Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Blues carioca em boas mãos

Divulgação
Maurício Sahady em um programa da TVE. Ele defende um maior espaço para o blues na mídia, mas acredita que só isso não seja suficiente para popularizar o gênero. “O problema principal é fazer o público de blues crescer”, afirma

Por Jailson Roque
04/06/2005


Representante carioca no Festival Internacional de Blues que ocorreu no Canecão, no Rio, Mauricio Sahady é um músico persistente. Prova disso foi o fato de guitarrista ter aprendido a tocar violão somente aos 16 anos e decidido, logo de cara, se enveredar pelo caminho do blues, em um país onde o gênero não possui muita tradição.

“Comecei aprendendo uma musiquinha aqui, outra ali, com os amigos; depois estudei um pouco de violão clássico na escola Villa-Lobos. Na guitarra sou autodidata, e quando decidi que o blues era meu caminho, tive que suar muito para aprender, pois na época não tinha acesso a vídeos, eram apenas os LPs. Digo suar muito porque, para tocar blues, tem que ter muita manha. Há muitos estilos dentro do próprio gênero”, explica Sahady.

Depois de fazer parte da banda Atlântico Blues, nos anos 80, o guitarrista se lançou em carreira solo, o que lhe rendeu o ótimo CD Vicio Valvulado (Blues Time Records). O disco conta com brilhantes participações especiais, de grandes nomes do blues brasileiro como Jefferson Gonçalves (Blues Etílicos) e Paulinho Guitarra.

“Os músicos convidados, além de serem meus amigos, estão no primeiro escalão do blues nacional”, orgulha-se o guitarrista.

Além de ser um virtuose da guitarra, Mauricio também se mostra um grande compositor. Misturando vários estilos dentro de seu caldeirão, o músico passeia muito bem pelas diversas vertentes do blues.

“Não sei se é uma tendência natural ou forçada, mas, no meu caso, as composições surgiram naturalmente daquela forma. Na década de 70, mestres como Freddy King e Albert King fizeram a fusão do blues com o soul. Na verdade, é sempre uma guitarra solando blues em cima de qualquer ritmo, como é o caso da faixa de abertura do meu CD, Mulher Brasil. Talvez isso ajude a granjear mais público”, ensina o guitarrista.

Mais blues em português

Mesmo não tendo todo o espaço que gostaria dentro da grande mídia, o músico se diz muito feliz com o patamar alcançado dentro do cenário nacional. As influências de grandes mestres, como B.B. King, Albert King, Freddy King, Albert Collins, T-Bone Walker e Otis Rush, mostram que Sahady é um aficionado por blues e tem grandes pretensões para sua carreira.

“Facilitaria muito meu trabalho se minhas músicas, e de outros artistas de blues, tocassem em programas de rádio e televisão de grande audiência. Mas, no momento, não é o que acontece, então partimos para as rádios comunitárias e on-line, que têm sido bastante generosas conosco”, conta Mauricio.

Apesar do anseio por uma maior mídia, o guitarrista não acredita que isso seria suficiente para que o blues conseguisse uma maior projeção no país. Para Sahady, o importante é a fomentação do público blueseiro.

“Os espaços para tocar existem, o problema principal é fazer o público de blues crescer. Essa questão tem sido muito debatida por todos os artistas do meio, gerando polêmica há um bom tempo. Contrariando os ortodoxos, acredito que a saída seria cantar mais blues em português”, decreta o músico, que, em seu disco, canta sempre em sua língua natal. Vale a pena conhecer o trabalho desse bluesman autenticamente brasileiro.


Veja mais:


  Entrevista com Maurício Sahady: “estou totalmente adaptado à carreira solo”
   Disco:  Vício Valvulado
     Ficha técnica, faixas e compositores

Resenhas relacionadas:

  Vício Valvulado

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções