Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Histórias de uma gata

Reprodução
Nas fotos do encarte de seu 2° CD, Vanessa não tem medo de expor o rosto. Essa é uma das diferenças para o disco anterior. “Meu 1° CD tinha mais delicadeza que liberdade de expressão. Este é mais direto, mais jovem, mas também delicado”, afirma a cantora

Por Marcos Paulo Bin
21/02/2004


Vanessa da Mata curte o melhor momento de sua carreira. Lançado no fim de 2004, o segundo CD da cantora mato-grossense, Essa Boneca Tem Manual (Sony), emplacou a música Ainda Bem nas rádios ditas adulto-contemporâneas, onde permanece entre as mais tocadas há 11 semanas, de acordo com o instituto de pesquisa Nopem. Uma outra faixa já desponta como segundo sucesso, Música.

Depois de lotar casas de espetáculos Brasil afora, Vanessa esteve recentemente em Portugal, fazendo shows de lançamento do novo álbum em Lisboa e Algarve. Nas terras além-mar, a cantora também se apresentou em programas de rádio e TV, encantando os portugueses com seu jeito de menina.

Uma menina que, diferentemente do que dizia a letra de Não Me Deixe Só, principal hit de seu CD de estréia, lançado em 2002, não tem mais medo do escuro. Vanessa – que deixou o Mato Grosso para tentar a sorte em São Paulo, onde mora hoje – comemora a maturidade e a independência conquistadas com o primeiro álbum.

“Ter medo do escuro significava o medo de aparecer, de me expor. Tive um cuidado excessivo, não quis experimentar. Agora é diferente, tanto que estampei a minha cara na capa do CD”, diverte-se Vanessa. “Eu era muito tímida. Meu primeiro CD tinha mais delicadeza do que liberdade de expressão. Essa Boneca Tem Manual é um disco mais direto, mais jovem, mas também delicado.”

O despojamento da “nova” Vanessa da Mata está representado na figura do gato que aparece na capa. A inspiração veio de uma das faixas do CD, História de uma Gata, ótima regravação para o clássico que Chico Buarque escreveu para o musical “Os Saltimbancos”. O cenário é preenchido com diversas flores, produzindo um resultado bonito e, para Vanessa, significativo.

“Este disco é o meu nascimento, é a minha primavera. Não sou uma compositora fabricada. Já cheguei dizendo o que queria”, diz Vanessa, rejeitando as críticas, surgidas na imprensa e entre alguns artistas, de que seu talento estaria sendo engessado pela gravadora. “Sempre tive total liberdade. Neste disco, fiz tudo o que eu queria, e a gravadora só viu no final. Eles confiam em mim.”

E o gato?

“Sempre gostei de cachorros, mas os gatos têm me representado melhor ultimamente”, conta Vanessa, que se identificou com as metáforas de Chico. “Gosto da liberdade que a letra retrata e o que ela diz para mim. É a história de uma moça que sai de casa para cantar. Isso é libertário. Nos últimos dois anos, cresci, amadureci como intérprete. Adoro desse desafio.”

Comparações com Marisa e Adriana

Como compositora, Vanessa mostra seu talento em quase todas as faixas do CD. À exceção de História de uma Gata e Eu Sou Neguinha? (de Caetano Veloso, que ela regravou para homenagear os familiares), todas as canções são dela, algumas em parceria com o produtor Liminha. Como intérprete, Vanessa também apresenta uma desenvoltura maior. Mas ainda precisa se livrar das constantes comparações com Marisa Monte e Adriana Calcanhotto.

“Somos cantoras de timbre agudo, delicado, o que até confunde. Não acho parecido, mas isso não me incomoda. Só quando existe uma predisposição dos jornalistas para me comparar com alguém. Uma vez, fui entrevistada por um repórter tão obcecado em me achar parecida com a Marisa Monte que a todo momento chamava minha música de Ainda Lembro, e não Ainda Bem”, recorda-se Vanessa.

Pode apostar que o fim dessas comparações é um dos itens do manual.


Veja mais:


   Disco:  Essa Boneca Tem Manual
     Ficha técnica, faixas e compositores

Resenhas relacionadas:

  Essa Boneca Tem Manual

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções