Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Surpresas e boa música no DVD do Blur

Reprodução
A capa do DVD Starshaped, mais recente lançamento da banda brtiânica Blur

Por Dani Jales e Marcos Paulo Bin
07/03/2005


O DVD Starshaped (EMI) é um documentário histórico sobre a trajetória da banda inglesa Blur em festivais pela Europa entre os anos de 1991 e 1994. São imagens raras das turnês dos álbuns Leisure, Modern Life Is Rubbish e Parklife, incluindo bastidores dos shows e depoimentos dos fãs do quarteto.

Além de um show completo gravado no Kilburn National de Londres, em 1991, o DVD traz um registro inusitado da visita do grupo ao santuário de Stonehenge (Inglaterra), além de cenas do vocalista Damon Albarn vomitando e do guitarrista Graham Coxon em meio ao público durante um dos shows.

O documentário revela ainda imagens do Blur pelo Reading Festival (1991), Festival de Glastonbury, (1992) e Nottingham Heineken Music Festival (1993), mostrando que, enquanto a América apresentava o Nirvana para o mundo, quem comandava a cena londrina do início da década de 90 era mesmo o Blur. Ao lado do Oasis, é claro. São 135 minutos de boa música e agradáveis surpresas.

Disputa pela popularidade

Formado inicialmente por Damon Albarn (voz e teclados), Alex James (baixo), Graham Coxon (guitarra) e Dave Rowntree (bateria), o Blur surgiu no cenário musical no fim dos anos 80, apostando em um pop vigoroso e muitos solos de guitarra.

A estréia em disco aconteceu em 1990, com o single She’s So High. O primeiro álbum, Leisure, de 1991, trouxe o sucesso ao quarteto, o que seria ampliado em Parklife, de 1994. O CD, considerado até hoje o melhor do quarteto, estreou diretamente no primeiro posto da parada britânica.

Entre 1995 e 1996, enquanto divulgava The Great Escape, o Blur vivia a rivalidade com os conterrâneos do Oasis, que realmente eram mais populares. Mas, em 1997, com o lançamento do single Beetlebum – que seria uma das faixas do aclamado álbum Blur – a banda conseguiu ultrapassar definitivamente as barreiras britânicas, graças a um som mais pesado e experimental. É desse disco a faixa Song 2, o maior hit do Blur.

Em 1999, o Blur lançou o CD 13 e veio ao Brasil. No ano seguinte, a gravadora EMI lançou a primeira coletânea do quarteto, The Best of Blur. Em 2001, Damon deu um tempo na banda para tocar o projeto Gorillaz, a primeira banda virtual da História, que fez muito sucesso com seu disco auto-intitulado.

Quatro anos depois, já com o guitarrista Simon Tong (ex-The Verve) no lugar de Coxon, o Blur gravou Think Tank, com a participação de músicos marroquinos e a produção de Fatboy Slim na faixa Crazy Beat.

A próxima aparição do Blur será no DVD Glastonbury Anthem – the Best of 1994 to 2004. O disco audiovisual, que chega às lojas no dia 21 de março, começa com o Blur tocando um de seus hits, This Is a Low, num show de 1994. Também participam do DVD Radiohead, Chemical Brothers, Coldplay e Paul McCartney, entre outros.

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções