Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Coletânea comemora 18 anos de sucesso radiofônico

Arquivo U.M.
O cantor Sérgio Lopes é um dos destaques da coletânea Sucessos Melodia Vol. 4, que reúne artistas dos mais variados gêneros musicais

Por Marcos Paulo Bin
03/05/2005


O Rio de Janeiro concentra as sedes de três grandes gravadoras gospel do Brasil: MK Publicitá, Line Records e Topgospel Music. Elas fazem parte de grupos que incluem outras mídias, entre elas o rádio. Cada uma tem a sua – a MK, a 93 FM; a Line, a Rede Aleluia; e a Topgospel, a Melodia. Não à toa, são as três emissoras evangélicas mais populares da cidade.

Fatores comerciais fazem com que seja difícil um artista de uma gravadora tocar na rádio de outra. Acontece, mas pouco, e com muitas restrições. A Topgospel, que já teve um grande cast, hoje mantém um elenco reduzido e, talvez por isso, a Melodia seja a emissora onde essas barreiras pareçam menores.

A maior diversidade musical da Melodia é, certamente, um dos motivos que a levam a ser a FM evangélica mais ouvida no Rio e a segunda entre todas as emissoras, superando grandes redes de música pop secular. Comemorando os 18 anos da rádio, a Topgospel lança a quarta edição da bem-sucedida série Sucessos Melodia, contendo as 18 músicas mais pedidas da programação da emissora, segundo a gravadora.

Usando um termo popular no mercado, é um CD “eclético”, que reflete não só esse espaço um pouco maior que a Melodia dá a outros artistas, como o próprio amadurecimento da música gospel, que hoje tem bons representantes em todos os gêneros musicais. Por outro lado, também mostra alguns problemas que dificultam a maior popularização desse segmento.

O disco abre o com o pop-rock suingado Ele Vem, de Judson de Oliveira, que lembra bastante Mattos Nascimento. Logo depois, muda completamente para o louvor congregacional da Sara Nossa Terra, em Louvai ao Senhor.

Ao longo do CD, os ritmos vão se alternando: mais músicas congregacionais, com o Diante do Trono (Tempo de Festa); a voz forte e o ritmo pentecostal de Rose Nascimento (Sempre Fiel); o pop adocicado de Chris Durán (Sonhos); o louvor tradicional de Beatriz (Estou Contigo), que lembra os hinos antigos; o sertanejo da dupla Os Levitas (Cheiro da Vitória); e a música de apelo popular de Wanderley Cardoso (Fala Comigo Senhor).

Os melhores momentos ficam com alguns “medalhões”: Sérgio Lopes, com a ótima Yeshua Hamashia, que dispensa comentários; Marco Antônio, que dá aula de como fazer sertanejo/country melódico de bom gosto na linda Pai; Ludmila Ferber, no clássico Maior É Jesus, em versão ao vivo; e Melissa, com sua voz e sua música pop sempre muito agradáveis, em Poder de Deus.

Há também boas surpresas. O baiano Fernando Fé, da Banda Salvador, comparece com uma das faixas de seu primeiro trabalho solo, Bendito Serás. A música é Ele Vem, com seus metais em brasa remetendo ao soul-funk de Sandra de Sá. Outro que mostra um pouco de seu trabalho solo é Leonardo Lois, ex-integrante da banda Yerushalem e da Comunidade da Zona Sul. Ele comparece com Mais Alto, boa música pop que dá nome ao CD que ele lançou em 2004, de forma independente.

CD traz poucas informações

Como a maioria das coletâneas, Sucessos Melodia alterna momentos inspirados e outros nem tanto, o que é normal. O maior problema é a falta de informações sobre as faixas – o encarte não diz quando nem em que disco elas foram gravadas. Esse é um problema demais recorrente nas coletâneas gospel, encontrado em discos das mais diversas gravadoras.

Além disso, o consumidor precisa de uma lupa e um bom exercício de mente para ler o nome do artista que canta cada faixa e distinguir quem é o compositor e quem é o intérprete. Na faixa Sonhos, por exemplo, são informados os nomes de Ismael Ramos e Chris Durán. Na verdade a música é de Ismael, que a cedeu para Chris gravar e fez um dueto com ele.

Outro fator estranho no CD é ver a presença de artistas da Line, Zekap, Kairós, Joy, Nancel e outras gravadoras, mas não encontrar ninguém da MK Publicitá e de outras companhias significativas, como a Bompastor e a Gospel Records.

Com seus acertos e erros, a coletânea Sucessos Melodia é um pequeno exemplo de como a música gospel brasileira avançou nos últimos anos e do que é preciso para ir mais longe. Um pouco mais de cuidado e união levarão o gospel nacional a ter uma estrutura comparável ou até superior à do mercado secular.


Veja mais:


   Disco:  Sucessos Melodia Vol. 4
     Ficha técnica, faixas e compositores

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções