Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Agressivos e orgânicos

Henrique Andrade
Produção caprichada, técnica perfeita e boa presença de palco são alguns segredos do sucesso do Shaaman, grupo do vocalista Andre Matos, ex-Angra
Galeria de fotos

Por Carol Marques
30/06/2005


Depois do lançamento do novo CD, Reason (gravado na Alemanha e distribuído no Brasil pela Deckdisc), em Campo Grande, no Rio de Janeiro, a banda de heavy metal clássico Shaaman voltou à cidade no dia 25 de junho para um grande show no Claro Hall.

Às 22h50, com aproximadamente 5 mil pagantes gritando em coro o nome da banda durante a introdução do show, o Shaaman subiu ao palco com a música Distant Thunder. Andre Matos (vocal), Luis Mariutti (baixo), Ricardo Confessori (bateria), Hugo Mariutti (guitarra) contaram com uma grande produção e uma boa performance de palco, apesar de alguns problemas de microfonia no vocal de Andre.

Com um som mais denso, agressivo e orgânico, entre guitarras pesadas, teclados virtuosos e batidas tribais, a banda equilibrou o set list com alguns de seus poucos hits. Na lista de execução, além das novas Ancient Winds, Here I Am e Distant Thunder, estavam também as músicas do primeiro álbum do grupo, Ritual (2002), For Tomorrow, Time Will Come e a empolgante Pride.

O público respondeu bem à banda cantando a música de introdução, que foi recém-lançada, e, claro, as mais pesadas, como Ritual, Time Will Come e For Tomorrow. A balada Innocence (atual hit nas rádios e na MTV) foi cantarolada em massa pelos fãs, que pediam por Carry On, música de Andre Matos que pertence ao repertório de sua antiga banda, Angra.

Após uma hora e 20 de show, Andre perguntou ao público: “O que vocês querem ouvir agora?”. Em coro, todos gritaram: Fairy Tale, misturado com Carry On. Para não decepcionar os mais fanáticos, Andre convidou o tecladista, Fábio Ribeiro, para juntar-se a ele à beira do palco, junto aos teclados.

“Vamos repetir aqui no Rio o que fizemos em São Paulo”, disse Andre, antes de começar o dueto para a execução da agitada introdução de Carry On (cover raramente tocado nos shows desde o lançamento de Reason), que ficou por isso mesmo.

América latina

No momento solo, foi a vez do baterista Ricardo Confessori. Com sua grande técnica, conseguiu arrancar aplausos e coreografias da platéia. Sempre pedindo por mais atenção e mais participação da platéia, ele levantou por várias vezes da bateria e pediu os gritos e aplausos de todos.

Quando a banda retornou ao palco após o solo, algumas brincadeiras sobre o futebol carioca foram feitas pelo vocalista, que terminou o discurso elogiando o Fluminense, não agradando a todos, na maioria flamenguista.

Here I Am
foi a próxima que conseguiu tirar os fãs do chão. Próximo ao final do show, Andre perguntou ao público mais uma vez: “O que vocês querem ouvir?”, e, em coro, todos gritam Fairy Tale. Para a felicidade de todos, a balada – que já foi tema de novela da Rede Globo – foi executada com perfeição.

A todo o momento o guitarrista Hugo Mariutti, impecável em sua técnica, e o vocalista puxavam o público para cima, animando os fãs do gargarejo com gestos e gritos durante o show que já estava ficando morno.

“Vamos tocar agora uma música que todos vocês conhecem muito bem”. Assim Matos deu início à bela Lisbon, da banda Angra, para encerrar o show, bem executada e aceita pelo público.

Durante a finalização, Andre pegou na guitarra e tentou alguns acordes, não muito bem-sucedidos, e aos pulos fechou as duas horas de show com sua banda, prometendo voltar ao Claro Hall “com um show maior e melhor que esse”.

O Shaaman segue com a Reason Tour 2005 para o restante da América Latina, apresentando-se em países como Colômbia, Bolívia, Chile e Argentina.


Veja mais:








Matérias relacionadas:

  Shaaman muda de estilo no CD Reason

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções