Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Garantia de boa música

www.aljarreau.com
Depois de 20 anos, Al Jarreau volta a trabalhar com o produtor Tommy LiPuma, com quem conquistou um Grammy em 1977

Por Felipe Resende
10/02/2005


Conhecido das FM por Morning e Your Song, Al Jarreau acerta do início ao fim em Accentuate the Positive (Universal), o primeiro disco de sua carreira orientado para o jazz e com pitadas de groove.

Com cinco prêmios Grammy no currículo, o cantor americano apresenta um prato cheio para quem deseja ouvir uma ótima voz, tanto em momentos intimistas quanto nos mais “suingados”. Tudo na medida certa.

No jazz, os solos são curtos mas bem resolvidos. As sessões de groove são bem balançadas, mas seguras, sem migrar para os improvisos da música instrumental. Por vezes, acontecem variações de jazz e groove na mesma faixa, como em AC-Cent-Tchu-Ate the Positive.

Flerte com a bossa nova

Em Accentuate the Positive, Al Jarreau – que esteve no Brasil em 1985, no Rock in Rio I – apresenta também seu lado compositor, em músicas como Groovin’ High, parceria com Dizzy Gillespie. Há espaço ainda para standards de outros gigantes do jazz, como I’m Beginning to See the Light, de Dizzy Gillespie, Harry James e outros.

Al Jarreau esboça até um desenho de bossa nova em outro standard, My Foolish Heart. Ainda no campo das composições, destaque também para a balada Waltz for Debby, de Bill Evans e Gene Lees.

Na parte de background, aparecem neste CD nomes de peso como o baixista Christian McBride e Peter Erskine à bateria. A produção é de Tommy LiPuma, que volta a trabalhar com Al Jarreau depois de 20 anos. Um bela dobradinha deles foi em Look to The Rainbow, de 1977, um dos álbuns mais bem-sucedidos do cantor, que lhe rendeu um Grammy na categoria “Melhor Performance Vocal de Jazz”.

Na gravação e mixagem, Al Schmitt, que ao lado de LiPuma forma uma dupla há muito conhecida por excelentes discos da década de 70, como o premiado Breezin’, de 1976, onde George Benson inclinava-se para o mundo pop.

Accentuate the Positive
é garantia de boa música. É um daqueles CDs que ficam tocando sem parar nos aparelhos de som.


Veja mais:


   Disco:  Accentuate the Positive
     Ficha técnica, faixas e compositores

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções