Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  O universo da Disney em ritmo de bossa nova

Divulgação
Joyce é a artista mais presente no CD Disney Bossa Nova, interpretando 3 canções. “Escolhi músicas de desenhos mais antigos, coisas da minha infância, das quais eu tinha memória afetiva”, diz a cantora

Por Marcos Paulo Bin
25/07/2005


No Brasil, o rock dos anos 80 e a Jovem Guarda voltam a estar em moda. Basta pegar a programação dos cinemas – “Batman”, “Guerra dos Mundos”, “Quarteto Fantástico”, “A Fantástica Fábrica de Chocolates” – para ver que lá fora o panorama não é muito diferente. O mundo parece estar vivendo um grande revival.

Já que é para reviver o passado, que seja com criatividade – e qualidade, principalmente. Em 2001, a Disney Co. criou, no Japão, o projeto Disney Bossa Nova, dentro das comemorações dos 100 anos de nascimento de Walt Disney. Para cuidar da produção, a empresa convidou o produtor independente japonês Kazuo Yoshida, um apaixonado pela música brasileira. Em parceria com o conterrâneo Yoshiro Nakamura, Yoshida escolheu artistas significativos da bossa nova para recriarem, em um estúdio do Rio de Janeiro, temas famosos de filmes da Disney.

A pré-produção coube à brasileira Mônica Ramos, proprietária da gravadora Deckdisc, que trabalhou ao lado de Tatiana Horácio.

“Fiquei responsável por fechar orçamento, distribuir as músicas, acertar os arranjos, participar dos ensaios, reservar estúdio e engenheiros, negociar cachês e royalties, coordenar os contratos. Enfim, preparar tudo para o Yoshida chegar um dia, às 10 da manhã, e seguir direto para o estúdio onde fica ‘internado’ por umas duas semanas e muitas vezes sai direto para o aeroporto”, recorda-se Mônica.

O CD só chegou às lojas este ano, numa parceria da Disney Records com a Warner Music. Entre os intérpretes, estão nomes como Joyce, Miucha, Marcos Valle, Ivan Lins, Claudette Soares, Wanda Sá, João Donato e Carlos Lyra, todos com carreiras sedimentas no exterior.

No repertório, músicas dos filmes “101 Dálmatas”, “A Bela e a Fera”, “Pinóquio”, “A Pequena Sereia”, “Alice no País das Maravilhas”, “Peter Pan”, “Aladin”, “O Rei Leão”, “Branca de Neve e os Sete Anões”, “A Bela Adormecida”, “Cinderela” e “Meu Amigo, o Dragão”. São 14 faixas, com títulos em português ou inglês, mas sempre cantadas em português.

“A Disney é muito famosa entre os japoneses. Por volta de 2001, começaram a lançar um filme depois do outro e o Japão trabalhou muito o marketing desses novos personagens. Isso levou o Yoshida a criar o projeto, aproveitando para regravar músicas mais antigas também. As gravações foram feitas especialmente para o projeto”, conta Mônica.

Volume 2 à vista

Joyce é a artista mais presente no CD. A cantora, que há muitos anos divide sua carreira entre o mercado nacional e o internacional, interpreta três músicas: When You Wish upon a Star (do filme “Pinóquio”), A Voar, a Voar, a Voar (“Peter Pan”) e Hi-Ho (“Branca de Neve e os Sete Anões”). A filha, Ana Martins, canta In a World of My Own (“Alice no País das Maravilhas”).

“Escolhi músicas de desenhos mais antigos, coisas da minha infância, das quais eu tinha memória afetiva”, diz Joyce, que gravou mais uma canção, do filme “Cinderela”, não incluída na seleção final. “Eles devem ter feito uma compilação dos dois CDs, que são um de 2001 e outro de 2004. Gravei quatro músicas, na verdade duas para cada disco.”

Pelo visto, não vai demorar para aparecer um segundo volume. Este é um revival muito bem-vindo.


Veja mais:


   Disco:  Disney Bossa Nova
     Ficha técnica, faixas e compositores

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções