Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Série de DVDs mostra o ecletismo do Festival de Montreux

Reprodução
O pôster que divulgava o show do Earth, Wind & Fire no Festival de Montreux, em 1997, é reproduzido no encarte do DVD. A preocupação com as informações é uma das características da série Live at Montreux

Por Marcos Paulo Bin
24/04/2005


Desde que foi criado, em 1967, pelo suíço Claude Nobs, o Festival de Jazz de Montreux tornou-se um espaço democrático que extrapolou o gênero musical carregado no nome. Nesses quase 40 anos, artistas de todo o mundo e de todos os estilos já se apresentaram na cidade suíça. Muitos brasileiros, inclusive, gravaram discos ao vivo em seus shows em Montreux. Foi o caso de Elis Regina, João Gilberto, Beth Carvalho, Gilberto Gil, Pepeu Gomes, Paralamas do Sucesso e outros. Artistas nacionais insuspeitos também já tocaram por lá, como o grupo de axé É o Tchan e os pagodeiros do Revelação.

Confirmando esse caráter “eclético”, a gravadora ST2, em parceria com a Eagle Vision e a Montreux Sounds, lança pela primeira vez em DVD alguns shows históricos de astros da música internacional realizados no famoso festival. A série, chamada Live at Montreux, traz na primeira leva as apresentações do grupo de funk/disco music Earth, Wind & Fire, do trio de rock progressivo Emerson Lake and Palmer, dos soulmen Marvin Gaye e Curtis Mayfield e dos jazzmen Charles Mingus e Al di Meola.

Mesmo antes de ver e ouvir os discos, chama a atenção o cuidado das gravadoras com os produtos. Quem aprecia boa música não se contenta apenas com o som – e, a partir da febre dos DVDs, com a imagem: a informação sobre o artista também é fundamental. E isso a série Live at Montreux tem de sobra. O encarte dos discos traz a biografia do artista em questão e o contextualiza na época em que foram gravados os shows.

A parte gráfica também é “luxo só”, como diria o samba de Ary Barroso e Luiz Peixoto. Todos os encartes vêm recheados de fotos e, à exceção do DVD de Marvin Gaye (aliás, o único intitulado Live in Montreux, e não “at”), a reprodução do pôster original que divulgava o espetáculo para o público. Todos muito bem-feitos, com um trabalho de arte magnífico realizado por artistas plásticos.

Outro fator que certamente agradará aos fãs do formato DVD é a opção de legendas em inglês, português e espanhol. Em termos de informação, a única falha é a ausência dos créditos das músicas. Alguns discos, principalmente os mais antigos, também trazem alguns problemas de som, geralmente volume baixo (como o de Marvin Gaye), mas não é nada que um controle remoto não dê jeito.

A série Live at Montreux continua – mais um DVD já foi lançado, com o show de Ray Charles no festival em 1997. Outros virão; para acompanhar os próximos lançamentos, acesse o site da gravadora ST2: www.st2.com.br.

Os seis títulos iniciais – e, certamente, os que vieram depois e ainda virão – são, em todos os aspectos, discos históricos, de extrema qualidade, para serem guardados e assistidos sem cansar.

Dois deles se destacam e serão comentados a seguir: os DVDs do Earth, Wind & Fire, gravado em 1997, e o de Marvin Gaye, de 1980. Se quiser adquirir a coleção aos poucos, comece por esses. São artistas que, pela riqueza e diversidade musical mostrados em suas carreiras, simbolizam bem a proposta do Festival de “Jazz” de Montreux. Garantia absoluta de boa música.


Veja mais:


  Earth, Wind & Fire Live at Montreux: um show arrebatador
  Marvin Gaye Live in Montreux: sensualidade à flor da pele
  Confira outros títulos da série Live at Montreux

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções