Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Disco ao vivo marca uma nova fase na carreira de Aline Barros

Recuperada dos problemas na voz, e estreando na MK Publicitá, Aline Barros diz que vive um momento especial em sua vida. “Quero muito mais de Deus, quero fazer muito mais pela obra Dele, pelas almas que precisam de Jesus”, diz a cantora
Galeria de fotos

Por Marcos Paulo Bin
30/08/2004

No dia 1º de setembro, Aline Barros concorre ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa”, por Fruto do Amor, seu último trabalho na gravadora AB Records. No entanto, embora este seja um feito inédito na carreira dela, mesmo que vença Aline dificilmente viverá uma emoção maior do que aquela que sentiu nos dias 21 e 22 de agosto, quando gravou seu primeiro disco pela MK Publicitá.

A gravação aconteceu na Comunidade Evangélica da Zona Sul, no bairro carioca do Flamengo. Nada ali era novidade para Aline, a não ser o repertório, que era de músicas inéditas. Há dois anos, ainda pela AB Records, ela gravou um disco ao vivo, relendo seus sucessos, num festival de música gospel de Vitória. A Comunidade também é bem familiar à cantora, que lá congrega ao lado do marido, o jogador de futebol Gilmar.

Mas o que se viu nos dois dias de gravação não acontece a todo momento. A equipe do UNIVERSO MUSICAL esteve presente no domingo, quando apenas foram refeitas algumas músicas que já haviam sido gravadas no dia anterior. Mesmo assim, pôde-se constatar a emoção que tomou conta do local. Entre o coral de 300 vozes – formado por membros de igrejas de diversos municípios fluminenses – era comum ver pessoas chorando ou falando em línguas. Aline, com uma faixa na cintura onde se lia “Deus é fiel”, vibrava a cada música. Com uma forte presença de palco, que até lembrava os roqueiros gospel, ela cerrava os punhos e socava o ar nos refrãos, comandava com extrema maestria o coral e a banda – que trazia nomes como o guitarrista Sérgio Knust e o tecladista Rogério Vieira, produtor do trabalho – e ainda, com a habilidade própria de uma das maiores cantoras evangélicas do país, misturava o sotaque pop das canções com o espírito congregacional.

“A Aline não era assim. Ela agora está adotando uma linguagem mais pop-rock, que é uma tendência mundial”, diz Rogério, que chegou a tocar na banda da cantora durante quatro anos.

Já Aline tem outra explicação para sua nova postura no palco.

“Eu entendi o meu papel, o motivo pelo qual Deus me chamou. No palco eu estou tomada pelo Espírito Santo, então ninguém me segura mais. Ali é Deus falando através da minha vida. Estou com novo gás”, conta ela, que, em 2002, no final da gravidez de Nicholas, seu primeiro filho, teve problemas nas cordas vocais e ficou com apenas 5% da voz. Mesmo assim, pela fé, ela entrou no estúdio e gravou o CD Fruto do Amor, que concorre ao Grammy. Agora está totalmente recuperada, como garante Rogério Vieira.

“Eu notei que a região vocal da Aline caiu três pontos. Mas, com isso, a voz dela, que era aguda, agora está mais encorpada, mais pesada. Ela está completamente curada. Se sobrou alguma conseqüência, foi favorável”, exalta o produtor.

Aline acredita que a experiência a fez amadurecer.

“Minha recuperação foi um milagre, e isso fez a diferença nessa gravação. Deus me fez entender novamente meus princípios, voltar ao primeiro amor. Hoje quero muito mais de Deus, quero fazer muito mais pela obra Dele, pelas almas que precisam de Jesus. Estou apaixonada”, diz Aline, sorrindo de orelha a orelha e com um brilho esfuziante nos olhos.

Tamanha alegria também se deve ao fato de estar completamente em casa na gravação. Além de ser membro da Comunidade da Zona Sul, ao lado do marido e do produtor, seus pais – Ronaldo e Sandra Barros – são pastores de lá.

“Gravar na Comunidade foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. Eu podia ter escolhido outro lugar, mas estou num momento muito bom com minha igreja. Lá é a casa de Deus, a casa do meu Pai. Celebrar o Senhor ali é perfeito”, comemora Aline, que sonha em gravar um disco com o grupo de louvor da Zona Sul.

Gravação poderá virar DVD

A gravação de domingo, como definiu Rogério, foi apenas “por luxo”. No sábado, Aline registrou todas as músicas do CD, que ainda não tem nome definido – a cantora só adianta que está em dúvida entre dois nomes, e que não são títulos de músicas do disco – e deverá ser lançado já no fim de setembro.

No sábado estiveram presentes vários artistas da MK, como Emerson Pinheiro (produtor, compositor e integrante do grupo Quatro por Um), Fernanda Brum e Marina de Oliveira, além de Yvelise de Oliveira, presidente da gravadora, e o marido dela, o deputado federal Arolde de Oliveira.

Yvelise de Oliveira era uma das mais empolgadas. Três dias depois, ao encontrar Aline e Rogério na sede da MK, onde davam a entrevista para o UNIVERSO MUSICAL, ela não se conteve e revelou aos dois a emoção que sentiu naquela noite.

“A Cristina (Xisto, diretora administrativa da MK) sugeriu que gravássemos a apresentação. Segundo ela, se o material ficasse bom, nós poderíamos utilizar; senão, teríamos pelo menos o making of. Eu aceitei, sem levar muita fé. Mas quando vi o resultado, me surpreendi. Nunca tinha visto algo tão maravilhoso. Já temos um DVD pronto”, exultou Yvelise de Oliveira, pegando Aline de surpresa. Momentos antes, a cantora afirmara que já estava pensando, numa data ainda não definida, em gravar um DVD pela MK.

No entanto, para Aline, mais importante do que isso é que o disco marca um novo tempo em sua vida. A cantora cita como exemplo disso a música Sonda-me, Usa-me, composta por ela com o pastor Edson Feitosa, após uma ministração para os jovens de sua igreja.

“Deus me levantou para ser ministra. Essa é uma das músicas mais fortes do disco; me lembra até os tempos da Comunidade da Vila da Penha, de Consagração. Mas é claro que agora o contexto é outro. Este CD vai impactar muitas vidas. É o meu desejo, e eu estou aqui para fazer o que Deus quiser”, diz Aline.


Veja mais:


  Sintonia entre artista e produtor






Matérias relacionadas:

  Aline Barros retoma carreira infantil e prepara 3º CD para as crianças
  Aline Barros assina contrato com MK Publicitá
  Os planos da mamãe Aline Barros para 2003


Resenhas relacionadas:

  Som de Adoradores – Ao Vivo

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções