Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Energia pura

www.babadonovo.com
A grande novidade do 1° DVD do Babado Novo é um trio elétrico que surge no meio do palco trazendo a vocalista Claudia Leitte

Por Neilton Silva
09/01/2004

A banda Babado Novo gravou seu 1º DVD, Uau! Ao Vivo em Salvador (Universal), nos dias 9 e 10 de setembro, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, mesmo palco onde a já consagrada Daniela Mercury e o grupo É o Tchan gravaram também os seus primeiros discos audiovisuais. O Babado Novo, que virou a grande sensação da música baiana, é comandado pela vocalista, compositora e instrumentista Cláudia Leitte, dona de muita beleza e carisma. Tanto que, quando começou a fazer sucesso, chegou a ser comparada por muitos fãs e por parte da mídia com Ivete Sangalo, tendo até o timbre de voz semelhante ao dela.

O palco do Castro Alves estava recheado de efeitos, cores e formas, que, em conjunto com a animação da platéia, se transformaram em uma grande apresentação. Ao todo são 25 faixas no DVD, e na versão em CD, 20. Curiosamente, o DVD não traz todas as canções do CD mais algumas exclusivas, como de costume. Músicas como Ê Saudade – que tem a participação do grupo Jamil e uma Noites – e a regravação de Amor Perfeito, famosa com Roberto Carlos, estão só no disco de áudio. Já os pot-pourris e a releitura de Love’s Divine, sucesso de Seal, estão apenas no disco audiovisual.

O show na Concha Acústica lotada começa com a música Eu Fico, composta por Sérgio Rocha, diretor musical e guitarrista da banda, e que trabalhou em outros grupos que fizeram sucesso como a Cia. do Pagode. Cláudia e o tecladista Luciano Pinto completam o time de compositores deste grande hit, que consta nos dois primeiros CDs do Babado Novo.

Depois foi a vez de Babado Novo, sucesso do primeiro CD, que leva o nome do grupo, e Te Amar é Preciso (Peixinho), sucesso do Patchanka, que é considerado “cópia” do Chiclete com Banana mas que, por apelo do próprio vocalista, está seguindo agora estilo próprio. Logo a seguir, esquentando o clima, a divertida Safado, Cachorro, Sem-Vergonha, música estouradíssima no carnaval de Salvador em 2004.

No primeiro pot-pourri, com Barracos (Escombros)/Beijo na Boca/Preciso de Você, a banda relembra três dos maiores sucessos de Netinho na época do boom do axé, em que o artista e todas as micaretas e carnavais do Brasil cantavam o mega-hit Milla, música que poderia muito bem ter sido encaixada aqui. Tem também uma regravação de Bruno & Marrone, Doce Desejo.

Cover do Led Zeppelin agita a platéia

Cláudia Leitte, dançarinos e banda se mostravam bem descontraídos e entrosados no show. A cada momento em que a cantora pedia para a galera sair do chão, o público obedecia no mesmo momento, abrilhantando ainda mais o espetáculo.

Com Dyer Maker, releitura em ritmo de samba-reggae deste clássico do Led Zeppelin, a banda contagiou todos os baianos. Em seguida, dançarinos e até mesmo alguns integrantes da percussão largaram seus instrumentos, se misturaram à cantora e soltaram as vozes na dançante e coreografada Lirirrixa. Um grande destaque deste DVD é Cai Fora, outra música que estourou no primeiro CD do grupo.

Este novo trabalho é, digamos, “energia pura”, pois o Babado Novo não economiza fôlego na hora de tocar os sucessos, mesmo que não sejam da banda. Um exemplo é o pot-pourri dedicado ao Chiclete com Banana, que dispensa apresentações, que traz Se Me Chamar Eu Vou e Dê um Grito Aí. Talvez o Babado Novo pudesse ter acrescentado mais canções ao pot-pourri, a exemplo de Diga Que Valeu ou Voa, Voa, músicas que fazem lembrar a excelente banda de Bell Marques e cia.

Uma novidade no DVD é a agitada faixa Uau, em que Cláudia Leitte surge em cima de um trio elétrico no fundo do palco (isso mesmo), criando um clima de carnaval na Concha Acústica e contagiando a todos.

Vale lembrar que este é o terceiro CD ao vivo do Babado Novo. O DVD está sendo eleito por muitos foliões como o melhor da história do axé, algo que pode ser considerado um pouco exagerado, pois os discos de Ivete Sangalo (MTV Ao Vivo) e do Chiclete com Banana (Chiclete na Caixa, Banana no Cacho) têm seus valores.

Mas o DVD do Babado Novo realmente é muito bom e tem tudo para atingir uma marca alta de vendagens, o que já vem acontecendo. Além de grandes sucessos, o disco traz quatro canções inéditas (Me Chama de Amor, Caranguejo, Vira Bote e Nada Mais (Magoou)); making of da gravação, mostrando o ensaio e toda a preparação dos figurinos, dançarinos e da cantora para o show; depoimentos dos integrantes da banda e também a discografia. É um prato cheio para quem gosta de música baiana. E uma prova de que o axé, ao contrário do que muitos pensam, não morreu.


Veja mais:


   Disco:  Uau! Ao Vivo em Salvador
     Ficha técnica, faixas e compositores

Matérias relacionadas:

  Babado Novo participa de homenagem à Jovem Guarda e grava com Orlando Moraes


Resenhas relacionadas:

  Uau! Ao Vivo em Salvador
  Sem Vergonha – Ao Vivo

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções