Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  MTV Ao Vivo Falamansa: a vitória de um movimento musical

Marcos Paulo Bin
Na entrevista coletiva, o vocalista Tato disse que o CD/DVD MTV Ao Vivo significa uma retomada para o Falamansa. “Não pretendemos voltar a vender tanto quanto no início, mas queremos atingir mais pessoas”
Galeria de fotos

Por Marcos Paulo Bin
29/04/2005


O primeiro disco do Falamansa, Deixa Entrar, de 2000, vendeu mais de 1 milhão de cópias, estourou nacionalmente a música Xote dos Milagres e gerou a febre do forró universitário, nada mais do que o forró pé-de-serra de Luiz Gonzaga e Dominguinhos remodulado e digerido pelos mauricinhos e patricinhas do Sudeste.

A partir daí, nos três discos seguintes, o Falamansa continuou lotando shows e aparecendo na TV, mas não ouvia suas músicas no rádio com tanta freqüência nem via as cifras iniciais se repetirem. Agora o quarteto formado por Tato (voz e violão), Dezinho (percussão e vocais), Alemão (zabumba e vocais) e Valdir do Acordeom lança CD e DVD da série MTV Ao Vivo (Deckdisc), os primeiros dedicados ao forró. Com esse projeto já consagrado pelo público, eles tentam ao mesmo tempo retomar o tempo das vacas gordas e provar que o forró universitário não foi uma febre passageira.

“Este disco é a vitória de um movimento, de uma cultura”, afirma o convicto vocalista Tato, em coletiva numa loja de CDs no Rio. “Ele representa para nós uma retomada. Não pretendemos voltar a vender tanto quanto no início, mas queremos atingir mais pessoas. E isso vai acontecer, pois está todo mundo empenhado. Em seis anos de carreira, nunca tivemos um apoio como esse da MTV. Cabe a nós honrá-lo.”

Tato, principal compositor do grupo, retrata esses anos de um certo afastamento do grande público em duas das quatro músicas inéditas do disco. Em O Tal do Xote, o cantor mostra confiar na força da MTV para o sucesso de uma música: “E agora que chegou até aqui / Faz o mundo todo te ouvir / Mostra o seu valor e deixa o povo aplaudir / Aí na rádio todo mundo vai pedir / O tal do xote que tocou na MTV”.

Em Decola, primeira faixa a ir para as rádios, Tato vai além. Ele cita a palavra “turbulência” para definir o passado recente, e novamente deposita todas as fichas nos novos tempos: “‘Bora que o vento não me derrubou / E a turbulência por aqui passou / Aproveita e decola / Atrás do teu sonho, meu amor”.

“Chamar de dificuldade o momento que passamos talvez seja chorar de barriga cheia. A palavra certa é mesmo turbulência, que é enfrentada por todos os segmentos musicais. Nós viemos de um movimento que não acompanhou nosso crescimento, então de repente nos vimos sozinhos. Mas essa turbulência já passou e o vento está soprando a favor. Tanto que outras bandas também estão gravando DVD, como o Forróçacana”, argumenta Tato.

Arranjos são próximos às versões originais

As outras duas faixas inéditas do MTV Ao Vivo Falamansa são Amor & Cia. e História de Amor. Duas músicas nunca haviam sido gravadas pelo grupo: Forró de Tamanco, clássico dos Três do Nordeste (em pot-pourri com Forró de Sangue Novo e Asa Branca), e Forró do Bole-Bole (com Sete Meninas), imortalizada pelo Trio Nordestino. A música, que tem participação de Dominguinhos, sem querer acabou virando uma homenagem ao Trio, cujo integrante mais antigo, Coroné – fã confesso do Falamansa – morreu recentemente.

No mais, sucessos como Xote dos Milagre, 100 Anos, Asas, Xote da Alegria, Rindo à Toa e Falamansa Song, num total de 25 músicas e 20 faixas, devido aos pot-pourris. O melhor de tudo é que as pessoas que quiserem apenas ouvir todas as músicas não vão precisar comprar o DVD, bem menos prático que o CD. Sabiamente, o grupo optou por incluir o repertório completo nos dois discos, deixando como complemento para o vídeo os extras com entrevistas, galeria de fotos e discografia.

“São discos gêmeos. Foram seis anos de gestação”, brinca Tato. “Nós gravamos 24 músicas e já foi difícil ter que tirar quatro. Não era justo tirar mais ainda no CD. Preferi editar as músicas a limá-las. Queria o maior número de músicas possível, para que todos ouçam. E o forró, no final, é isso: duas horas de show com vários pot-pourris.”

Outra boa notícia é que a banda desistiu de fazer arranjos diferentes para as canções, como Tato chegou a anunciar na última entrevista ao U.M., em 2004, quando falou que gravaria o MTV Ao Vivo. As novas versões estão bem semelhantes às originais, apenas com o incremento de um violoncelo e a participação do público. Fatores que acabaram deixando as músicas ainda melhores.

“Nos últimos três discos, nós passamos por grandes mudanças. Neste DVD, quisemos retratar a nossa trajetória, mostrar a volta que demos para chegar aqui novamente, mais amadurecidos. Por isso essa simplicidade, que vem das próprias dificuldades enfrentadas pelo forró pé-de-serra. Eu diria que este é o nosso disco mais de raiz”, afirma Tato.

Ainda falando de raízes, Tato diz que o público do Falamansa hoje extrapola os jovens de classe média que freqüentavam os primeiros shows da banda em casas paulistanas. A intenção, com este MTV Ao Vivo, é chegar bem mais longe.

“Nós viemos de um movimento jovem, mas hoje não sei dizer quem é o público do Falamansa. Nos shows, vejo desde crianças até avôs e avós levados pelos netos. E no camarim dou autógrafo para roqueiro com camisa do Linkin Park”, conta o músico, que depois da coletiva, num mini-show realizado na loja de CDs, mostrou que no palco é mais animado que muita gente que se veste de preto por aí.


Veja mais:


  Extras do DVD trazem depoimento de Coroné
   Disco:  MTV Ao Vivo
     Ficha técnica, faixas e compositores





Matérias relacionadas:

  Falamansa lança 4º CD de estúdio se preparando para gravar MTV Ao Vivo


Resenhas relacionadas:

  MTV Ao Vivo
  Um Dia Perfeito
  Simples Mortais

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções