Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Leoni abandona disco de inéditas para gravar CD e DVD ao vivo

No camarim, antes do show, Herbert Vianna, Léo Jaime, Dinho Ouro-Preto e Leoni relembram histórias dos anos 80, quando começaram a carreira
Galeria de fotos

Por Marcos Paulo Bin
15/11/2004

Quando lançou o CD Áudio-Retrato (Som Livre), em 2003, o cantor e compositor Leoni – ex-baixista do Kid Abelha e ex-vocalista dos Heróis da Resistência – afirmou em entrevista coletiva que, se quisesse continuar com sua carreira solo, cercada de altos e baixos, as pessoas precisavam saber quem ele era. Daí regravar, no formato acústico, músicas que ele compôs e se tornaram sucessos nos grupos por onde passou, sozinho e com outros artistas.

Mais de um ano depois, parece que Leoni atingiu seu objetivo. Pelo menos foi o que demonstrou o público que lotou o Garden Hall, no Rio, no dia 9 de novembro, para assistir à gravação do DVD de Áudio-Retrato, que também sairá em CD ao vivo. A platéia não sossegou enquanto Leoni não cantou Exagerado, última canção do show e que teve as participações de Herbert Vianna, Léo Jaime e Dinho Ouro-Preto, mesmos convidados do CD de estúdio. Logo Exagerado, que Leoni, naquela mesma coletiva, comentou, meio que se lamentando, que as pessoas, em seus shows, ouviam a música como um cover de Cazuza, não reconhecendo que ele também a compôs.

“Realmente consegui bastante coisa com esse disco”, disse Leoni, antes do show, no camarim, onde recebeu o I Troféu U.M. como “Melhor Disco de Coletânea/Regravação/Tributo de Pop-rock de 2003”, por Áudio-Retrato. “Não consegui ir a todos os lugares, como no Sul, mas fiz muitos shows. Teve o anúncio na TV, o que ajudou também. E, embora a Som Livre não seja uma gravadora que trabalhe em rádio, algumas músicas tocaram em emissoras adultas, que são o meu público.”

Cantor não considera CD ao vivo uma repetição

No camarim, rolava um clima muito descontraído. Quando Herbert Vianna chegou, por volta das 21h, ele, Leoni, Dinho e Léo Jaime, contemporâneos do movimento BRock dos anos 80, ficaram relembrando histórias e tocando algumas músicas, como Tempos Modernos, de Lulu Santos, e Pinball Wizard, do The Who. Leoni aproveitou para dar uma rápida entrevista ao U.M., na qual revelou que, antes de receber o convite da Som Livre para gravar o DVD, estava pronto para lançar um disco de músicas inéditas, chamado Outro Futuro. E disse que não considera o CD ao vivo que virá uma repetição de Áudio-Retrato.

“Esse projeto do DVD já existia desde quando lancei o Áudio-Retrato. Eu estava com um disco de inéditas pronto quando recebi o convite da Som Livre para concretizar o projeto. Não acho que seja uma repetição, pois o Áudio-Retrato tem 14 músicas, e no show são 22. Ainda não sei que seleção terá o CD ao vivo, mas ele deverá vir como um brinde do DVD”, explicou Leoni, lembrando que, apesar do aumento no repertório, seu “áudio-retrato” não está completo. “Ainda tenho muitas cartas na manga. Na minha comunidade no Orkut havia sete ou oito seleções de músicas para o show.”

Este atual projeto e a trajetória recente de Leoni se assemelham com a de Pepeu Gomes. O ex-novo baiano gravou, em 1999, um disco acústico de estúdio, chamado Meu Coração, pela Trama. Este ano, está lançando um DVD ao vivo, pela Som Livre, em que o CD vem de brinde. Coincidência? Nem tanto.

“Eu estava fazendo algumas músicas com o Pepeu para o novo disco de inéditas dele, quando nós dois paramos para fazer um DVD. A indústria está apostando nesse formato. É legal porque eles estão voltando a ligar pra gente, a fazer convites. Não precisamos mais ficar batendo de porta em porta”, contou Leoni, que mostrou seu lado zen ao ser perguntado se não acha que está havendo um excesso de discos ao vivo no mercado. “É, pode ser... (longa pausa). Mas não sei, não tenho comprado discos ao vivo!”


Veja mais:


  Convidados dão clima de anos 80 à gravação
  Confira o repertório do show de Leoni






Matérias relacionadas:

  O áudio-retrato de Leoni


Resenhas relacionadas:

  Ao Vivo
  Áudio-Retrato

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções