Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Jozyanne despede-se do Voices ao som de “Hello Goodbye”

Marcos Paulo Bin
As seis voices no palco do Teatro Odilo Costa Filho, no Rio. Lílian Azevedo (2ª à dir.) entra no grupo no lugar de Jozyanne (à esq.)
Galeria de fotos

Por Marcos Paulo Bin
01/05/2004

O dia 27 de abril foi de “olá” e “adeus” para o Grupo Voices. No Teatro Odilo Costa Filho, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), um dos grupos vocais mais populares e importantes da música gospel brasileira lançou oficialmente seu 6º CD, Acústico (MK Publicitá), com uma noite de autógrafos. Depois, o Voices gravou a versão em DVD do disco, com as músicas do CD e alguns antigos sucessos.

A alegria desses dois momentos conviveu com a tristeza pela despedida de Josyanne, que vai se dedicar à carreira solo e a outros projetos. A nova integrante do Voices é Lílian Azevedo, fonoaudióloga e backing vocal, que foi convidada para entrar no grupo justamente enquanto gravava os vocais do CD Acústico.

A entrada de Lílian – mulher do cantor Marquinhos Menezes, com quem prepara um CD em dupla – no Voices foi semelhante a de Jozyanne, que também era uma vocalista convidada do então quarteto formado por Fernanda Brum, Eyshila, Marina de Oliveira e Liz Lanne quando foi chamada para integrar o grupo.

“Atendi a uma ordem de Deus. Ele determinou um tempo na minha vida, me mostrando, assim, que existem mais coisas que eu posso fazer para o Senhor. Posso continuar o louvando e adorando tanto em carreira solo como fazendo outras coisas que o público muitas vezes não vê e nós mesmos achamos que não fazemos”, diz Jozyanne, que prepara um novo CD solo, produzido por Ludmila Ferber e Rogério Vieira e com previsão de lançamento para junho.

A “troca” de Jozyanne por Lílian aconteceu durante a gravação do DVD, em pleno palco da Uerj. Ao som de Hello, Goodbye – não a música dos Beatles, mas a de Emerson Pinheiro, que o Voices gravou no CD anterior, Aliança – as quatro integrantes originais se despediram de Jozyanne e prosseguiram o show com Lílian. Estava apresentado ao público, ao vivo, o novo Voices.

Momentos de emoção

A gravação do DVD Acústico contou com uma estrutura impecável. No belíssimo cenário, com pilastras que lembravam a Grécia antiga, estavam a banda Quatro por Um, um sexteto de cordas e os vocalistas William Nascimento, Jane, Ítalo e o grupo Vocalize (Jairo, Jozy e Joelma Bonfim). O clima acústico só foi quebrado, em algumas faixas, com  presença da guitarra.

A emoção tomou conta de todos; cantoras e público não contiveram as lágrimas em vários momentos. Antes das músicas, as Voices se revezavam fazendo ministrações de acordo com a letra, tornando a gravação muito mais que um mero show, e sim um culto de adoração a Deus. No momento em que Jozyanne – ovacionada pelo público a cada solo – deixou o palco, Fernanda, Marina, Eyshila e Liz Lanne não contiveram o choro.

“Jozyanne, vamos te amar para sempre. Se pensa que vai se ver livre de nós, esqueça!”, disse Eyshila, enquanto as Voices cantavam Hello Goodbye olhando nos olhos uma das outras.

“O Voices nasceu do coração de Deus. Agora tenho certeza disso mais do que nunca. A Lílian foi nos ajudar na gravação do CD Acústico e, de repente, vimos que ela era uma de nós. O nosso contrato não é com a MK, e sim com Deus”, explicou Marina de Oliveira, a mais experiente do grupo.

Lílian, por sua vez, se mostrou bem tímida durante a gravação. Ela entrou no palco já na segunda música, Na Presença do Rei, apresentada por Jozyanne, e permaneceu até o final. Sempre discreta, somente na 14ª música, Não Posso Me Calar, ela foi à frente e fez um breve solo, sendo aplaudida pelo público.

“Foi proposital. Este é um momento de transição do Voices, e achei que não deveria me expor muito. Mas é claro que houve um nervosismo também. Eu sempre fui backing vocal e pela primeira vez me torno vocalista”, diz Lílian.

Repertório traz antigos sucessos

O Voices fugiu à tendência de gravar discos ao vivo só com músicas inéditas. Embora o repertório gravado na Uerj tenha sido baseado no CD Acústico, elas incluíram sucessos de suas carreiras solo: Na Casa de Deus (Eyshila), Apenas um Toque (Fernanda Brum), Milagre (Liz Lanne) e Jesus Volta Logo (Marina de Oliveira). Do grupo, as cantoras lembraram Por Toda Vida, Pelo Fogo, Eu Não Posso Me Calar e Hello Goodbye, momento da despedida de Jozyanne.

Depois de outro antigo sucesso, Projeto de Deus – música de Kleber Lucas gravada pelo Voices no CD Corações Gratos, de 1999, e que tornou-se um hino nas igrejas – Jozyanne voltou ao palco e as seis cantoras terminaram o show com o maior sucesso do grupo, Pisa, com direito a coreografia. O repertório incluiu ainda Sou do Meu Amado, música de David Quinlan que elas gravam pela primeira vez, juntas ou separadas.

Na platéia do teatro, além de um grande público, estavam artistas da MK como Aline Barros, Nádia Santolli e Magno Malta. Uma surpresa foi a presença da cantora Fantinni, do grupo Rouge, que conheceu Fernanda Brum num avião. No camarim, ela disse ter ficado impressionada com o Voices desde a primeira música do show, Vivo Ele Está. Quem não era famoso e também estava assistido a uma apresentação do grupo pela primeira vez teve a mesma sensação.


Confira entrevistas exclusivas com a ex-Voices Jozyanne e com a nova integrante do grupo, Lílian Azevedo


Veja mais:


  Entrevista com Jozyanne: “Quando você está em Deus, não são os aplausos que mudam a sua decisão”
  Entrevista com Lílian Azevedo: “Tenho a convicção de que Deus me chamou”
   Disco:  Acústico
     Ficha técnica, faixas e compositores





Resenhas relacionadas:

  Acústico

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções