Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Espaço garantido para a MPB

Divulgação
Délcio Carvalho, uma das atrações do 3° MPB Caixa, é autor de sucessos como Acreditar e Sonho Meu

Por Marcos Paulo Bin
24/02/2005


Uns novatos, outros experientes, outros no meio do caminho. O tempo de estrada não é o mais importante no projeto MPB Caixa, que chega à sua terceira edição com shows gratuitos de Délcio Carvalho, Marcos Sacramento e Mariana de Moraes, entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, no Rio. O que importa é proporcionar mais um espaço para o artista brasileiro, principalmente aqueles que vivem à margem da ditadura do rádio, mostrar o seu valor. E reafirmar a vocação da Cidade Maravilhosa como um celeiro de talentos.

“O Rio não pode perder sua tradicional posição de pólo cultural do país. Depende de nós, que amamos a cidade e queremos ver as coisas acontecerem, buscarmos os meios para transformar sonhos em verdade. Este projeto nasceu de um sonho, mas hoje é uma bem-sucedida realidade”, diz a diretora do projeto, Ana Gurgel, em texto de divulgação.

No dia 28, Délcio, Marcos e Mariana se apresentam juntos na Estação Carioca do metrô do Rio, às 18h. Nos dias seguintes, eles cantam individualmente no Centro Cultural da Caixa, também no Centro da cidade. Os três shows acontecem às 19h.

Sucessos com Dona Ivone Lara

Délcio Carvalho, 66 anos, é o mais experiente da turma. Filho de músico e ex-cortador de cana-de-açúcar, ele faz parte da ala de compositores da escola de samba Imperatriz Leopoldinense desde 1970. Mas Délcio ficou mais conhecido pela parceria com a dama do samba Dona Ivone Lara, que rendeu pérolas como Acreditar e Sonho Meu.

No show solo, o primeiro dos três, Délcio será acompanhado pelo grupo Dobrando a Esquina. Além de antigos sucessos, gravados por nomes como Beth Carvalho, Gal Costa e Martinho da Vila, o sambista vai mostrar as canções de seu mais recente CD, A Lua e o Conhaque.

Dono de uma voz melodiosa e um repertório refinado, Marcos Sacramento é uma das mais gratas surpresas da MPB surgidas nos últimos anos. No excelente Memorável Samba, lançado em 2004, Marcos resgatava sambas, sambas-canções e sambas-de-breque, entre outras vertentes do gênero, basicamente dos anos 30 aos 50, incluindo composições de Noel Rosa, Herivelto Martins, Assis Valente e Ataulfo Alves.

Apesar da pinta de novato, Marcos Sacramento já tem estrada. Memorável Samba foi o terceiro CD solo dele, que também lançou álbuns em dupla Clara Sandroni, sempre recriando a obra de grandes nomes da música brasileira. Em entrevista ao U.M., ano passado, o cantor cogitou a possibilidade de gravar um disco com músicas que foram interpretadas por Carmen Miranda, um de seus ídolos.

No projeto MPB Caixa, Marcos Sacramento será acompanhado por Luiz Flávio Alcofra (violão), Jayme Vignoli (cavaquinho), João Hermeto (percussões) e Netinho (pandeiro).

Cantora e atriz, Mariana de Moraes, neta do Poetinha, encerra a terceira edição do MPB Caixa mostrando o repertório de um show que pretende levar ainda este ano à França, com os afro-sambas de Vinícius de Moraes e Baden Powell.

Uma novidade é a inclusão, no repertório, da música Um Seqüestrador, parceria de Vinícius com Francis Hime que este gravou em seu mais recente CD, Brasil Lua Cheia (2004), com letra póstuma de Adriana Calcanhotto. Mariana já havia participado de um disco de Francis, Choro Rasgado, cantando Soneto a Quatro Mãos, outra parceria da dupla, ao lado de Paulo Mendes Campos.

No Espaço Cultural da Caixa, estarão ao lado de Mariana de Moraes William Magalhães, pianista da banda Black Rio, e o percussionista Tiago Silva.

Quatro dias imperdíveis de boa música.


Veja mais:


  Serviço: confira como serão os shows do projeto MPB Caixa

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções