Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Lagoa é o novo espaço da música instrumental brasileira

Fotos divulgação
Depois de se apresentarem individualmente, Henrique Cazes, Pepeu Gomes e Carlos Malta encerraram o Festival Bank Boston juntos no palco tocando Asa Branca

Por Felipe Resende
26/08/2004

No dia 21 de agosto, o Rio de Janeiro recebeu a segunda edição do Festival Bank Boston Rio Instrumental. Quatro mil pessoas compareceram ao show, que teve mais de três horas de duração, agitando um dos mais belos cartões-postais da cidade, a Lagoa Rodrigo de Freitas. Dessa vez, as atrações eram Henrique Cazes e seu quarteto, com o projeto Beatles ‘n’ Choro; Carlos Malta & Pife Muderno e, para fechar a noite, o guitarrista Pepeu Gomes.

O primeiro show da noite pode-se dizer que foi o encontro da versatilidade do músico brasileiro com as canções universais dos Beatles. O trabalho desenvolvido por Henrique Cazes, Beatles ‘n’ Choro, já rendeu dois discos – o segundo volume foi apontado pelo UNIVERSO MUSICAL como o “Melhor Disco de Coletânea/Regravação/Tributo de Samba” de 2003.

Sem dúvida, o CD é um trabalho muito cuidadoso do começo ao fim, desde a escolha das canções até os arranjos para o choro. É muito interessante ouvir um choro e logo reconhecer as músicas dos Beatles, observando o quanto elas são universais e com melodias inesquecíveis. Destaque para as intimistas Something e Here There And Everywhere. E, no final, With A Little Help from My Friends – música dos Beatles que ficou na imortalizada na voz de Joe Cooker em Woodstock – também “caiu” no choro.

No segundo show, e com cada vez mais gente chegando ao Parque dos Patins, entrou em cena Carlos Malta & Pife Muderno, contando os músicos Oscar Bolão (caixa e pratos), Durval Pereira (zabumba), Marcos Suzano (pandeiro) e Andréa Ernest Dias (pífaro). O show não poderia ser outro: muitos ritmos regionais brasileiros através do pífaro, o mais antigo instrumento de sopro brasileiro, que cria um universo sonoro em que se encontram também as flautas da China (di-zi), India e Japão (shakuhachi). Contagiante por si só, o Pife Muderno é um grupo que deve ser sempre apreciado por quem desejar ouvir ritmos brasileiros sem o incômodo dos rótulos “de raiz”, “pé-de-serra
Mais de 4 mil pessoas compareceram ao evento, que já entrou para o calendário da música instrumental no Rio de Janeiro
” ou “universitário”.

Carola Malta apresentou composições próprias, como Tupyzinho e Lá no Suzano, e de terceiros, como Hermeto Paschoal (Arrasta-pé Alagoano) e a dupla Guinga e Aldir Banc (Pálido e Obscuro). Destaque para Ponteio, de Edu Lobo, e o final com Asa Branca (Luiz Gonzaga), quando público e músicos encarnaram o espírito das tradições populares dançando a ciranda.

Pepeu toca clássicos do rock

No terceiro show da noite, Pepeu Gomes, comandando guitarras e violões, fez a apresentação mais heterogênea do evento. Acompanhado por André Gomes (baixo), Léo Brandão (teclados), Jorginho Gomes (bateria) e Jacaré (percussão), o ex-novo baiano executou composições próprias como Malacaxeta e Chicana, em homenagem a Carlos Santana, e também Noites Cariocas, de Jacob do Bandolim. Aquarela do Brasil, de Ari Barroso, e Um Abraço no Bonfá, de João Gilberto, foram outras canções que conquistaram a platéia.

Em homenagem ao Rio do Janeiro, Pepeu tocou Menino do Rio (de Caetano Veloso, mas famosa com a ex-mulher do guitarrista, Baby do Brasil), com o público fazendo a parte cantada da música. Mas ainda estava reservado para o final uma seqüência com temas jurássicos do cinqüentão rock ‘n’ roll, como Sunshine of Your Love e Cocaine, de Eric Clapton, e Satisfaction, dos Rolling Stones.

Ainda não era o fim. Henrique Cazes e Carlos Malta voltaram ao palco para, ao lado de Pepeu, tocarem Imagine, de John Lennon, e passearem pelo Trenzinho Caipira, de Villa-Lobos. O show terminou com o trio bisando Asa Branca.

Agora é esperar ansiosamente a nova edição do evento, que já se firmou como um dos espaços mais democráticos para a música instrumental brasileira.



Matérias relacionadas:

  Donato, Yamandu e Armandinho encerram a temporada 2004 do Festival Bank Boston

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções