Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Virtuosismo dá a tônica na última edição do Festival Bank Boston 2004

Divulgação/Carlos Moure
João Donato quebrou o protocolo e, em um festival de música instrumental, cantou sucessos dele como A Paz e Bananeira

Por Felipe Resende
29/10/2004

Foi realizado em 23 de outubro, no Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, o terceiro e último Festival Bank Boston Instrumental 2004. O evento trouxe ainda mais projeção ao cartão-postal carioca, que já é conhecido pelos freqüentes shows instrumentais realizados nos quiosques que o cercam.

O público desta edição, em torno de 4.800 pessoas, provavelmente foi o maior do evento; havia até mesmo um local reservado para deficientes físicos. Para os ouvidos mais atenciosos, a P.A. (som ouvido pelo público) não estava tão clara quanto nas edições anteriores, mas nada que estragasse a festa.

A abertura ficou por conta de Dudu Salinas e o grupo Conversa de Cordas. Bossa nova, samba-canção e choro estiveram presentes nesse show. Destaque para Samba de Uma Nota Só, Linha de Passe e Saigon, tradicionalmente conhecida na voz de Emilio Santiago, com solo caprichado de saxofone. A apresentação acabou com o folclore popular Peixinhos do Mar, que foi cantado em coro pelo público.

Depois subiram ao palco Yamandu Costa e Armandinho, “um gaúcho e um baiano”, como disse o apresentador Nelson Motta. Mas a distância geográfica entre os estados de nascença dos músicos não foi impedimento para que eles mostrassem um grande entrosamento. Enquanto Yamandu usou o banquinho e o violão, Armandinho valeu-se do esquema de trio elétrico: ficou em pé com sua guitarra e fez até notas preenchidas por ecos e reverbs.

Para ganhar de vez o público, Noites Cariocas, de Jacob do Bandolim, abriu o programa. Foram executadas também músicas de autoria da dupla como Bahia E Grêmio e A Nossa, primeira parceria deles. Houve ainda um momento dedicado a solos dos dois músicos, que ali mostraram toda seu virtuosismo. Armandinho passeou pelo Samba do Avião, de Tom Jobim, como forma de homenagear o Rio. Na volta de Yamandu para o palco, o show foi encerado com base em Brasileirinho, com guitarra e violão produzindo sons de cuíca e percussão.

Donatinho e seu teclado sideral

A atração final da noite era João Donato. Ao seu lado, uma “cozinha” de peso, com Luis Alves no contrabaixo e Robertinho Silva na bateria, e ainda Ricardo Pontes no sax e na flauta, Jessé Sadoc no trompete e flugelhorn e Joãozinho Donato, seu filho, nos teclados. Aliás, João Donato sempre chamava seu filho por “Donatinho e seu teclado sideral”, pois ele atacava com samples, piano elétrico e sintetizadores da década de 70.

E foi assim, com os samples do teclado sideral de Donatinho, que o show começou. A apresentação teve uma linha básica onde os instrumentistas eram chamados por João Donato para solar cada música, com um andamento muito bem cadenciado e voltado para um estilo bossa latina. Para executar seus sucessos, João Donato quebrou o protocolo do instrumental, cantando músicas como A Paz, A Rã, Nasci para Bailar e Bananeira.

Mas o festival ainda não estava encerrado. Yamandu e Armandinho voltaram ao palco tocando Garota de Ipanema, de Tom e Vinicius, e levantando o público. Bananeira foi bisada, com João Donato improvisando um trecho da música para a participação do público. Público que pediu bis, e ouviu novamente Nasci para Bailar.

Assim se encerrou mais uma edição do Bank Boston Instrumental 2004. Temporada que foi muito feliz, pois em todas as edições, além da ajuda da mãe natureza trazendo noites lindas, a escolha dos músicos e dos programas foi bem cuidadosa. Contando também com uma platéia heterogênea e sempre participativa, o festival mais uma vez mostrou a qualidade e a riqueza dos músicos e da música brasileira. Até a temporada 2005!



Matérias relacionadas:

  Festival Bank Boston valoriza a música instrumental

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções