Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Deliciosas sutilizas em quatro CDs

www.bjork.com.br
A islandesa Björk e seu figurino estranho. A cantora está lançando um CD de inéditas e 4 discos ao vivo

Por Leisa Ribeiro
01/02/2005


A islandesa Björk não consegue passar despercebida, seja por seu jeito reservado, suas roupas modernas e coloridas ou simplesmente pela sua particularidade musical. Um pouco antes de lançar seu mais recente disco, Medulla (Universal), Björk ganhou uma série de CDs ao vivo que definem bem o que ela gosta de fazer musicalmente. São eles: Posto Live, Vespertine Live, Homogenic Live e Debut Live.

Todos os CDs estão castos, leves, mas mesmo assim sem parecer com arranjos de new-age; são apenas timbres diferentes do convencional. Ouvem-se sons de harpas, caixinhas de música, várias camadas de vozes e ruídos que parecem ser abordados como notas musicais. Uma característica do som que a cantora gosta de fazer. Todos os trabalhos trazem letras simples, mas algumas com duplo sentido e até mesmo palavras que parecem ter sido inventadas por Björk, que assina a toda a produção.

O que a série deixa a desejar é que, apesar das fotos da capa de cada um dos CDs serem diferentes, os miolos são iguais e não trazem as letras. No lugar delas, uma entrevista contando como foi a produção da série, qual são as inspirações de Björk, alguns gostos musicais da cantora. Ou seja, somente curiosidades.

Uma artista completa

Björk é considerada atualmente uma artista completa, que produz desde seus álbuns até seus clipes. E o mais engraçado é a forma como a artista direciona sua carreira. Björk está sempre inovando, seja musicalmente, seja em seu relacionamento com o público e inclusive no relacionamento com a mídia, que, viciada em fórmulas de sucesso, ainda se surpreende com a qualidade de expressão dos movimentos da islandesa. As cantora teve como influências os discos de jazz de seus avós, a coleção de rock de sua mãe, a educação musical clássica de sua infância e as canções, sagas e poesias da Islândia.

Os álbuns apresentam, em pouco mais de três horas, quase sucessivos minutos de um ingênuo encanto e uma sutileza deliciosa.

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções