Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Com ele não tem caô

Marcelo D2 defendeu o rap carioca no show que fez no MAM. “Tem que ter suingue; o rap do Rio é assim. A gente é feio mas faz cara de mau”, disse ele
Galeria de fotos

Por Marcos Paulo Bin
21/12/2004

“Vamo fazê barulho aíiiiiiiii!”, clamava a todo momento Marcelo D2, no mega-show de lançamento do CD/DVD Acústico MTV, realizado no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio, no dia 11 de dezembro. Mas não precisava disso; a única coisa que faltou ao primoroso disco, gravado em julho São Paulo e lançado em novembro, teve de sobra na Cidade Maravilhosa: a participação do público.

D2 teve uma festa digna da altura de seu disco, uma verdadeira arquitetura musical, que abalou as estruturas da música brasileira unindo rap e samba. A começar pelo lugar, o inusitado e chique MAM. Uma área vip reunia atores globais e músicos, com comida e bebida liberados. No palco, todos os músicos que gravaram o álbum, incluindo os naipes completos de cordas e metais, percussionistas, vocalistas etc. E, na platéia, um público muito animado, que cantou do início ao fim, pulou e até sambou, por que não?

O cantor – que entrou no palco mancando, devido a um acidente num jogo de futebol – logo esqueceu o machucado e agitou a platéia com suas rimas e seu suingue. O repertório do show seguiu basicamente o do DVD, inclusive na mesma ordem. D2 cantou Vai Vendo, A Maldição do Samba, Eu Tive Um Sonho, Batucada, Mantenha O Respeito (do Planet Hemp) e outras.

O melhor momento foi em Pilotando O Bonde da Excursão, com show dos metais e do violão suingado de Duani, do Forróçacana, que tocou algumas músicas com a banda. É uma das músicas de D2 que mais misturam rap e samba; nem a banda resistiu ao gingado e caiu na folia.

Nas várias músicas em que D2 cita coisas do Rio, a galera ia à loucura, mostrando que o cantor tinha que ter gravado o disco na cidade. Um exemplo foi em 1967 (Ao Vivo), que traz um trecho do hino do Flamengo. O MAM quase inteiro cantou junto.

Aliás, Marcelo D2, que morou em São Paulo durante quase um ano, fez várias loas ao Rio. Ao chamar ao palco Mister Catra, com quem cantou Mantenha O Respeito e Quem Tem Seda?, ele defendeu o rap feito na cidade.

“Nós dois, Marechal e outros representamos o rap carioca. Tem que ter suingue; o rap do Rio é assim. A gente é feio mas faz cara de mau”, disse o anfitrião, que também lembrou o rap paulista, sem citar o nome da cidade. “Salve Thaíde e DJ Um. Se não fossem eles não estaríamos aqui hoje.”

Show de Fernandinho Beat Box

Os mesmos convidados do Acústico MTV estavam no MAM, exceto o gringo Will I Am, do Black Eyed Peas. B Negão cantou com Marcelo D2 em Contexto, do Planet Hemp (banda da qual os dois são integrantes); e o filho do rapper, Stephan, compareceu no hit Lodeando.

A banda de D2 é um show à parte. A forte percussão garante a batucada o tempo todo, não deixando o ritmo cair. Os metais são muito bem colocados, bem como os instrumentos de cordas. Mas quem rouba a atenção mesmo são o pianista Philipe Baden Powell, dando um tom jazzístico a algumas canções; e o DJ Fernandinho Beat Box, que, com a boca, faz todos os scratches. Em 1967 (Ao Vivo), só deu ele. Mais tarde, pediu para a banda puxar vários ritmos – reggae, ragga, samba e até música erudita – e a acompanhou, imitando instrumentos.

O show ainda teve número instrumental e participação de dançarinos de rap. D2 encerrou a apresentação de gala com Qual É?, lembrando de sua eterna busca.

“Estamos aqui à procura da batida perfeita. Se é assim, misturando rap com samba, é assim que vai ser”, disse o cantor, que não quis fazer bis. “Comigo não tem esse caô de bis. Já tocamos tudo que tínhamos pra tocar. Espero que vocês tenham se divertido, porque eu me diverti muito.”

Pode ficar tranqüilo, D2. Só não se divertiu quem é ruim da cabeça ou doente do pé.


Veja mais:








Matérias relacionadas:

  Marcelo D2 faz show com Marisa Monte e Paulinho da Viola na Praia de Copacabana
  Rap e samba no primoroso Acústico MTV de Marcelo D2


Resenhas relacionadas:

  À Procura da Batida Perfeita

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções