Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Marcelo D2 mistura DJ com tamborim em seu Acústico MTV

Divulgação
Em seu 3° CD, Marcelo D2 aprofunda a sua arquitetura musical, ao misturar rap com samba. O resultado é ainda melhor que no disco anterior, o multiplatinado À Procura da Batida Perfeita

Por Marcos Paulo Bin
30/09/2004

No kit distribuído à imprensa, o terceiro CD de Marcelo D2, Acústico MTV (Sony) – que também gerou seu primeiro DVD – vem acompanhado de um isqueiro. Sinal de que o vocalista do Planet Hemp continua queimando tudo até a última ponta? Também. Afinal, ao longo do disco ele reafirma isso várias vezes.

Mas o “tudo” que D2 queima tem conotações bem mais amplas. Em Acústico MTV, ele não só dá continuidade, como aprofunda sua arquitetura musical, unindo de forma original e peculiar o rap e o samba. É o “MC partideiro”, como diz a letra da música que dá título a seu último disco, À Procura da Batida Perfeita.

“Agora já é parceiro, de verdade. Rap com samba, acústico, à procura da batida perfeita”, proclama D2, antes de começar o disco com Vai Vendo.

Na faixa seguinte, A Maldição do Samba, a síntese do disco: “Passo a passo foi tomando conta de mim / É coisa fina, DJ com tamborim / Fortaleceu meus braços, abriu minha cabeça”.

Disco traz a participação de rapper do Black Eyed Peas

Para o Acústico MTV, gravado em julho, em São Paulo, Marcelo D2 reuniu algumas músicas de seu primeiro disco, Eu Tiro É Onda, e muitas do segundo, À Procura da Batida Perfeita. Ele ainda relê uma música do Planet Hemp, Contexto (com citação de Mentira, de Marcos e Paulo Sérgio Valle, como na versão feita por eles no disco MTV Ao Vivo, de 2001), ao lado de B Negão, seu ex-parceiro no grupo. Também participam do disco o filho do cantor, Stephan, em Loadeando, repetindo a dobradinha que fizeram em À Procura da Batida Perfeita; e o rapper Will I Am, do badalado grupo Black Eyed Peas, na faixa C.B. (Sangue Bom). É uma das melhores do disco, com cara de hit. O DVD traz o mestre João Donato improvisando ao piano em Espancando O Macaco e em mais uma da safra do Planet, o sucesso Mantenha O Respeito.

A MTV colocou nas mãos de D2 um grande desafio: desplugar um som essencialmente eletrônico, fundamentado em scratches e samplers. Mas, como nos tempos de Zico, citado na faixa 1967 (Ao Vivo), o cantor mata a bola no peito e marca um golaço, de placa. Vitória de D2, de goleada. Para chegar a um placar elástico, ele conta com uma banda formada por 23 músicos, que inclui percussionistas da Serrinha (a escola de samba Império Serrano); a bateria e o cavaquinho de Duani, do Forróçacana; naipe de metais (sax alto e tenor, trombone e trompete) e de cordas (violões, viola, violino e violoncelo); vibrafone e o auxílio luxuoso do piano de Philipe Baden Powell.

Mas a grande atração mesmo é Fernandinho Beatbox, que, com a boca, faz o papel dos efeitos eletrônicos, de forma sensacional, bem realista. Vale destacar a participação dele em A Maldição do Samba, À Procura da Batida Perfeita, Eu Tive Um Sonho e principalmente em 1967 (Ao Vivo), em que faz uma espécie de solo.

O resultado supera o que o Charlie Brown Jr. fez em seu Acústico MTV, que já trazia muitos elementos de rap, embora o disco de D2 seja oficialmente o primeiro unplugged do gênero. Mas o grupo de Chorão jogou pesado ao encher de efeitos os violões, dando a impressão, muitas vezes, de que a guitarra estava presente. D2 preferiu a batucada do samba e também goleou a banda santista.


Veja mais:


  Rapper canta João Nogueira, Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Vinícius e Baden
   Disco:  Acústico MTV
     Ficha técnica, faixas e compositores

Matérias relacionadas:

  Marcelo D2 faz show com Marisa Monte e Paulinho da Viola na Praia de Copacabana
  Marcelo D2 faz apresentação de gala na estréia da turnê de Acústico MTV


Resenhas relacionadas:

  À Procura da Batida Perfeita

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções