Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Cinco meses de rock no Brasil

Divulgação
O DJ e produtor americano Moby é um dos astros do pop-rock internacional que estréiam em palcos brasileiros no 2º semestre de 2005

Por Marcos Paulo Bin
18/07/2005


No dia 13 de julho foi comemorado o dia mundial do rock, mas o mês mais apropriado para isso, pelo menos no Brasil, seria setembro. Cantores, cantoras e bandas da linha de frente do rock internacional – distribuídos por suas várias vertentes – anunciaram que estrearão em palcos brasileiros nesse mês. Outros voltarão depois de uma longa ausência.

Entre os estreantes, o nome mais aguardado é a roqueira teen canadense Avril Lavigne, que desembarca no país para shows em Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. Capaz de despertar o amor dos adolescentes e o ódio dos roqueiros mais tradicionais, ela vem divulgar seu segundo CD, Under My Skin, que emplacou os hits Don’t Tell e Nobody’s Home. A cantora, que já vendeu mais de 20 milhões de discos, também promete cantar músicas do primeiro trabalho, Let Go, como Complicated e Sk8ter Boy.

Um dos papas da música eletrônica mundial, o DJ e produtor Moby traz ao país a turnê de seu mais recente e elogiado CD, Hotel, que já vendeu mais de um milhão de cópias em menos de um ano. É a primeira vez que o músico americano faz shows completos no Brasil. Ele se apresenta em São Paulo, no Rio, em Porto Alegre e em Belo Horizonte.

Outros que escolheram setembro para dar as caras no Brasil foram os americanos do Weezer, bolas da vez do rock mundial. O quarteto é uma das atrações do Curitiba Rock Festival. Fechando as principais estréias do mês, está a banda Slipknot, que se apresenta ao lado do Papa Roach no Rio e em São Paulo, dentro do festival Chimera Rock.

Entre os que estão retornando, o destaque é o encontro do Judas Priest com o Whitesnake, que será assistido por gaúchos, cariocas e paulistas. Nenhum dos dois é novidade no país; o Judas Priest se apresentou nas edições 2 e 3 do Rock in Rio, enquanto o Whitesnake esteve aqui em 1997. Esta, no entanto, é a primeira vez que o Judas toca em São Paulo e Porto Alegre com a formação original, restabelecida desde a volta do cantor Rob Halford.

Quem também vai provocar frisson, principalmente nos roqueiros mais antigos, é a banda America, que, assim como o Whitesnake, volta ao Brasil depois de oito anos. A dupla de folk-rock, formada Dewey Bunnell e Gerry Beckley – que tem entre seus fãs brasileiros o cantor Emmerson Nogueira – vem no embalo da inclusão de seu principal sucesso, A Horse with No Name, gravada nos anos 70, na trilha da novela “América”.

As bandas The Meteors (São Paulo, Rio Claro-SP e Curitiba), Pain of Salvation e Evergrey (São Paulo) completam, pelo menos por enquanto, a lista de atrações internacionais de setembro, mês do rock no Brasil.

The Strokes no Tim Festival

Os outros quatro meses restantes de 2005 também guardam boas surpresas. Em outubro acontece, no Rio de Janeiro, o Tim Festival, que terá como principais atrações as bandas The Strokes, Kings of Convenience e Wilco. O saxofonista Wayne Shorter e a rapper M.I.A também estão confirmados. Já São Paulo sediará o Live ‘n’ Louder Rockfest, que terá presenças de Scorpions, Nightwish, Testament, Symphony X e The 69 Eyes.

Voltando para agosto, a banda Stratovarius presenteia os moradores de São Paulo com a gravação de um DVD na cidade. Após especulações sobre seu fim, o grupo chega ao país com novo baixista – Laurri Porra, ex-Synergy, substitui Jari Kainulainen – e se apresenta ainda em Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Os americanos do The Sophomore Effort – formado por ex-integrantes de bandas como Slap of Reality, Balance, Tomorrow e Hankshaw – seguem, em São Paulo (capital e Araras), a turnê brasileira iniciada em julho. A capital paulista sedia ainda o festival Campari Rock, que terá como atração principal o grupo punk MC5. Berg Sans Nipple, Apside, The Kills, Optimo e Dungen completam os nomes internacionais.

Também em São Paulo acontece o show do grupo de rock gospel Bride. Um dos nomes mais emblemáticos do gênero, a banda lança no país o disco independente This Is It. Especula-se uma apresentação no Rio, que não está confirmada.

O Cake volta a São Paulo depois de seis anos. Famoso pelo hit Never There, o grupo americano estréia nos palcos de Porto Alegre, Curitiba e Goiânia.

Em novembro é a vez dos alemães do Gamma Ray. A banda mostrará as músicas de Majestic, seu primeiro disco em quatro anos, previsto para chegar às lojas brasileiras em setembro. Nesse mês também pode vir ao Brasil o grupo System of a Down.

Para dezembro, já estão certas as vindas de Epica e Kamelot, que tocam em São Paulo.


Veja mais:


  Confira as datas e locais dos shows já confirmados

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções