show da dupla João Paulo & Daniel, separada em 1997 após a morte de João Paulo em um acidente de carro. João Paulo & Daniel Ao Vivo foi gravado em Brotas, cidade natal da dupla, e em São Paulo. Anteriormente lançado em VHS, o disco traz vários sucessos dos amigos, como a inesquecível Eu Me Amarrei.

O grande atrativo do DVD é a homenagem emocionada que Daniel faz ao seu companheiro de palco. Durante um show no Olympia, em 1997, Daniel canta e toca a música Estou Apaixonado – maior sucesso da dupla – ao lado de um banquinho vazio, enquanto, em uma gravação, pode ser ouvida a voz de João Paulo.

A saudade de João Paulo acompanha Daniel desde a separação. Em diversas entrevistas que deu ao longo de sua carreira solo, o cantor fez questão de frisar que o único arrependimento que tem na vida é o de não poder ter dito a João Paulo o quanto gostava dele.

Na capa do DVD, que traz em primeiro plano os cantores de mãos dadas, Daniel incluiu os versos “Amigo é coisa pra se guardar...”, retirados de Canção da América, música de Milton Nascimento e Fernando Brant que a dupla gravou no CD ao vivo que deu origem a este DVD. A canção não foi incluída na versão audiovisual.

Uma das músicas gravadas naquele CD, esta sim também no DVD, é a belíssima Dia de Visita, registrada originalmente pela dupla em 1994, no disco João Paulo & Daniel Vol. 5. Como forma de homenagear o amigo, Daniel regravou a canção em seu mais recente trabalho, Meu Reino Encantando III, no qual relê clássicos da música sertaneja em dueto com vários artistas. O escolhido para participar da faixa foi justamente o autor da música, o ator e cantor Moacyr Franco, num bonito encontro.

Em mais uma homenagem ao amigo, e também para ajudar crianças carentes, Daniel fundou seu próprio time, o Daniel Futebol Clube, cuja renda é revertida a trabalhos assistenciais e à Fundação João Paulo & Daniel, uma escola de música que atende gratuitamente crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, na cidade de Brotas.

Busca pelo sucesso

Em 1980, João Paulo – na verdade José Henrique dos Reis – e Daniel começaram a carreira na cidade de Brotas, interior de São Paulo, em busca do sucesso em um segmento que ainda sofria muitos preconceitos. Separadamente, eles já possuíam alguma experiência: João Paulo formava com o irmão Francisco a dupla Neri e Nerinho e Daniel tocava e cantava em rodas de viola e festivais desde os 5 anos.

O curioso da história da dupla é que os dois eram rivais nas apresentações que faziam em circos, praças e festivais. João Paulo cuidava do gado nas fazendas do pai de Daniel enquanto cantava com o irmão. Mas essa dupla não foi muito longe. Logo João Paulo e Daniel estavam cantando juntos, com o objetivo de gravar um disco, o que aconteceu com ajuda de amigos pela gravadora Continental Chanceler. Estava pronto Amor Sempre Amor, lançado em 1985.

A partir daí, a dupla começou uma busca intensa e incessante pelo sucesso, divulgando o trabalho nas rádios e nas cidades do interior paulista. Porém o mercado fonográfico nacional só começou mesmo a aceitar a dupla, que sofreu inclusive o preconceito racial, em 1992.

Em 1996, com o lançamento de João Paulo & Daniel Vol. 7, a dupla finalmente se consagrou. O CD trazia a canção romântica Estou Apaixonado, versão para Estoy Enamordo, de Donato e Estefano, que estourou nas rádios e na TV, como tema da novela global “Explode Coração”.

Em setembro de 1997, um acidente automobilístico mudou toda a trajetória da dupla, que acabara de conquistar discos de ouro e de platina por um CD ao vivo (o mesmo que deu origem ao VHS e, agora, ao DVD). Um acidente de carro matou João Paulo e Daniel decidiu seguir a carreira sozinho, obtendo um sucesso comercial até maior que na época da dupla.



Veja mais:


   Disco:  João Paulo & Daniel Ao Vivo
     Ficha técnica, faixas e compositores
 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções