Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  New Music abre as portas com o rock do Catedral

Reprodução
A capa de A Resposta de 1 Desejo (acima), novo CD do Catedral e 1° lançamento do selo New Music, traz pinturas feitas pelo guitarrista Cezar (embaixo, 2° à dir.), morto em acidente de carro em 2003

Por Marcos Paulo Bin
26/11/2004

O Natal vem chegando, e a gravadora Line Records, uma das principais do país no segmento gospel, já anuncia as novidades para esse período em que o mercado fonográfico procura recuperar parte dos prejuízos que teve ao longo do ano. A principal novidade, paradoxalmente, é a tentativa da gravadora de partir para o mercado secular, através do selo New Music. Ele substitui outro selo, Record Music, que estreou em 2003 com o CD/DVD Acima do Nível do Mar, projeto acústico da banda de pop-rock Catedral.

Coincidência ou não, o primeiro lançamento do selo é exatamente o novo CD Catedral, A Resposta de 1 Desejo. A banda vinha trabalhando nesse disco desde que saiu da Warner Music, em 2002, mas parou devido ao convite da Line para fazer o projeto acústico. É o último álbum do Catedral com o guitarrista Cezar, irmão do vocalista Kim e do baixista Julio, que morreu tragicamente em acidente de carro, ano passado.

O U.M. teve acesso, em primeira mão, a um CD-demo com as 12 faixas de A Resposta de 1 Desejo prontas. E adianta: é um discaço. Se é o melhor trabalho do Catedral, cabe aos fãs decidirem. Mas certamente é um dos mais roqueiros. Em faixas como A Poesia E Eu (a primeira que será trabalhada nas rádios), Nada Mudou e Terra de Ninguém, Cezar desce o braço na guitarra, mandando ver nos solos. Como disse Kim em antiga entrevista ao U.M., realmente parecia que Cezar adivinhava o que iria acontecer, pois sua performance é fantástica.

Mas o Catedral, como de costume, também se sai muito bem nas baladas. Duas delas chamam a atenção: Para Um Novo Tempo Começar, de letra inspiradíssima, e Quatro Cores, que é, no mínimo, emocionante. Ela traz um dueto de Kim e Cezar, homenageando diversas cidades brasileiras e declarando seu amor ao Rio de Janeiro. No dia da gravação, Kim estava rouco, e pediu que Cezar fizesse a voz guia. Ao retomar a idéia do CD, o vocalista lembrou-se do fato e decidiu gravar sua voz também. É de arrepiar e mexer com o coração da legião de fãs da banda.

Cezar ainda está presente na capa do CD, que traz pinturas que o guitarrista fazia como hobbie. No repertório, outros destaques são a música-tema do programa “Sem Saída”, da Rede Record, e a versão elétrica de Quem Disse Que O Amor Pode Acabar, principal sucesso de Acima do Nível do Mar.

Selo lançará shows da Rede Record em DVD

De acordo com o diretor comercial da Line Records, Maurício Soares, o selo New Music promete outras novidades.

“No novo selo trabalharemos produtos e artistas que poderão atingir o mercado popular. O projeto começa com o CD da banda Catedral, mas a idéia é lançarmos outros produtos aproveitando a parceria com a Rede Record, como o CD Domingo da Gente (do programa dominical de Netinho de Paula), e ainda uma série de DVDs com a linha de shows da emissora”, explica Maurício.

O diretor explica que a idéia de trocar o nome do selo deve-se ao fato de a Line Records precisar abrir novos espaços na mídia, o que às vezes era difícil com a marca da Record no nome. E ele acredita que a experiência de ter trabalhado durante um ano com o Catedral, uma banda de pop-rock que toca em rádios como a Cidade (RJ) e a 89 FM (SP), pode ajudar a consolidar o selo no disputado mercado secular.

“Estamos aprendendo dia-a-dia a lidar com este novo mercado. O CD do Catedral não é 100% direcionado ao mercado gospel, mas é 1.000% direcionado àqueles que curtem a música da banda, incluindo evangélicos ou não. Lidar com o pessoal da banda é supertranqüilo, primeiro porque são todos cristãos e bem sérios, e ainda porque estão acreditando no esforço da gravadora em investir neste projeto pioneiro”, conta Maurício Soares, feliz com a repercussão que o Catedral teve em 2004. “O primeiro CD da banda conosco superou as 100 mil cópias vendidas, e o mercado vem demonstrando grande interesse neste produto. Com isso, acreditamos que alcançaremos rapidamente o disco de platina por este novo trabalho.”

Não é de duvidar.


Veja mais:


  Line Records anuncia os lançamentos gospel para o Natal


Matérias relacionadas:

  Line Records anuncia seus lançamentos para o 2º semestre de 2005
  Line Records volta a apostar em artistas consagrados e recontrata Melissa
  Artistas da Line Records fazem balanço de 2004
  Line Records valoriza seu catálogo na série Seleção de Ouro

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções