Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  O clima de carnaval já está no ar

www.beija-flor.com.br
Bicampeã do carnaval carioca, a Beija-Flor de Nilópolis promete empolgar novamente a platéia com um enredo sobre missões

Por Leisa Ribeiro
28/01/2004


O carnaval só começa no dia 4 de fevereiro, mas para que ele seja um sucesso e todos os foliões saibam cantar as músicas de suas escolas preferidas, o CD dos sambas de enredo do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro é lançado em média três meses antes. A edição de 2005 chega às lojas pela gravadora BMG.

Em 2004, em comemoração aos 20 anos da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), foram reeditados alguns sambas clássicos da história do carnaval. O sucesso foi grande, tanto que a Liesa decidiu repetir a iniciativa e novamente permitiu a reedição, mas apenas a Porto da Pedra – escola do bairro de mesmo nome, em São Gonçalo – resolveu resgatar o passado. Desta vez, o repeteco é Festa Profana, do carnaval de 1989 da União da Ilha do Governador.

“A safra de 2004 é uma das melhores dos últimos anos, o que deve levantar o público”, disse o presidente da Liesa, Capitão Guimarães, em entrevista ao telejornal “RJ TV”.

A produção do CD – gravado entre abril e outubro do ano passado – é de Laíla e Mário Jorge Bruno, que em 2005 resolveram mexer definitivamente com a emoção do ouvinte. O disco reproduz com fidelidade o clima da passarela do samba, com direito a fogos de artifício, anuncio das escolas (feito pelo locutor do Sambódromo) e até os gritos da arquibancada.

E se o carnaval é a maior festa do mundo, o UNIVERSO MUSICAL não poderia ficar de fora. A seguir, o U.M. conta um pouco do que cada escola vai trazer para esquentar a disputa do título em 2005. Afinal, o carnaval é uma fábrica de ilusão, e o coração de um folião sempre bate mais forte quando ouve o compasso da bateria.


Beija-Flor
A campeã de 2004 abre o CD com O Vento Corta as Terras dos Pampas, em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Guarani. Sete Povos na Fé e na Dor...Sete Missões de Amor. Na voz inconfundível de Neguinho da Beija-Flor, o samba-enredo, que é assinado por 12 compositores, promete emocionar quem estiver presente no Sambódromo.

Unidos da Tijuca
Segundo lugar e surpresa do carnaval de 2004, a escola da Tijuca quer conquistar o título com Entrou por um Lado, Saiu pelo Outro... Quem Quiser que Invente Outro!, um samba animado que conta o imaginário da mente humana, do Borel a Shangri-lá, como eles dizem.

Mangueira
A verde-e-rosa de Cartola e Dona Zica quer despontar com Mangueira Energiza a Avenida, o Carnaval É Pura Energia e a Energia É Nosso o Desafio, na voz do polêmico Jamelão. O enredo, que é patrocinado pelas estatais Petrobras e Eletrobrás, promete apaixonar os fãs dessa escola que já é ponto turístico da Cidade Maravilhosa.

Viradouro
Vinda do outro lado da Baía de Guanabara, a escola niteroiense vai extravasar com Viradouro é Só Sorriso, um samba de refrão fácil que tem grandes chances de cair na boca do povo, principalmente quando mestre Ciça mostrar na avenida como se comanda uma bateria de escola de samba.

Imperatriz Leopoldinense
Uma Delirante Confusão Fabulística é o enredo que a agremiação de Ramos vai levar para o Sambódromo. Para encantar o público, talvez a Imperatriz precise do pó de pirlimpimpim, porque a letra não é fácil e nem o samba é empolgante.

Salgueiro
A intenção do Salgueiro é incendiar e talvez consiga. Do Fogo Que Ilumina a Vida, Salgueiro É Chama Que Não Se Apaga é uma explosão com paradinhas estratégicas, estilo que já fez da escola campeã de outros carnavais. Ou seja, uma cadência tradicional que o povo gosta.

Portela
A Portela de Paulinho da Viola, Zeca Pagodinho e Marisa Monte é a escola que tem o maior número de títulos, mas não ganha um há muito tempo. Este ano a esperança foi colocada em Nós Podemos: Oito Idéias para Mudar o Mundo, um samba que traz uma linda mensagem e uma bela melodia, mas que não empolga.

Mocidade Independente de Padre Miguel
A verde-e-branco de Padre Miguel talvez seja a escola mais inovadora do carnaval carioca. No domingo, a Mocidade leva para a avenida Buon Mangiare, Mocidade! A Arte Está na Mesa, um enredo que homenageia a Itália. O samba até que é fácil, mas ainda fica faltando ritmo para o carnaval que os foliões curtem.

Império Serrano
A tradicional escola de Madureira, querida por sambistas como Wilson das Neves e Arlindo Cruz, apostou nos agogôs e isso faz diferença ao ouvir o CD. O enredo é Um Grito que Ecoa no Ar (Homem/Natureza – O Perfeito Equilíbrio); a letra não é nada fácil para a galera decorar, mas a empolgação pode despertar o interesse.

Grande Rio
Alimentar o Corpo e a Alma Faz Bem é a escolha da Grande Rio. Menos acelerado, o samba destoa um pouco do CD, mas agrada aos ouvidos e pode impressionar os foliões que curtem o gênero.

Porto da Pedra
Mesmo que você não curta carnaval, já deve ter ouvido falar de Festa Profana, um samba de letra fácil que foi sucesso em 1989 e agora é reeditado pela agremiação gonçalense. A interpretação desta vez ficou por conta de Luizinho Andanças e a melodia traz novidades.

Tradição
Preto Jóia agora é da Tradição. Ele vai cantar De Sol a Sol, de Sol à Soja – Um Negócio da China, um autêntico samba-enredo: harmonia fácil e letra simples.

Caprichosos de Pilares
A Caprichosos resolveu homenagear os 20 anos da Liesa e leva para o Sambódromo Carnaval, Doce Ilusão – A Gente se Encontra Aqui, no Meio da Multidão! 20 Anos de Liga. O samba que relembra o tão conhecido verso “bumbum-paticumbum-prugurundum” é comovente e tem carisma.

Vila Isabel
A tradicional escola de Martinho da Vila se uniu à modernidade de Joãozinho Trinta e vem com Singrando em Mares Bravios... Construindo o Futuro”. A agremiação, que vem transitando com freqüência pelo Grupo de Acesso, quer mostrar que o Grupo Especial é o seu lugar.


Veja mais:


   Disco:  Sambas de Enredo 2005
     Ficha técnica, faixas e compositores

Matérias relacionadas:

  Beija-Flor é tricampeã do carnaval carioca

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções