Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Um ministério que chama a atenção

Divulgação
O cantor Rafael Novarine (ao centro) espera que Para Chamar Tua Atenção seja o primeiro de muitos CDs do Ministério Unção de Deus. “Se Deus nos deu a oportunidade de fazer este, queremos outros”, afirma
Por Marcos Paulo Bin
09/09/2005

Houve um tempo em que as Comunidade Evangélicas eram sinônimo de música congregacional: Comunidade da Vila da Penha, de Nilópolis, de Goiânia, da Zona Sul... Hoje em dia não é mais assim. Outras denominações também montaram grupos de louvor e mostraram que a música das igrejas pode ser bem-feita por qualquer um, desde que haja bons compositores, cantores e instrumentistas, além, é claro, de unção.

Características que não faltam, nem no nome, ao Ministério Unção de Deus, grupo de louvor da igreja homônima, localizada no Rio de Janeiro. Formado por Rafael (voz), Marciel (guitarra), Fabiano (violão), Fernandinho (baixo), Leo (bateria), Alexandre (percussão), Hosana e Elaine (vocais), o grupo está lançando seu primeiro CD, Para Chamar Tua Atenção, pela gravadora Zekap.

O ministério de louvor da igreja Unção de Deus surgiu em 2003, liderado por Leo Novarine mas sob a coordenação do pastor Valdeci Dias, que foi reunindo os integrantes da formação que gravou o CD. Para o vocalista Rafael Novarine, irmão de Leo, a criação de novos grupos de louvor mostra uma abertura do mercado gospel e atende a uma profecia bíblica.

“A Palavra de Deus diz que, nos últimos tempos, surgiriam os verdadeiros adoradores. Não que os outros não sejam, mas creio que está surgindo a oportunidade de mais pessoas adorarem a Deus em espírito e verdade. A igreja hoje não é mais espectadora. Estamos levando as pessoas a conhecer e a adorar a Deus”, afirma o cantor.

Rafael e todo o Ministério Unção de Deus conseguem atingir o intuito a que se propõem com o título do CD graças a uma qualidade musical excepcional. Fruto não apenas do talento do grupo, mas do time de feras que o produtor Ronald Fonseca convocou para atuar no disco. Ao se olhar a ficha técnica de Para Chamar Tua Atenção, a impressão é ver, usando a linguagem do futebol, um “combinado” entre uma seleção de músicos do mercado evangélico e outra do mercado secular.

O técnico desse time é o próprio Ronald Fonseca, ótimo músico do meio gospel. Além de produzir o CD, ele cuidou dos os arranjos de base e de cordas, tocou teclado e piano e assinou várias canções. Outro compositor freqüente no disco é Davi Sacer, do Ministério Toque no Altar, um dos grupos evangélicos mais badalados do momento. Davi também auxilia nos vocais, enquanto Bene Maldonado, do Fruto Sagrado, participa na guitarra e no violão.

Os arranjos de metais estão a cargo do saxofonista e flautista Zé Canuto, figurinha carimbada em ambos os mercados. Ao lado dele, nos instrumentos de sopro, estão o trompetista Jessé Sadoc e o trombonista Aldivas Ayres, outros músicos muito requisitados.

A guitarra steel é de Rick Ferreira, emblemático nome da Jovem Guarda e do rock nacional, enquanto a percussão é comandada por Zé Leal. Destaque ainda para o ótimo naipe de cordas, com três violinistas, dois violeiros e um violoncelista.

“Temos recebido vários elogios de músicos profissionais. Quisemos fazer o melhor para Deus”, comemora Rafael, ressaltando que este é apenas o primeiro disco de muitos. “Se Deus nos deu a oportunidade de fazer este, queremos outros. Temos recebido a palavra de nosso pastor de que devemos alcançar as nações, tocar as pessoas com a nossa música e, através dela, chegar aonde não podemos ir. Acredito que este é um projeto de Deus.”

Música para todos

O repertório de Para Chamar Tua Atenção, composto de 12 faixas, é muito bom, acima da média. A primeira faixa de trabalho é Fala Deus, canção que o vocalista Rafael diz ser especial para o grupo.

“Essa não é uma música só para evangélicos, mas para todos aqueles que estão no mundo. Ouvi testemunhos de muitas pessoas que foram resgatadas depois de ouvi-la”, conta o vocalista.

O disco começa em clima de pop-rock, com as animadas Santo e Eu Te Amo. A partir de Eu Te Exalto, o clima de louvor e adoração toma conta do CD, embora permaneça uma atmosfera pop.

A canção seguinte, Meu Maior Tesouro, surpreende pela letra inspirada e pelo belo arranjo de violão. Os outros instrumentos de cordas se sobressaem em Adorador, dando à canção um ar orquestral. A próxima faixa, Jesus Maravilhoso, chama a atenção logo pela introdução. E, mais tarde, as Ronald Fonseca volta a mostrar competência nos arranjos de cordas em Chamado à Excelência.

No final da gravação, realizada em março, no Rio, o grupo quebra o clima introspectivo com o frevo Tributai, encerrando o CD em clima de festa. Chamar a atenção é o mínimo que o Ministério Unção de Deus consegue neste bonito e emocionante disco. É um gol de placa.



Veja mais:


   Disco:  Pra Chamar Tua Atenção
     Ficha técnica, faixas e compositores
 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções