Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Em nome do povo brasileiro

Divulgação/Ivan Klinger
Um dia depois de participar de um show de Jorge Aragão, a Indie Records convidou Beth Carvalho para gravar um DVD. “Cantei quatro músicas, e as pessoas não me deixavam sair. Mais uma vez, quem me elegeu foi o povo”, diz a sambista

Por Marcos Paulo Bin
08/02/2005


Fevereiro, domingo de carnaval, uma grande roda de samba se formou no programa “Domingão do Faustão”. Entre uma música e outra, Beth Carvalho, uma das estrelas da atração global, recebeu disco de ouro e de platina, respectivamente, pelo CD e pelo DVD A Madrinha do Samba – Ao Vivo Convida (Indie Records), seu mais recente trabalho. Marca que fora atingida já no lançamento dos discos, um pouco antes do Natal de 2004.

Em entrevista coletiva, a sambista contou que a idéia de gravar um DVD, o primeiro de sua carreira, surgiu a partir da participação no show Da Noite pro Dia, de Jorge Aragão, que também virou um disco audiovisual da Indie Records.

“Eu nem sabia que estava sendo gravado. Cantei quatro músicas, e as pessoas não me deixavam sair. Nunca vi um público tão sedento por samba”, diz Beth, que acabou não aparecendo no DVD de Aragão. Mesmo assim, foi convidada pela direção da Indie Records para voltar ao cast da companhia, onde gravou nos anos 90 o CD Pagode de Mesa 2. “No dia seguinte, o Líber (Gadelha, presidente da Indie) me ligou fazendo o convite. Isso prova que, mais uma vez, quem me elegeu foi o povo. Por isso dediquei o disco ao Zeca Pagodinho, que é meu afilhado, um sambista completo, o anjo da guarda do samba e representante legítimo do povo que me elegeu nessas quatro décadas de carreira. Há quatro anos eu estava sem gravadora, ausente da mídia.”

Produção primorosa

Zeca Pagodinho é um dos muitos convidados do DVD, que é bastante longo – são 35 músicas em 27 faixas – mas muito bom. Diferentemente da gravação do disco, que foi arrastada, com várias músicas sendo repetidas, o produto final saiu redondo, com gosto de quero mais. Mérito total para Beth Carvalho, que escolheu um repertório magnífico, misturando grandes sucessos, releituras e inéditas; convidados de peso – além de Zeca, Arlindo Cruz, Sombrinha, Almir Guineto, Teresa Cristina, Dona Ivone Lara e muitos outros – e uma produção primorosa, feita pela própria sambista.

Tamanho cuidado, segundo Beth, foi um dos motivos para as quase cinco horas de gravação.

“Sou exigente, sim, mas em nome do povo brasileiro”, afirma a cantora. “Algumas coisas foram refeitas depois, em estúdio, mas durante o show eu sei o que pode e o que não pode ser refeito. Se houver um erro rítmico, não há Pro Tools que dê jeito.”

Beth Carvalho também lamenta não ter tido mais tempo para gravar o disco.

“Os DVD geralmente são gravados em dois dias, e eu só tive um. Eram muitas músicas, então foi natural o vai e volta. Fizemos tudo em tempo recorde, apenas 12 dias. O problema é que havia público pagante. Me sinto mais à vontade para gravar discos ao vivo quando o público é de convidados, pessoas ligadas ao mundo do samba, como foi em Pagode de Mesa”, explica a sambista.

Essa exigência de Beth Carvalho com a perfeição é endossada, nos extras do DVD, pelo técnico de som Luiz Carlos Reis, que há 12 discos trabalha com a cantora. A entrevista faz parte do making of, que mostra os bastidores do show no Canecão. Os extras incluem ainda uma performance solo do bandolinista Hamilton de Holanda, mostrando seu virtuosismo na autoral Aquarela da Quixaba, depois de acompanhar Beth no sucesso Água de Chuva no Mar. Um DVD imperdível.


Veja mais:


  Madrinha renega o título
   Disco:  A Madrinha do Samba – Ao Vivo Convida
     Ficha técnica, faixas e compositores

Matérias relacionadas:

  Beth Carvalho regrava sucessos em seu 1° DVD
  Cartola na voz de Beth Carvalho


Resenhas relacionadas:

  Beth Carvalho e Amigos
  A Madrinha do Samba – Ao Vivo Convida

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções