Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Mais pesado que a média

Diego, Xande, Tarcísio e Fernando formam o Sukhoi, uma banda influenciada pelo new metal mas com forte personalidade. “Nosso som é contemporâneo”, afirma Fernando

Por Marcos Paulo Bin
22/08/2004

Charlie Brown Jr., Detonautas, CPM-22, Pitty e, agora, Sukhoi. A banda formada pelos cariocas Tarcísio Caddah (guitarra e voz), Xande (guitarra e programação), Fernando Carvalho (baixo) e Diego Andrade (bateria) é a mais nova representante da vertente do rock que mais faz sucesso nos anos 2000: o hardcore que mistura muitas guitarras pesadas, alguma coisa de rap e de eletrônica e letras ora revoltadas ora românticas. Ou seja, a filial brasileira do new metal americano, de bandas como Korn e Limp Bizkit.

Mas engana-se quem pensa que o quarteto, que está junto há seis anos, está seguindo a crista da onda. Seu primeiro CD, auto-intitulado, remete a muitos nomes, mas personalidade é uma palavra que não falta em nenhum das 12 faixas.

“Não estamos atrás da fórmula do sucesso. Nós começamos a fazer uma música, e se a achamos boa, ficamos com ela”, diz Xande. “Muita gente, no mundo do rock, é saudosista. Ozzy Osburne é muito bom, mas Limp Bizkit também é. Nós estamos antenados ao que há de novo, sem esquecer do passado”, define Tarcísio. “Nosso som é contemporâneo”, resume Fernando.

E é possível se diferenciar em meio a tantas bandas fazendo esse tipo de som atualmente? Tarcísio acredita que sim.

“Acho que o som do Sukhoi é mais pesado, mais agressivo que a média. Nosso grande diferencial é o somatório das opiniões, das influências”, avalia o guitarrista, seguido por Xande. “Eu adoro Legião Urbana. Nos shows, nós até fazemos uma versão pesada de Daniel na Cova dos Leões.”

Música na trilha de “Malhação”

Esse som pesado do Sukhoi está presente em todo o disco, sem trégua para baladas. A primeira música, Partida, fala do suicídio de um amigo da banda. Verdade, a canção seguinte, tem um tom politizado, falando da dominação dos países desenvolvidos sobre os do Terceiro Mundo. Corre pra Casa é uma crônica urbana feita em cima de um tiroteio em plena praça pública, presenciado por Xande e Tarcísio. Outras canções baseadas em fatos reais são Quase Irmãos, que trata de temas como violência e morte, e Paranóia, que aborda a Síndrome do Pânico, mal enfrentado no passado por Tarcísio. Tudo isso embalado pela guitarra distorcida e a voz forte do próprio Tarcísio e os raps de Xande.

Mas a primeira faixa de trabalho é Solidão A Dois, uma música sobre problemas de relacionamento. Com um tema mais “palatável”, embora sonoramente tão pesada quanto as outras, a canção já conquistou a programação das rádios-rock, ganhou clipe na MTV e está na trilha da novela teen “Malhação”. Este último feito tem sido o principal divulgador do disco.

“Foi bem legal ter sido incluído na trilha de ‘Malhação’, um dos discos mais vendidos do Brasil. Estamos recebendo muitos e-mails, até do Norte e do Nordeste, principalmente de meninas que se identificam com a letra”, conta Diego, que não teme associar a imagem da banda a uma novela voltada ao público teen. “Ainda estamos descobrindo nosso público, mas certamente ele engloba também os adolescentes. A música não está só em ‘Malhação’, está tocando nas rádios e na MTV. Além disso, não somos os únicos que fazem rock pesado no disco. Também tem a Pitty e os Detonautas.” Ou seja, está tudo em casa.


Veja mais:


  Disco estréia parceria entre T-Rec e Indie Records
   Disco:  Sukhoi
     Ficha técnica, faixas e compositores

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções