Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Tempo de paz, alegria e sucesso

Reprodução
Para o vocalista do Revelação, Xande de Pilares, a gravação do 1° DVD do grupo foi a realização de um sonho. “Acho que essas músicas representam nosso começo”, diz o cantor

Por Marcos Paulo Bin
13/04/2005


Um tempo de paz e de alegria. É assim que o cantor e cavaquinista Xande de Pilares define o momento vivido por seu grupo, o Revelação. A euforia não é para menos. Há um mês nas lojas, o primeiro DVD do grupo, Ao Vivo no Olimpo (Deckdisc), já atingiu a marca de 25 mil cópias vendidas, ganhando disco de ouro. Para completar a felicidade, o mais recente CD dos sambistas, Ao Vivo – Na Palma da Mão, de 2004, ultrapassou a casa das 100 mil unidades comercializadas, rendendo a Xande e cia. disco duplo de ouro.

O DVD do Revelação – que é formado ainda por Mauro Júnior (banjo e vocal), Beto Lima (violão e vocal), Artur Luís (reco-reco e vocal), Sérgio Rufino (pandeiro e vocal) e Rogerinho (tantã) – é diferente dos muitos que têm aportado nas lojas. Nem tanto pelo formato – show, documentário e galeria de fotos – mas pela forma como foi concebido.

O disco não é o registro em vídeo do último CD, nem do primeiro álbum ao vivo do grupo, também chamado Ao Vivo no Olimpo, que foi responsável por seu estouro e hoje beira as 800 mil cópias vendidas. Trata-se de um novo show, gravado no fim de 2004 no mesmo Olimpo, casa de espetáculos na Zona Norte do Rio que deu tanta sorte ao sexteto.

O repertório, embora traga novidades como Sambas de Roda da Bahia e as regravações de Conselho e Insensato Destino, clássicos na voz de Almir Guineto, é formado basicamente pelas músicas dos dois CDs. Estão lá Grades do Coração, Deixa Acontecer, Altas Horas, Virou Religião, Samba de Arerê e as já conhecidas releituras de Vacilão, O Show Tem Que Continuar e a dobradinha de Djavan, Eu Te Devoro/Se.

“Era um sonho lançar um DVD”, conta Xande. “Quisemos registrar novamente essas músicas porque algumas delas têm até 5 anos de idade. Deixa Acontecer, por exemplo, é de 2000, e vem estourada desde lá. Além disso, éramos um grupo muito restrito ao Rio de Janeiro. Como essas músicas estão estourando agora em outros lugares do país, especialmente em São Paulo, quisemos concluir essa parte de nossas vidas. Acho que essas músicas representam nosso começo.”

Documentário é inspirado no Fundo de Quintal

Pensando exatamente em mostrar o início de sua trajetória, o grupo incluiu no DVD o documentário “Nossa História É Assim”, dirigido por Lígia Ramos. O formato é bem semelhante ao que foi utilizado no DVD do Fundo de Quintal: depoimentos dos integrantes do grupo e de amigos, imagens de arquivo dos locais onde começaram a tocar e muitas histórias.

“Esse documentário foi uma idéia nossa. As pessoas sempre nos perguntam, fora do Rio de Janeiro, como era o Arranco (do Engenho de Dentro, quadra de uma escola de samba), como começamos a carreira. Foi uma oportunidade de mostrar porque fomos expulsos do Varandão. Faz parte da nossa história”, diverte-se Xande, referindo-se a um local no subúrbio carioca onde ele e os companheiros tocavam com freqüência. O sucesso foi tão grande que os vizinhos, incomodados com o enorme barulho, conseguiram impedir que o pagode continuasse.

O cantor revela que a inspiração para o documentário surgiu mesmo a partir do DVD Ao Vivo Convida, do Fundo de Quintal. Ubirani, um dos remanescentes da formação original do grupo surgido no Cacique de Ramos, é padrinho do Revelação e um dos que exaltam as qualidades de Xande e cia. no vídeo.

“Eu freqüentava o Cacique de Ramos, mas ainda tinha muitas curiosidades sobre o Fundo de Quintal. Quando vi o DVD deles, comecei a entender melhor várias coisas. Acho que com o nosso disco acontecerá o mesmo, para o nosso público. Às vezes comparo nossa história com a do Fundo de Quintal”, diz Xande.

Ao assistir ao show do DVD, onde o Revelação mostra grande entrosamento e descontração, o clima é mesmo de um Cacique de Ramos, de um Arranco do Engenho de Dentro ou de um Varandão no meio da sala.


Veja mais:


  Grupo gravará segundo DVD ainda este ano


Matérias relacionadas:

  Novo disco ao vivo sedimenta sucesso do Grupo Revelação
  O samba platinado do Revelação


Resenhas relacionadas:

  Ao Vivo – Na Palma da Mão
  Novos Tempos

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções