Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  A nova casa da MPB

Reprodução
Capa do LP Chico Buarque & Maria Bethânia – Ao Vivo, lançado em 1975 pela Philips (atual Universal). Juntos novamente na Biscoito Fino, será que eles vão reeditar esse disco?

Por Marcos Paulo Bin
10/08/2005

Um antigo namoro terminou em casamento com separação de bens. Especulada há tempos, a ida de Chico Buarque para a Biscoito Fino – gravadora carioca presidida pela empresária Kati Almeida Braga e pela cantora Olivia Hime – foi concretizada no início de agosto. O contrato prevê o lançamento de apenas um CD.

“Chico faz contrato por obra”, disse o empresário do cantor, Vinicius França, ao site “Globo Online”.

De acordo com o jornal “O Dia”, Chico Buarque entra em estúdio ainda em agosto para gravar o CD. Algumas músicas já estariam prontas, como Fora de Hora e Embebedado, parcerias com Dori Caymmi e José Miguel Wisnick, respectivamente.

O lançamento está previsto para o final de 2005 ou o início de 2006. Segundo Vinicius França, a turnê pode render um CD e DVD ao vivo, que sairiam pela Biscoito Fino.

Chico Buarque já havia participado de alguns projetos ligados à Biscoito Fino, como o CD Namorando a Rosa, que Bethânia lançou por seu selo, Quitanda (distribuído pela BF), em homenagem à compositora Rosinha de Valença. Na gravadora de Kati Braga e Olivia Hime, ele junta-se a grandes nomes da MPB como Maria Bethânia e Leila Pinheiro, que também trocaram multinacionais pela BF.

Este ano, a companhia lançou DVDs de Toquinho, Carlos Lyra e Joyce. Em parceria com a Jobim Music, relançou o CD Tom Inédito, gravado por Tom Jobim em 1987 e lançado de forma póstuma, numa pequena tiragem, em 1995. Entre discos de carreira, coletâneas e trilhas sonoras, a Biscoito Fino tem em seu catálogo trabalhos de Paulo César Pinheiro, Paulinho da Viola, Zé Renato, Francis Hime, Elton Medeiros, Armandinho, Miucha e o trio Dominguinhos, Sivuca e Oswaldinho, entre outros.

Procurada pelo U.M. para comentar a contratação de Chico Buarque e outros assuntos, a Biscoito Fino não respondeu.

DVDs retrospectivos

Chico Buarque era contratado da multinacional BMG desde 1986. A partir dos anos 90, discos do cantor e compositor começaram a rarear; o último de inéditas é As Cidades, gravado em 1998. A turnê gerou o CD e DVD Chico Ao Vivo, de 1999.

Depois disso, Chico Buarque compôs com Edu Lobo a trilha da peça “Cambaio”, em 2001, e ganhou inúmeras coletâneas. Em 2003, lançou o livro “Budapeste”, que se tornou um best-seller.

Recentemente, a EMI ganhou os direitos de lançar uma série de nove DVDs que fazem uma retrospectiva da carreira de Chico Buarque sob diversos aspectos. Os três primeiros já estão nas lojas: Meus Caros Amigos (sobre o Rio de Janeiro), À Flor da Pele (sobre a temática feminina de sua obra) e Vai Passar (sobre política).
Já a Universal lançou o CD duplo Chico no Cinema, coletânea com 32 músicas compostas pelo cantor e compositor para trilhas de filmes.

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções