Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  John Lennon desplugado

Reprodução
Em uma das fotos raras do encarte de Acoustic, John Lennon aparece no estúdio tocando violão. No detalhe, o DVD Lennon Legend, a melhor compilação de sua carreira solo

Por Marcos Paulo Bin
08/02/2005


Entre 1995 e 1996, a EMI lançou três CDs da série Anthology, dos Beatles. Discos para colecionadores, que mostravam como era o processo de criação dos Fab Four: muitas das músicas eram incompletas, com diálogos entre os integrantes da banda, experimentações etc.

Em 1998, foi a vez de John Lennon – principal compositor do quarteto de Liverpool ao lado de Paul McCartney – ganhar um projeto semelhante. Também intitulado Anthology, o projeto era um box set com quatro CDs, contendo raridades do beatle pacifista.

Agora a EMI reedita a fórmula, porém em um CD simples e somente com gravações em voz-e-violão de Lennon. Acoustic, com 16 faixas, lembra muito, em alguns aspectos, as séries Anthology. À exceção de The Luck of The Irish, John Sinclair e Imagine, gravadas ao vivo em 1971 (as duas primeiras em Ann Arbor e a segunda em Apollo), a ficha técnica não traz informações sobre a origem das músicas. Provavelmente são gravações caseiras guardadas no baú da viúva de Lennon, Yoko Ono, que detém os direitos da obra dele.

Quem pensa, a partir do nome, que o disco se parece com trabalhos acústicos do estilo MTV, está muito enganado. A qualidade sonora, em algumas faixas, é bastante precária. A mais comprometida é Cold Turkey, na qual a voz de Lennon aparece esganiçada, estridente; dificilmente a gravação sairia do anonimato se isso dependesse da aprovação do músico. Somente para comparar, até o Acústico MTV da Legião Urbana, que foi gravado de forma despretensiosa, com vários erros nas músicas e lançado após a morte de Renato Russo, está melhor em termos de som.

Em compensação, o encarte de Acoustic traz fotos raras de John Lennon e Yoko Ono, todas as letras cifradas e até as posições desenhadas dos acordes, como aquelas revistas de banca de jornal. Yoko Ono chega a dedicar o CD aos futuros guitarristas.

“John sempre tocou com o coração. Espero que você aprenda a fazer o mesmo”, aconselha Ono, no encarte.

John Lennon toca violão e canta sozinho todas as músicas, exceto The Luck of The Irish, onde divide os vocais com a mulher.

Disco de 97 ganha versão em DVD

Acoustic não chega a ser um greatest hits da carreira solo de John Lennon, morto por assassinato em 8 de dezembro de 1980. Há algumas músicas bem conhecidas de sua carreira fora dos Beatles, como Working Class Hero, Love, God, Woman Is the Nigger of the World (regravada de forma brilhante por Cássia Eller) e Imagine, o melhor momento do disco, ao lado de Watching the Wheels. Mas também há algumas ausências importantes, como Mother, Woman, Instant Karma, Jealous Guy, (Just Like) Starting Over, Give Peace a Chance e Stand by Me.

Como os Anthologys, Acoustic é um disco para colecionadores ou beatlemaníacos. Se você deseja conhecer melhor a obra solo de John Lennon, um bom começo é o CD Lennon Legend, lançado em 1997. Em 20 faixas, o disco traz, além das principais músicas de Acoustic, nas versões de estúdio, todas essas ausências citadas acima. E também há a versão em DVD, lançada no fim de 2004, com imagens raras e inéditas, clipes restaurados, músicas remixadas, galeria de fotos e muito mais.

Já o CD Imagine, de 1988, com 21 faixas, dá um bom panorama da obra de Lennon sozinho e com os Beatles. Destaque para as deliciosas Twist and Shout, In My Life (que ganhou uma versão em português de Rita Lee, chamada Na Minha Vida), Revolution e The Ballad of John & Yoko, todas da áurea época dos Fab Four.


Veja mais:


   Disco:  Acoustic
     Ficha técnica, faixas e compositores

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções