Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Uma nova invasão britânica

www.bbc.co.uk
Chris Martin em Londres, durante o mega-evento Live 8, onde o Coldplay e outros astros do pop internacional tocaram para 200 mil pessoas

Por Marcos Paulo Bin
03/07/2005

Nos anos 60, os Beatles promoveram a famosa invasão britânica nos Estados Unidos, abrindo espaço para que outras bandas da terra da rainha entrassem no fechado mercado americano. Quatro décadas depois, é a vez do Coldplay conquistar o público yankee.

Com seu 4º disco nas lojas, X&Y (EMI), Chris Martin (voz, guitarra e piano), Jonny Buckland (guitarra), Guy Berryman (baixo) e Will Champion (bateria) lideram há três semanas a parada Billboard, à frente de artistas americanos populares como Mariah Carey, Foo Fighters e The Black Eyed Peas. Só nos Estados Unidos, X&Y já vendeu mais de 1 milhão de cópias em menos de um mês.

No Brasil, onde o Coldplay possui um grande fã-clube, o disco figura em 11º lugar na parada Hot 100. A primeira faixa de trabalho, Speed of Sound, aparece na vice-liderança da parada de singles, atrás de Quer Casar Comigo?, de Bruno & Marrone. Segundo a Billboard, Speed of Sound é a quinta música mais tocada nos Estados Unidos. A liderança é dos Foo Fighters, com Best of You.

Banda é atração do Live 8

Speed of Sound é uma das melhores faixas de X&Y, disco que mantém a sonoridade característica do Coldplay: um rock melódico, com presença constante da eletrônica e que alterna momentos mais agitados e leves, como a própria Speed of Sound, Square One e White Shadows, com outros depressivos e obscuros, a exemplo de What If, X&Y e Swallowed in the Sea.

As faixas Talk (com trechos de Computer Love, do Kraftwerk), Low e The Hardest Part são outros destaques do disco, todas com cara de hit. Após a última música, Twisted Logic, há uma faixa escondida, ’Till Kingdom Come, canção acústica de clima folk.

Vindo de um disco ao vivo – lançado depois de apenas dois álbuns de estúdio, Parachutes e A Rush of Blood to the Head – o Coldplay levou 18 semanas preparando X&Y. O nome do CD remete às incógnitas usadas em expressões matemáticas, revelando as ambigüidades e os conflitos do ser humano retratados nas letras da banda.

“Em termos matemáticos, X e Y eram sempre as respostas, mas na vida ninguém sabe. Para mim o disco fala dessas perguntas sem respostas, e do que você pode fazer em relação ao fato de que não pode explicar todas as desconhecidas variáveis”, diz o vocalista Martin, em texto de divulgação.

A banda já está na estrada divulgando X&Y. Em julho, a turnê passa por Inglaterra e Holanda. Em agosto, o quarteto aporta na América do Norte, para shows no Canadá e nos Estados Unidos que vão até setembro. Em novembro eles vão para a Espanha.

O Coldplay foi uma das atrações do Live 8, série de shows simultâneos realizados por diversos artistas em 10 cidades dos oito países mais ricos do mundo, que formam o G8. O evento, assistido por mais de 1 milhão de pessoas, teve como objetivo alertar as nações para a questão da miséria na África.

A banda participou do show principal, realizado no dia 2 de julho no Hyde Park, em Londres, diante de 200 mil pessoas. A novidade foi o dueto de Chris Martin com Richard Ashcroft, ex-The Verve, ídolo do cantor. No mesmo palco, apresentaram-se Paul McCartney, U2, Madonna, Elton John, The Who, George Michael e formação original do Pink Floyd, que não se reunia desde 1981.


Veja mais:


   Disco:  X&Y
     Ficha técnica, faixas e compositores

Matérias relacionadas:

  O rock, a melancolia e o carisma do Coldplay

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções