Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Paradoxos estendidos na areia

Marcos Paulo Bin
Guilherme, Kim e Júlio no camarim do Circo Voador, onde falaram com exclusividade ao U.M. O trio quer lançar ainda este ano um CD com músicas de Elvis Presley
Galeria de fotos

Por Marcos Paulo Bin
10/05/2005


O Catedral é um grupo que sempre conviveu com paradoxos. Na época de mercado gospel, foi a banda mais popular do Brasil no segmento, embora boa parte de suas letras não fosse de cunho religioso. Ao ser contratado pela Warner Music, o então quarteto manteve boa média de vendagem, mas não encontrou o tratamento adequado e deixou a multinacional. Já conhecida no mercado secular, a banda voltou para uma gravadora evangélica, a Line Records, por onde lançou o CD/DVD acústico Acima do Nível do Mar. Mesmo com pouca mídia e sem tocar muito no Rio e em São Paulo, o Catedral conseguiu vender cerca de 120 mil cópias do disco.

O mais recente CD da banda, A Resposta de 1 Desejo – o primeiro do selo New Music, da Line – traz a Kim (voz e guitarra), Júlio (baixo) e Guilherme (bateria) outra série de paradoxos. Lançado ao apagar das luzes de 2004, há dois dias do Natal, o disco só começou a ser divulgado depois do carnaval. A primeira faixa de trabalho, A Poesia e Eu, teve um clipe muito bem-sucedido na MTV mas não emplacou nas rádios das duas maiores cidades do país. Poucas pessoas foram ver a banda no primeiro show da atual turnê no Rio, realizado no fim de abril no Circo Voador. Mesmo assim, o CD está prestes a chegar às 50 mil cópias vendidas (disco de ouro) e no interior do país o público do Catedral não pára de crescer.

“Não entendemos esse bom momento. Nossa gravadora está começando agora a montar um cast, temos uma fragilidade de rádio no Rio e em São Paulo, não aparecemos em programas populares de TV e ainda assim, em um ano e meio, vendemos quase 200 mil discos. Na nossa carreira já são mais de 2 milhões. Fazer sucesso é um mistério”, define Kim.

“Éramos uma das bandas mais esperadas no festival Ceará Music deste ano, onde tocamos depois do Jota Quest. Nossa agenda de shows em junho e julho está cheia no Norte e no Nordeste. Às vezes levamos 5 mil pessoas a ginásios de cidades com 50 mil habilitantes. Acredito que falta massificar mais no Rio, em São Paulo e em Minas, onde fica mais visível”, opina Guilherme.

“Sempre tivemos dificuldade de encher as casas de shows no Rio, desde os tempos de mercado gospel. Deve ser algo como ‘santo de casa não faz milagre’”, lembra Júlio.

Apesar dos altos e baixos, a banda não pretende deixar o selo New Music, com o qual tem contrato até o fim de 2005. Para Kim, este é um momento de apostas mútuas.

“Acho que ainda enfrentamos preconceitos na mídia, mas o problema agora é que precisamos esperar o amadurecimento da New Music. Este é o primeiro selo de música popular da Line Records, que está contratando novos artistas (a cantora Symony foi a primeira depois do Catedral) e mostrando uma força de vontade muito grande. Dessa forma, é natural que as coisas comecem a fluir melhor. A tendência é ficarmos”, adianta Kim.

O cantor não se mostra preocupado em voltar para uma multinacional ou ser contratado por uma gravadora brasileira de maior porte.

“Hoje não me sinto obrigado a prestar satisfação ou mostrar resultados para ninguém. O Catedral vem de dois discos de ouro seguidos; se, na Warner, já valessem as novas regras da ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos), os três CDs que lançamos por lá teriam ganho também. O grande barato é chegarmos à conclusão que, mesmo sem tanta mídia, nós acontecemos, de uma forma ou de outra. Acho que é muito melhor ter uma carreira regular do que viver de modismos, como esses artistas que vêm e vão do mercado. Fugimos disso”, desabafa.

MTV Ao Vivo Catedral?

A Resposta de 1 Desejo, 16º disco do Catedral, representa para a banda a despedida de César, guitarrista irmão de Kim e Júlio que morreu em 2003 vítima de acidente de carro. O instrumental das 10 faixas já estava gravado antes do lançamento de Acima do Nível do Mar, contando sempre com a presença de César. Na música que encerra o CD, Quatro Cores, Kim aproveitou alguns trechos cantados pelo irmão para fazer um dueto póstumo com ele. É uma das melhores faixas do disco e um momento de emoção no show.

Agora oficialmente como um trio – o guitarrista Eduardo substitui César como músico contratado – o Catedral pretende passar o resto de 2005 divulgando A Resposta de 1 Desejo. Um novo disco só no fim do ano, mas de regravações; Kim, Júlio e Guilherme planejam um álbum somente com releituras de Elvis (ídolo de Kim, que em seu mais recente CD solo gravou Always on My Mind), entre sucessos e raridades do Rei do Rock.

Um outro projeto possível é a gravação de um disco pela MTV. Não há nada acertado sobre isso, mas a banda admite que existe um interesse por parte da emissora, aonde eles sempre tiveram livre acesso. O sonho de um MTV Ao Vivo Catedral torna-se ainda mais concreto depois do sucesso do clipe de A Poesia e Eu – inspirado no filme “Velozes e Furiosos” – que liderou o Disk MTV durante vários dias e chegou à primeira posição do Top 20.

“Somos muito populares na MTV. O público que nos assiste já está mandando cartas e e-mails para lá cobrando esse disco. Acredito que seja uma tendência para os próximos anos”, diz Kim.

Se ele estiver certo, e se o histórico de sucesso dos projetos da MTV se confirmar com o Catedral, o possível MTV Ao Vivo da banda vai resolver metade de seus problemas. Se alguém ainda quiser alguma satisfação de Kim, é melhor pedir agora.


Veja mais:


   Disco:  A Resposta de 1 Desejo
     Ficha técnica, faixas e compositores





Matérias relacionadas:

  Catedral recebe Troféu U.M. no palco do Olimpo
  Catedral inicia turnê nacional de Acima do Nível do Mar
  Kim fala sobre coletânea do Catedral, show no Canecão e carreira solo
  Catedral grava CD e DVD acústico
  Morre guitarrista da banda Catedral


Resenhas relacionadas:

  A Resposta de 1 Desejo
  Acima do Nível do Mar 

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções