Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Miguel Proença inicia oitava edição dos Concertos de Verão

Divulgação
A Casa França-Brasil, no Rio, será o 1° espaço a receber em 2005 o projeto Concertos de Verão, que é realizado há 8 anos em museus de algumas cidades brasileiras

Por Marcos Paulo Bin
10/01/2005

Nos meses de janeiro e fevereiro, 14 museus do Rio de Janeiro e também alguns de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul receberão a versão 2005 dos Concertos de Verão, eventos que fazem parte do projeto Música no Museu. Realizados há 8 anos e patrocinados pelo banco Bradesco, os concertos têm entrada franca e não se resumem à música clássica.

As apresentações começam na Casa França-Brasil, no Rio, no dia 11 de janeiro, quando o pianista Miguel Proença fará um passeio pela música brasileira em suas várias vertentes, dos eruditos Carlos Gomes e Villa-Lobos aos populares Pixinguinha e Tom Jobim. A apresentação de Proença marcará a abertura das comemorações do Ano Brasil-França no tradicional museu carioca. Para homenagear os dois países, o músico promete tocar A Grande Fantasia sobre o Hino Nacional Brasileiro, de Gottschalk, e a famosa Marseilleuse.

No Rio, os próximos concertos acontecem no dia 14, com a Orquestra Brasileira de Harpas se apresentando no Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro; e no dia 15, com o Quinteto Carioca no Museu Chácara do Céu, em Santa Tereza.

Histórico

Inaugurado em 1997 no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) do Rio pelo violonista Turíbio Santos, o projeto Música no Museu é a versão brasileira de uma tendência de grandes museus mundiais, como o Metropolitan de Nova York, o Louvre de Paris e o Prado de Madrid: utilizar espaços dedicados às artes plásticas para apresentações musicais.

Já em 98 projeto começou a se estender a outros espaços cariocas. Em 2002, chegou ao Museu da Casa Brasileira, em São Paulo; ao Museu Histórico Abílio Barreto, em Belo Horizonte; e ao Memorial JK, em Brasília. Em Florianópolis, a série foi inaugurada em 2003, no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Souza. No ano seguinte, chegou ao Museu Padre Toledo, em Tiradentes (MG), ao Museu Oscar Niemayer, em Curitiba, e ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), em Porto Alegre.

De acordo com a organização do evento, já foram realizados cerca de 480 concertos gratuitos nesses oito anos, com um público estimado em mais de 115 mil pessoas.


Veja mais:


  Serviço: confira como será o primeiro concerto do projeto Música no Museu em 2005

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções