Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Martinho da Vila foge ao trivial em seu 1° DVD

Divulgação
Martinho da Vila no palco do Canecão, onde gravou seu 1° DVD (em detalhe). O grande achado do disco são os extras, que mostram o sambista entre os filhos e amigos como Beth Carvalho e Zeca Pagodinho

Por Marcos Paulo Bin
28/09/2004

Primeiro foi o CD Conexões, lançado no fim de 2003, no qual Martinho da Vila relia seus principais sucessos em francês, fazendo também o caminho inverso (o clássico La Bohème, de Charles Aznavour, virou Boemia) e homenageava Portugal, outro canto europeu onde tem público fiel, com Chora Carolina, de Roberto Leal. Uma boa idéia, um disco também voltado para o mercado exterior... Por que não registrar o show?

Foi exatamente o que Martinho fez no dia 14 de fevereiro, no Canecão, onde realizava uma minitemporada de um fim de semana. O registro do show viraria a dobradinha básica CD ao vivo + DVD, o primeiro lançado antes do segundo.

E assim aconteceu. Conexões Ao Vivo (MZA), o CD, chegou às lojas em agosto, com a repetição de algumas músicas que já estavam na versão de estúdio, entre elas Mulheres, Ex-Amor, Minha Amiga e Como Você, a única inédita daquele disco. Mas, no lugar de alguns sucessos, como Devagar, Devagarinho, Disritmia, Pra Tudo Se Acabar na Quarta-Feira e Canta, Canta, Minha Gente, entraram outros, a exemplo de Danadinho Danado (com Simone) e Madalena do Jucu. Martinho também incluiu no disco ao vivo a hilária Nota de Cem, gravada pelo filho Tunico Ferreira (que participa da faixa), e releituras para Tudo Menos Amor (Monarco e Walter Rosa), Apaga O Fogo, Mané (Adoniram Barbosa) e Pelo Telefone, com participação de Vó Maria, viúva de um dos autores da música, Donga.

O DVD saiu em meados de setembro, acabando com o problema das músicas que ficaram de fora em um ou outro disco. O show traz, além das canções do CD, a releitura de Feitiço da Vila (Noel Rosa e Vadico) e Disritmia. Os demais sucessos de Martinho e outras pérolas aparecem nos extras, que são a grande sacada do disco audiovisual.

Cantor visita países onde é mais popular

Martinho da Vila conseguiu de forma muito eficiente fugir do trivial formato de DVD “show + entrevista”. Os extras nada tradicionais vão além desse segundo papel, mostrando o sambista da forma como ele mais gosta de estar: entre amigos.

“Roda de Samba no Estúdio MZA” é uma grande festa na sede de sua gravadora, onde a cada momento vão chegando convidados para se juntarem a Martinho e os filhos Tunico Ferreira, Analimar e Mart’nália: Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Monarco e até a atriz Denise Fraga, fã “confessa” do sambista, que gravou com ele Pra Tudo Se Acabar na Quarta-Feira em Conexões. Além dessa música, a turma canta, entre outras, Quem É do Mar Não Enjoa, No Embalo do Samba, É de Black-Tie, Se Eu Sorrir, Tu Não Podes Chorar, Amigo Martinho, homenagem de Monarco e Alcino Corrêa ao cantor, e Enamorada do Sambão, que Martinho compôs para Beth Carvalho.

Já “Butiquim do Martinho” mostra o sambista em seu bar, em Vila Isabel, recebendo outros amigos como Dudu Nobre, Leci Brandão e Carlinhos de Jesus. E, por falar no bairro, a escola de samba de coração não poderia ficar de fora: o vídeo mostra um trecho de um desfile da Vila, com Martinho entre os foliões.

“Conexões pelo Mundo” cumpre um papel de documentário, com o anfitrião às margens da Baía de Guanabara fazendo uma espécie de viagem no tempo. Inicialmente ele mostra sua cidade natal, Duas Barras, no interior fluminense, e depois parte para os países em que é mais popular. A primeira parada é em Portugal, onde Martinho diz “estar em casa”.

“Sempre lanço meus discos simultaneamente em Portugal”, afirma o cantor, que na capital do país gravou um videoclipe para a música Lisboa Menina E Moça, passeando pelas ruas da cidade. Enquanto isso, legendas dizem que ele é um dos maiores vendedores de discos de Portugal.

O próximo pouso é na França, onde nasceu todo esse projeto. O sambista diz no vídeo que a idéia do disco Conexões surgiu porque uns franceses gostaram das músicas dele e lhe disseram que foram aprender português para entender as letras.

“Fiquei apaixonado pela França. Foi o primeiro lugar onde minha música chegou depois dos países de língua portuguesa”, conta Martinho, que fez um esquema semelhante ao de Portugal: pelas ruas de Paris, ele gravou o clipe de Boemia. Enquanto ele passeia, as legendas vão contando um pouco das peripécias do cantor na terra de Napoleão.

O tour termina exatamente onde começou a carreira internacional de Martinho da Vila, em Angola. Foi lá que ele se apresentou pela primeira vez fora do Brasil, em 72. O sucesso foi tanto que o sambista acabou sendo nomeado oficialmente como embaixador cultural pelo governo angolano. Martinho, que lá gravou, para o DVD, o clipe de À Volta da Fogueira, conta que sua função durante muitos anos foi fazer um intercâmbio de artistas entre os dois países.

Ficou faltando uma coisa... Devagar, Devagarinho não estava no show, na roda de samba, no botequim nem nas viagens. Mas aparece cantada pelo próprio público na entrada do Canecão, em uma seção escondida no DVD. Fantástico. Ah, para facilitar seu trabalho, o botão está no cordão de Martinho.

Confira a seguir uma entrevista exclusiva com o sambista, na qual ele conta que, após, algumas experiências frustradas, agora finalmente gravou um DVD de verdade. Compre o disco e você verá entenderá porque.


Veja mais:


  Entrevista com Martinho da Vila: “agora fiz um DVD de verdade”
   Disco:  Conexões Ao Vivo
     Ficha técnica, faixas e compositores

Matérias relacionadas:

  Os sambas em francês de ‘Martinhô da Vilá’


Resenhas relacionadas:

  Brasilatinidade
  Conexões Ao Vivo 
  Conexões

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções