Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Só dá Pitty

Arquivo U.M.
No dia 5 de julho, Pitty pode ganhar os troféus de Melhor Show, Clipe, Música e Cantora no 12° Prêmio Multishow

Por Marcos Paulo Bin
13/04/2005


O ano passado foi mesmo de Pitty. Uma das principais vencedoras do II Troféu U.M., levando os prêmios de Artista do Ano e Melhor DVD de Pop-rock, a cantora baiana recebeu o maior número de indicações para o 12° Prêmio Multishow, que acontece no dia 5 de julho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Pitty aparece em quatro das dez categorias: Melhor Show, Clipe (Semana que Vem), Música (Equalize) e Cantora. Indiretamente, os irmãos Sandy & Junior também têm quatro indicações. Como dupla, eles concorrem a Melhor Show e Clipe (Nada Vai Me Sufocar). Sozinho, Junior disputa o prêmio de Melhor Instrumentista e Sandy, o de Melhor Cantora, troféu que ela já venceu em 2000 e 2003.

Entre os artistas com três indicações, estão Marcelo D2 (CD e DVD, por Acústico MTV, e Cantor), Charlie Brown Jr. (CD, por Tamo Aí na Atividade, Show e Grupo), Ivete Sangalo (Show, DVD, por MTV Ao Vivo, e Cantora) e O Rappa (Show, Clipe, por O Salto, e Grupo).

Menos categorias e mais incoerências

O Prêmio Multishow foi criado em 1995, com cinco categorias. Já em 1998, eram nove. Em 2000, o número subiu para 11, além da categoria especial Homenagem. Este ano, a produção diminuiu uma categoria, com o fim da distinção entre Revelação Solo e Revelação Grupo.

Nas 10 categorias restantes, estão as habituais indicações duvidosas e o tradicional saco de gatos, explicáveis mas não justificáveis pelo fato de ser um prêmio com votação popular.

Em Melhor Instrumentista, somente a presença de Junior Lima (irmão de Sandy) já é de se torcer o nariz. Não só porque ele concorre com Edgar Scandurra e Roberto de Carvalho, exímios guitarristas, mas porque nomes como Yamandu Costa (que já perdeu, em uma edição anterior, para o baixista do Charlie Brown Jr., Champignon), Sivuca, Dominguinhos, Armandinho, Paulo Sérgio Santos, Marcos Nimrichter, Jorge Helder, Carlos Bala, Carlos Malta e João Lyra não estão nem entre os finalistas.

O prêmio de Melhor CD é disputado por artistas tão díspares quanto Charlie Brown Jr. (Tamo Aí na Atividade) e Maria Bethânia (Que Falta Você Me Faz). Mas a categoria mais embolada é a de Melhor Cantor, cujo troféu Caetano Veloso e Gilberto Gil disputam com Marcelo Falcão, do Rappa, Marcelo D2 e Zeca Pagodinho.

Agora que os assinantes do Multishow colocaram tantos gatos nesse saco, cabe a eles dizer quais têm “pedigree” para vencer o prêmio. A votação acontece no site do canal a cabo. A data de encerramento das votações, o homenageado do ano e o tema da festa não são divulgados pela produção do evento no site.


Veja mais:


  Confira os cinco finalistas em cada categoria


Matérias relacionadas:

  Distorções e nenhum destaque no 12º Prêmio Multishow
  Os vencedores do X Prêmio Multishow

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções