Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Famílias Caymmi e Jobim e se encontram no palco e, possivelmente, em disco

Segundo Danilo, dependerá de Nana Caymmi a continuidade, em 2005, da turnê que comemora os 90 anos de Dorival
Galeria de fotos

Por Marcos Paulo Bin
03/12/2004

No início do ano, uma boa surpresa sacudiu a Música Popular Brasileira: os irmãos Nana, Danilo e Dori Caymmi gravaram um CD com alguns dos sambas compostos pelo pai, Dorival, que em abril completaria 90 anos. No dia do aniversário, o homenageado ganhou um show no Canecão, no Rio – onde estava presente – quando foi gravado um CD ao vivo e um DVD. O ano passou, o trio se apresentou em cerca de outras 10 capitais, levou o Grammy Latino pelo CD de estúdio e, no dia 1° de dezembro, voltou ao Rio, para um dos últimos shows da temporada. A turnê acaba mesmo na Bahia, berço de Dorival. Onde mais seria?

“Vamos virar cidadãos baianos”, brincou Dori, no camarim, com seu humor irônico.

Era para Dorival ter ido novamente ao Canecão, pois o show fazia o lançamento oficial do CD e DVD Para Caymmi, de Nana, Dori e Danilo – Ao Vivo. Mas ele não foi devido a problemas de saúde.

“Ele vinha, mas mamãe não deixou. Ela é uma mala!”, disse Nana, no meio do show, para risos gerais.

Nana decide a continuidade do projeto

O bom humor deu a tônica do reencontro dos irmãos em palcos cariocas. Sem o nervosismo do dia da gravação, eles estavam bem à vontade; brincaram, xingaram e erraram várias músicas. Até a neta de Dori, Júlia, entrou no palco e fez com que Nana saísse para devolvê-la ao camarim.

Mas os três não conseguem esconder a emoção de cantar o repertório do pai, mesmo no final de uma turnê. Com um banda fantástica (“são os melhores músicos do Brasil”, aprovou Dori, sempre muito crítico), marcada, naturalmente, pela forte percussão, além dos belos violões de João Lyra e Dori, os sucessores de Dorival mostraram basicamente o repertório do DVD: os sambas que gravaram naquele primeiro CD (O Que É Que A Baiana Tem, Acontece Que Sou Baiano, São Salvador, A Vizinha do Lado/Eu Cheguei Lá, Eu Não Tenho Onde Morar/Maracangalha) e canções mais introspectivas (Marina, O Bem do Mar, Peguei Um Ita no Norte, Adeus, Acalanto). Na maioria do show cantaram juntos, mas em alguns momentos ficaram apenas Dori e Danilo e, em outros, só Nana.

O protocolo foi quebrado quando Danilo chamou a filha dele, a cantora Alice Caymmi, e os irmãos Paulo (violão) e Daniel (piano) Jobim, filhos de Tom, para subirem ao palco. Juntas, as famílias Caymmi e Jobim cantaram e tocaram Maricotinha (música de Dorival gravada por Tom), Doralice e Samba do Avião, clássico do Maestro.

“Me descobri cantor com essa música, quando o Tom me deu a oportunidade de cantá-la”, recordou Danilo, que tocou na banda de Tom Jobim e estudou música com Paulo. Ele lembrou ainda que o pai, Dorival, participou da introdução dessa música.

No camarim, Danilo contou, com exclusividade ao U.M., que pensa em fazer um disco com seus dois irmãos, Paulo e Daniel. O título não está definido, mas poderia ser novamente Caymmi Visita Tom – nome de um LP gravado em 1964 que trazia Tom Jobim, Dorival Caymmi, a mulher Stela e os três filhos do casal – ou o inverso, Tom Visita Caymmi.

“Tive a idéia de reunir nós cinco, pois somos pessoas muito próximas. Mas ainda não há nada concreto”, contou Danilo.

Ainda no camarim, ele jogou para a irmã a responsabilidade de continuar divulgando os discos em homenagem ao pai, em 2005.

“Tudo vai depender da Nana. É ela quem manda!”, disse ele.


Veja mais:


   Disco:  Para Caymmi, de Nana, Dori e Danilo – Ao Vivo
     Ficha técnica, faixas e compositores





Matérias relacionadas:

  O encontro histórico da Família Caymmi


Resenhas relacionadas:

  Para Caymmi, 90 Anos – Ao Vivo

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções