Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Um show tão bom quanto o disco

O vocalista Nasi em meio ao belo cenário futurista que o Ira! utilizou na gravação de Acústico MTV e que foi reproduzido no Canecão
Galeria de fotos

Por Marcos Paulo Bin
21/09/2004

Enquanto o disco de Marcelo D2, recém-chegado às lojas, não emplaca, e o dos Engenheiros do Hawaii não é lançado, o Ira! continua sendo a bola da vez do bem-sucedido projeto Acústico MTV. E, se o CD e o DVD da banda paulista são fenomenais, o show não poderia ser diferente. Foi o que os cariocas puderam conferir nos dias 18 e 19 de setembro, quando Nasi (voz), Edgar Scandurra (violão e vocais), Gaspa (baixo) e André Jung (bateria) aportaram no Canecão.

O quarteto veio muito bem acompanhado. A banda de apoio, comandada pelo ex-Charlie Brown Jr Thiago Castanho (violão), é muito boa, garantindo a bela sonoridade do disco, um dos melhores da série, e do show. Completam o time Beto Piacello (piano), Jonas Moncaio (violoncelo), Michelle Abu (percussão) e Lino Crizz (backing vocal). Como fator extramusical, o bonito cenário futurista, assinado por Zé Carratu.

No show do dia 18, o Ira! não fugiu ao espírito do Acústico. Sentados quase o tempo todo, poucas vezes Nasi e Edgar ficaram de pé. Em nenhum momento os violões foram substituídos por guitarra, como algumas bandas que gravaram Acústicos fazem nas turnês; algumas vezes, fãs mais “radicais” até clamaram por rock and roll.

O repertório também foi o mesmo do disco, pelo menos até o bis, o que tornou o show um pouco curto. Quem não tem o DVD pôde curtir duas músicas que ficaram ausentes da versão em CD: o sucesso Vida Passageira, que o grupo gravou originalmente em MTV Ao Vivo (2000), numa homenagem a Suba, um amigo músico que havia morrido na época; e a inédita Muito Além do Jardim.

Grupo toca músicas que não entraram no disco

O show começou como o Acústico: após o making of da gravação, transmitida no telão, a banda entrou no palco cantando Pra Ficar Comigo, ótima versão para Train in Vain, do The Clash, que também inicia o CD e o DVD. Só na quarta música veio o primeiro sucesso, Dias de Luta, com Edgar Scandurra mostrando todo o seu virtuosismo ao violão. Nasi aproveitou para lembrar a época da gravação da música e fazer um agrado no público.

“Gostamos muito de vir ao Rio, pois muitos de nossos discos foram gravados aqui. Um deles foi Dias de Luta, de 88. Foi quando apareceram algumas latas no litoral do Rio e de São Paulo”, disse ele, para risos gerais, referindo-se ao famoso episódio em que latas com maconha apareceram no mar.

Outros bons momentos do show foram O Girassol, a primeira música de trabalho do disco, em que brilhou o violoncelo de Jonas Moncaio; Flores em Você, um dos poucos momentos em que Edgar ficou de pé e chamou o público para participar; Tarde Vazia, atual faixa de trabalho (gravada com Samuel Rosa), cantada em coro pelo público; e Tanto Quanto Eu, que, embora não seja muito conhecida, levantou a platéia, com destaque para o solo de piano de Beto Piacello. Mas é claro que o momento alto ficou para o fim, com o clássico Envelheço na Cidade, com o Canecão todo de pé e cantando em uníssono.

O Ira! voltou para o bis com a formação original, com André Jung na percussão. Enfileirados na frente do palco, os quatro tocaram dois grandes sucessos deixados de fora do Acústico: Mudança de Comportamento e Tolices. Com toda a banda, lembraram Saída, música de seu primeiro disco e que estava somente no DVD, mas foi incluída como faixa bônus numa tiragem extra do CD. O final, mais uma vez, foi arrebatador, com Núcleo Base. Quem estava pedindo rock and roll deve ter ficado satisfeito...


Veja mais:


  Turnê de Acústico MTV levará mais um ano






Matérias relacionadas:

  Ira! estréia no Claro Hall, faz balanço da turnê acústica e fala dos anos 80
  O Acústico MTV de inéditas e lados-B do Ira!


Resenhas relacionadas:

  Acústico MTV

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções