Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  DVD marca um novo tempo na carreira de Teresa Cristina

Marcos Paulo Bin
Teresa Cristina em uma livraria do Rio de Janeiro, onde participou de uma tarde de autógrafos. Com o DVD O Mundo É Meu Lugar, cantora quer ultrapassar as fronteiras do Rio de Janeiro
Galeria de fotos
Por Marcos Paulo Bin
24/09/2005

Quem te viu, quem te vê. O samba de Chico Buarque bem que poderia ter sido gravado por Teresa Cristina e o Grupo Semente no CD e DVD ao vivo O Mundo É Meu Lugar, registro de um show que fizeram no Teatro Municipal de Niterói, em maio. Não só porque Chico já aparece no repertório, numa bela releitura de O Meu Guri, mas porque no show de lançamento do disco, em 21 de setembro, no Rio, Teresa mostrava uma segurança tal que pouco lembrava suas apresentações anteriores fora da Lapa.

Totalmente à vontade no palco do Teatro Rival, Teresa Cristina dançou, sorriu, brincou com os músicos, fez piadas e cantou quase o tempo de todo de olhos abertos, quebrando uma espécie de tradição em seus shows. Para a cantora, tudo é reflexo do DVD, onde ela pôde ver seus erros e aprender com eles.

“O palco sempre foi um lugar tenso para mim. Ainda não sou uma Ivete Sangalo, mas estou mudando. Não porque os outros querem, mas para me sentir melhor. Por isso fiquei feliz ontem, porque não foi nada forçado”, disse Teresa, no dia seguinte ao show, durante uma tarde de autógrafos no Centro do Rio.

Em O Mundo É Meu Lugar, Teresa Cristina e o Grupo Semente revêem algumas músicas de seus dois primeiros CDs – A Música de Paulinho da Viola e A Vida Me Fez Assim – e apresentam releituras de clássicos da música brasileira, como a já citada O Meu Guri, Com a Perna no Mundo (Gonzaguinha), O Mar Serenou (Clara Nunes), Pra Que Discutir com Madame (João Gilberto) e Cem Mil Réis (Noel Rosa), bem-humorado dueto de Teresa com Pedro Miranda, pandeirista do Semente. Canções que já faziam parte dos shows na Lapa, onde eles se apresentam semanalmente.

“As pessoas viviam perguntando se essas músicas estavam nos meus discos, e eu sempre dizia que não... Agora estão!”, conta Teresa, entusiasmada.

O CD e o DVD trazem a inédita Pra Cobrir a Solidão, parceria de Teresa Cristina com Zé Renato. A cantora fez questão de incluir essa música e outras que fez, gravadas no CD anterior, para mostrar que não é apenas uma nova intérprete no mundo do samba.

“Quando lancei A Vida Me Fez Assim, li muitas críticas da imprensa e percebi que ninguém falava das minhas composições. Achei que elas deveriam estar no DVD. Num disco ao vivo, embora muita coisa seja feita em estúdio, as pessoas se sentem parte daquilo, se identificam”, acredita.

Carreira internacional

Mesmo com uma discografia tão curta, Teresa Cristina não considera precipitado lançar um trabalho ao vivo neste momento. Além da realização de um sonho, o DVD representa para a cantora a possibilidade de levar sua música para fora das fronteiras do Rio de Janeiro. Uma conquista já pode ser comemorada: antes do Teatro Rival, Teresa lotou dois shows no Sesc Pompéia, em São Paulo. E ela pensa até em uma carreira internacional.

“Acho que, com o DVD, poderei ampliar meu público, chegar a outros lugares, a outros países. O DVD é como um show portátil, onde as pessoas podem ver um pouco de tudo que fiz até agora”, avalia a cantora, que está com o Grupo Semente há sete anos.

Enquanto o disco está recente e as propostas ainda estão surgindo, Teresa Cristina curte um momento de mudanças internas. Segundo a cantora, o que o público viu no Rival é apenas o começo de um longo processo de aperfeiçoamento e amadurecimento por que vem passando.

“É muito difícil entrar na mídia, e quando você entra é cobrada para estar sempre 100%. Algumas pessoas dizem que sou muito parada no palco, que canto de olho fechado. Mas as coisas estão acontecendo aos poucos na minha vida, como sempre foi. Eu não apareci vendendo um milhão de discos, nem me preparei para ser artista, simplesmente aconteceu. Tenho meu tempo”, avisa.

Ivete, se cuida...



Veja mais:


   Disco:  O Mundo é Meu Lugar – Ao Vivo
     Ficha técnica, faixas e compositores





Matérias relacionadas:

  Teresa Cristina canta Chico Buarque, Gonzaguinha e João Gilberto na gravação de seu 1º DVD
  A estréia de Teresa Cristina como compositora
  Teresa Cristina, a nova voz feminina do samba


Resenhas relacionadas:

  A Vida Me Fez Assim
  A Música de Paulinho da Viola – Volumes 1 e 2
 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções