Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Dois forrozeiros cantando o amor

Divulgação
Elba Ramalho e Dominguinhos: uma antiga amizade que finalmente vira disco

Por Marcos Paulo Bin
16/04/2005


Em 2004, durante uma coletiva de imprensa sobre uma festa junina da qual participaria, Elba Ramalho anunciou que planejava para o início de 2005 um novo disco, com produção de Lenine e repertório de compositores como Lula Queiroga, Frejat, Pedro Luis, Dominguinhos e Chico César. “Um disco renovador para mim carreira”, segundo Elba, que seria lançado por seu próprio selo, marcando a despedida da BMG.

Veio 2005 e os planos mudaram, pelo menos por enquanto. Em vez de um álbum de músicas inéditas, Elba – que vem de um CD ao vivo – resolveu investir num projeto de releituras com o velho amigo Dominguinhos, de quem ela já gravou sucessos como Vem Ficar Comigo, Gostoso Demais e De Volta pro Aconchego, esta última eternizada como tema da novela “Roque Santeiro”.

Essas três músicas fazem parte do CD Elba Ramalho e Dominguinhos, que sai pela mesma BMG. São 13 faixas, quase todas do ex-sanfoneiro de Luiz Gonzaga. As exceções são as inéditas Chama, de Tato, do Falamansa, e Onde Está Você, de Zezum, músico que acompanha Dominguinhos há mais de 20 anos. Há mais uma música nova, Forrozinho Bom, parceria do sanfoneiro com Climério Ferreira.

O restante do repertório é de clássicos de Dominguinhos compostos com parceiros diversos: Tenho Sede, com Anastácia, gravada por Gilberto Gil; Lamento Sertanejo (Forró do Dominguinhos), parceria com Gil, que também a gravou; Retrato da Vida, com Djavan, que a registrou no CD Bicho Solto, de 1998; Xote da Navegação, que Chico Buarque letrou para o disco Cidades, de 1998; e o pot-pourri Pedras Que Cantam (com Fausto Nilo) e Isso Aqui Tá Bom Demais (com Nando Cordel), a primeira famosa com Fagner, e a segunda com o próprio Dominguinhos.

Novas leituras a antigos sucessos

O CD é um tributo de Elba a Dominguinhos, com quem divide os vocais em várias faixas; em algumas, ela canta sozinha. A diferença para outros CDs semelhantes está nas releituras, que fogem às gravações originais. A presença dos metais deixou algumas músicas mais rápidas; é o caso de Pedras Que Cantam/Isso Aqui Tá Bom Demais, que ganhou ótima e contagiante releitura. Já as versões para Tenho Sede e Eu Só Quero um Xodó, também mais rápidas, perderam em relação às originais.

As novas leituras de Gostoso Demais e De Volta pro Aconchego, por sua vez, ficaram mais lentas. Embora sejam interpretadas de forma magistral por Elba (Dominguinhos também está ótimo nos vocais), não superam as gravações originais que ela mesma fez.

No entanto, o CD guarda momentos simplesmente magistrais. A música de abertura, Rio de Sonho, um forró para dançar coladinho, é maravilhosa. Outras canções de levada mais cadenciada também se destacam, como a bela Vem Ficar Comigo, o bolero Retrato da Vida e a ótima inédita Chama.

No fim, Elba Ramalho e Dominguinhos, tão conhecidos por forrós do estilo arrasta-pé, brilham mesmo nas canções mais introspectivas e românticas. A mais bela música do disco é Onde Está Você, dos versos “Meus passos sempre segui / Querendo te encontrar / Só pra te falar de amor / Frases que nunca falei / Carinhos que nunca fiz / Beijos que nunca dei / O amor que te neguei / Agora quero te dar / E te fazer feliz”. Linda, como o encontro desses dois ícones da MPB, que merecidamente vai ser registrado em DVD.

Elba e Dominguinhos se apresentam no dia 7 de maio no Tom Brasil, em São Paulo, e entre os dias 12 e 15, no Canecão. Ainda não há informações sobre uma turnê nacional.


Veja mais:


   Disco:  Elba Ramalho e Dominguinhos
     Ficha técnica, faixas e compositores

Matérias relacionadas:

  Elba Ramalho e Geraldo Azevedo anunciam novos CDs na festa de São João do Rio

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções