Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Rock gospel brasileiro na América

Divulgação
Juninho Afram foi considerado por uma revista especializada como um dos principais guitarristas do país

Por Marcos Paulo Bin
24/06/2005


Tocar no exterior não é só para o Charlie Brown Jr. ou o Skank. Uma das principais bandas de rock gospel do país, o Oficina G3 está nos Estados Unidos fazendo shows de lançamento de seu mais recente CD, Além do Que os Olhos Podem Ver (MK Publicitá).

A turnê começou no dia 18 de junho, com um show na cidade de Everett, para cerca de 900 pessoas. O grupo permanece no país até julho. Até lá, se apresenta em Boston, São Francisco, Newark, Miami, Dallas, Orlando, Houston e Boca Raton.

Esta é a terceira vez que o Oficina G3 faz shows na América. Em 18 anos de carreira, a banda tornou-se conhecida por seu pioneirismo, que acabou extrapolando o mercado de música evangélica. O maior reconhecimento veio em 2001, quando eles foram os únicos artistas gospel convidados para participar do Rock in Rio 3.

Estréia com ouro

Oitavo álbum do Oficina G3, Além do Que os Olhos Podem Ver chegou às lojas em fevereiro e em três meses já havia atingido a marca de 50 mil cópias vendidas, ganhando disco de ouro. O trabalho marca a estréia da nova formação do grupo, agora reduzido a um trio com a saída do vocalista PG rumo à carreira solo.

Depois de muita especulação quanto ao substituto de PG, o Oficina anunciou que o novo cantor era de casa. Único remanescente da formação original, o guitarrista Juninho Afram assumiu os microfones e a liderança da banda, que ainda tem Duca Tambasco no baixo e Jean Carllos nos teclados. Para a gravação dos discos e os shows, o trio ganhou o reforço do guitarrista Déio Tambasco, ex-Katsbarnéa, e do baterista Lufe.

As mudanças no Oficina G3 refletiram-se na sonoridade do grupo. No disco anterior, Humanos, de 2002, o então quarteto valia-se de elementos do new metal, estilo badalado na época, para produzir algumas faixas mais pesadas que no passado. Porém, elas eram minoria em meio a muitas baladas, seguindo a tendência do disco que antecedeu a Humanos, o mega-sucesso O Tempo. Algumas dessas músicas viraram hits da banda, como Te Escolhi e Minha Luta.

Já em Além do Que os Olhos Podem Ver, o som é hard rock, próximo ao heavy metal, sem mistura com rap ou outros gêneros. A quantidade de baladas diminuiu e as letras estão ainda mais contestatórias, como a politizada Ver Acontecer, uma das faixas mais pesadas do CD.

Essa concepção mais roqueira também aparece no encarte de Além do Que os Olhos Podem Ver. O visual nebuloso, seco, meio caótico, traduz em imagens a sonoridade do disco, calcada fortemente na guitarra de Juninho Afram.

Juninho realmente se supera no disco. Faixas como Mais Alto, Réu ou Juiz e De Olhos Bem Fechados mostram um músico muito competente em seu estilo, dono de uma extrema habilidade, que o coloca lado a lado aos principais instrumentistas de rock do país. Em junho, o músico figura na capa de uma revista especializada em guitarras, apresentado como “um dos maiores guitarristas do Brasil”.

Mais experiente, Juninho tem provado que era mesmo a pessoa certa para assumir a liderança do Oficina G3 depois da saída de PG. Respeitada no mercado secular e com muitos admiradores que não são evangélicos, a banda tem tudo para seguir inovando e fazendo um rock da melhor qualidade.


Veja mais:


   Disco:  Além do Que os Olhos Podem Ver
     Ficha técnica, faixas e compositores

Matérias relacionadas:

  O "new metal" gospel do Oficina G3


Resenhas relacionadas:

  Além do Que os Olhos Podem Ver 

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções