Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Um mineirinho que não come quieto

Reprodução
Thiago Savonarolla posa de galã e não esconde que é vaidoso. Mas, garante, não deixa que isso influencie em seu ministério. “Sei que Deus pode me erguer ou me derrubar, por isso sigo andando ‘fininho’”, diz ele

Por Marcos Paulo Bin
20/08/04

Ele não tem culpa de comer quietinho e, no cantinho dele, bota pra quebrar. Identificou? Não, não é Alexandre Pires. Mas parece. O mineirinho em questão é Thiago Savonarolla, que está estreando na Line Records com o CD Coisa de Alma. Se você ouvir as 11 faixas do disco e notar semelhanças entre Thiago e o ex-vocalista do grupo Só pra Contrariar, saiba, não é mera coincidência.

“Devo toda a minha musicalidade a Alexandre Pires. Comecei a cantar porque queria imitá-lo. Me inspirei muito nele no começo da carreira, mas acho que hoje sou diferente”, afirma Thiago, que ainda se diz influenciado, no meio secular, por Luiz Miguel, e no gospel pela Banda Gerd.

Até que Thiago Savonarolla – na verdade Thiago Paulo da Silveira (o nome artístico foi dado por um pastor de Belo Horizonte) – tem certa razão. A produção de Beno César fez com que ele não soasse como um clone de Alexandre Pires. Mas a semelhança, em alguns momentos, é escancarada. A começar pelo gênero: quase todas as faixas do CD têm um estilo pop-romântico, com pitadas de latinidade. A exceção é A Igreja Que Vai Subir, uma música que parece pentecostal, mas que, numa audição mais detalhada, lembra muito os pagodes mais animados do SPC.

Em um determinado momento da faixa Não Tenha Medo, tem-se a nítida impressão de que Thiago está cantando Essa Tal Liberdade, um dos maiores sucessos românticos do Só pra Contrariar. Pare de Sofrer e Coisa de Alma são outras músicas em que a voz e o estilo de Thiago confundem-se com o de seu antigo ídolo.

Mas em uma coisa o cantor difere de Alexandre Pires: enquanto o ex-pagodeiro dizia que era de fazer, e não de falar, Thiago mostra que, ao menos quando o assunto é assédio, ele não come quieto. Com sua pinta de galã, o garotão de 22 anos dá aquele sorriso maroto, ajeita o cabelo e deixa de lado a humildade.

“Eu me acho bonito. Depois que pus umas mexas louras, então...”, diz o cantor, em tom de brincadeira. Mas ele fica sério ao falar dos exageros das fãs. “Em todo lugar que vou tem menina querendo me segurar; preciso até de gente para me ajudar. Mas eu sou de Deus, e isso não me faz a cabeça. Sei que Ele pode me erguer ou me derrubar, por isso sigo andando ‘fininho’”.

Maurício Soares, diretor comercial da Line, lembra da preocupação espiritual de sua gravadora, e diz que intervém, quando necessário. “Para nós, quanto menos escândalo melhor, ao contrário do mercado popular. Há 16 anos trabalho na música gospel, e já vi de tudo. Já tive até que expulsar meninas que queriam ficar no quarto de hotel do cantor, muitas delas usando saias e cabelos compridos. Às vezes o artista leva fama sem ter culpa. Mas a tentação realmente é grande, e é preciso fugir dela”, lembra Maurício.

“Sucesso não vai subir a cabeça”, garante cantor

No meio evangélico, o termo “fã” é visto muitas vezes de forma pejorativa, algo nocivo, que deve ser evitado. O grupo Novo Som, por exemplo, é a favor, e possui até fãs-clubes. Já a cantora Eyshila condena, considerando que as pessoas que se apegam demais a artistas, além de estarem desviando a honra que deveria ser dada a Deus, possuem alguma carência afetiva. Thiago não esconde que possui os seus – ou as suas – fãs, mas não tem uma opinião firmada sobre o assunto.

“Tenho fãs, sim, mas não sei dizer se isso é bom. Para mim, o sucesso é uma conseqüência do trabalho, e os fãs são uma conseqüência do sucesso. Eu ainda estou começando, mas não vou deixar o sucesso subir à minha cabeça”, afirma o cantor, convicto. Mas sem deixar o sorriso de galã.


Veja mais:


  Cantor foi descoberto em festival gospel
   Disco:  Coisa de Alma
     Ficha técnica, faixas e compositores

Resenhas relacionadas:

  Coisa de Alma

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções