Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Forró do Brasil para o mundo

Divulgação
A cantora Joelma e o guitarrista Chimbinha formaram a Banda Calypso em 1999, enquanto ela preparava um CD solo. Hoje a dupla soma 4 milhões de discos vendidos

Por Marcos Paulo Bin
27/05/2005


Neste dia 27 de maio, enquanto o cantor sueco Eagle Eye Cherry mostra seu pop-rock em palcos cariocas, os paraenses da banda Calypso levam aos americanos sua mistura de forró, ska, lambada, ritmos latinos e tudo o mais que puderem incorporar ao seu caldeirão sonoro.

Sucesso absoluto no Brasil, o Calyso já levou sua música para a Europa e, agora, aos Estados Unidos, onde fazem cinco shows. O grupo é, na verdade, uma dupla. A cantora Joelma saía da banda Fazendo Arte e gravava seu primeiro CD solo em 1999 quando, no estúdio, encontrou o guitarrista Chimbinha, muito requisitado pelos artistas paraenses. O disco dela acabou tornando-se o primeiro da Banda Calypso, cujo nome foi inspirado num ritmo caribenho. O CD, intitulado Vol. 1, vendeu mais de 500 mil cópias e abriu as portas do sucesso para a dupla. Todos os CDs seguintes – hoje eles já estão no Vol. 6 – ultrapassaram a marca de 500 mil cópias.

Os dois DVDs do Calypso venderam, cada um, mais de 300 mil unidades. O mais recente, Na Amazônia Ao Vivo (MD Music), está há 15 semanas na lista dos 50 Mais do Instituto de Pesquisa Nopem. Na semana de 19 a 25 de maio, o disco audiovisual aparecia na liderança do ranking em São Paulo e em segundo lugar no Rio entre os DVDs mais vendidos. Entre CDs e DVDs, a Banda Calypso já vendeu mais de 4 milhões de cópias.

O suingue do Calypso, o ritmo contagiante e as letras de apelo popular fizeram a banda cair nas graças das rádios e dos programas de auditório, onde são presença constante. Todo esse frisson no Brasil se refletiu naturalmente no exterior. Entre os dias 5 e 14 de maio, Joelma e Chimbinha apresentaram-se na Europa, passando pelas cidades do Porto, Algarve e Lisboa, em Portugal, e em Gênova e Zurique, na Suíça.

No fim de maio, eles desembarcam nos Estados Unidos, onde tocam em cidades da Costa Leste. Neste dia 27, eles se apresentam em Danbury, no estado de Connecticut. No dia seguinte, vão para Newark, em Nova Jersey, e 24 horas depois para Revere, em Massachusetts. A dupla termina o tour pelos States no dia 30, tocando em Orlando, na Flórida.

Sucesso no Haiti

Antes da turnê internacional, a Banda Calypso bateu seu recorde de público, levando 60 mil pessoas a um show numa feira agropecuária em Goiânia. Como prova de reconhecimento no meio artístico, eles foram convidados por Bruno & Marrone para fazer uma participação especial no próximo CD da famosa dupla sertaneja.

Mais uma prova de reconhecimento, desta vez popular, foi dada em março, quando tropas brasileiras ainda participavam de uma missão de paz no Haiti. A banda recebeu um e-mail do Grupamento de Fuzileiros Navais dizendo que os finais de semana dos militares eram animados com as músicas do Calypso e que tanto os CDs quanto os DVDs da dupla os faziam matar as saudades do Brasil.

Para o Calypso, é como já disseram Caetano Veloso e Gilberto Gil: o Haiti é aqui.

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções