Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Novidades no II Troféu U.M.

Arquivo U.M.
Ivete Sangalo foi a maior vencedora do I Troféu U.M., levando 4 prêmios. Este ano ela também ficou no topo, vencendo em duas categorias, assim como Pitty, Fundo de Quintal, Leonardo e Teodoro & Sampaio

Por Marcos Paulo Bin
15/03/2004


A equipe de jornalistas e críticos do UNIVERSO MUSICAL escolheu os Melhores de 2004 nos gêneros musicais MPB, Pop-rock, Popular, Samba, Gospel e Internacional. As categorias são as mesmas para todos: Artista do Ano, Melhor CD, Melhor CD Ao Vivo, Melhor CD de Regravações, Melhor Música, Melhor Show (exceto para Gospel) e Revelação do Ano. Em relação à escolha dos Melhores de 2003, uma nova categoria foi incluída: Melhor DVD.

Outra novidade deste ano é a inclusão de categorias que não se encaixam nas demais, cujos vencedores são escolhidos independentemente de estilo musical. São os chamados Prêmios Especiais, dados a pessoas ou organizações que contribuíram para a música e a indústria fonográfica brasileiras. São eles: Melhor CD de Música Instrumental Brasileira, Personalidade do Ano, Melhor Produtor, Gravadora e In Memorian.

Todos os vencedores e homenageados (ou seus representantes), exceto os estrangeiros, receberão o II Troféu U.M., que será entregue a partir do segundo semestre de 2005.

Os critérios utilizados

A equipe do UNIVERSO MUSICAL “suou” para chegar até os nomes finais. Na maior parte das categorias, era grande a quantidade de artistas com méritos suficientes para receber o prêmio.

Nas categorias que envolvem discos (CDs e DVDs), foi considerado apenas o material enviado para a redação do U.M. por gravadoras, assessorias de imprensa ou artistas independentes. Os trabalhos analisados precisavam ter sido lançados entre 1° de janeiro e 31 de dezembro de 2004.

A Melhor Música do ano passado não precisava necessariamente estar em um disco enviado ao U.M.. Foram privilegiadas aquelas que tocaram nas rádios ou foram temas de novelas ou filmes, embora isso não fosse uma regra. A única obrigação era que a música estivesse em um disco lançado em 2004 e fosse inédita, mesmo sendo uma versão. O prêmio é concedido ao intérprete, e não ao(s) compositor(es).

Em Artista do Ano, a equipe do site levou em consideração a mistura de qualidade artística do cantor, cantora ou banda, sua participação no cenário musical em 2004 e a exposição na mídia. Critério diferente foi adotado para a Revelação do Ano: o artista vencedor foi escolhido unicamente por méritos técnicos apresentados no CD que recebemos, como voz, instrumentação, produção, escolha do repertório e interpretação.

A categoria Melhor CD contempla os discos de áudio com 50% das músicas mais uma inéditas e gravadas em estúdio. Os CDs ao vivo e de regravações seguem essa regra, porém, no primeiro, a maior parte do repertório deve ser gravada em show e preferencialmente com músicas antigas do repertório do artista em questão, enquanto o segundo leva em consideração regravações (próprias ou covers) feitas em estúdio. Esta última categoria contempla também coletâneas oficiais do artista, com mais da metade do repertório composto de músicas previamente gravadas. Discos ao vivo de repertório majoritariamente inédito, comuns no mercado gospel, ou com repertório alheio não estão descartados, porém entram em desvantagem na disputa com aqueles que seguem os critérios acima.

Em Melhor DVD, não há diferenciação entre documentários, shows ou discos de vídeo que misturam os dois formatos. Eles, no entanto, devem contemplar a obra de apenas um artista, o que não exclui participações.

Por fim, na escolha do Melhor Show de 2004, foram avaliadas as apresentações assistidas pela equipe do U.M. ou por colaboradores no Rio e em São Paulo.

Prêmios Especiais

Os Prêmios Especiais são a grande novidade do II Troféu U.M.. A principal característica dessa premiação é o que se poderia chamar de interdisciplinaridade, ou, usando uma palavra da moda, o ecletismo. Neles, não importa o estilo musical. O Melhor Disco de Música Instrumental, por exemplo, pode ser de forró ou choro, enquanto o Melhor Produtor pode trabalhar com uma banda de rock ou com um cantor evangélico. Em Gravadora, homenageamos a companhia que, na opinião do site, se destacou na divulgação da música brasileira.

O UNIVERSO MUSICAL agradece a todas as gravadoras e assessorias de imprensa que, mesmo nos momentos mais difíceis, sempre foram prestativos no atendimento às nossas necessidades. E também parabeniza a todos os artistas que fizeram o melhor em nome da música e do público.


Confira no link a seguir todos os vencedores do II Troféu U.M. e como foi a escolha de cada um.


Veja mais:


  Os melhores de 2004: MPB, Pop-rock e Popular
  Os Melhores de 2004: Samba, Gospel, Internacional e Prêmios Especiais


Matérias relacionadas:

  Artistas de todos os gêneros recebem o Troféu U.M.
  Os melhores de 2003 segundo o U.M.

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções