Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Lulu celebra a liberdade da guitarra em novo disco pela MTV

Três em um: em uma coletiva no Rio, Lulu Santos anunciou que suas músicas poderão ser usadas como toques de celular, falou sobre MTV Ao Vivo e recebeu o Troféu U.M.

Por Marcos Paulo Bin
15/08/2004


O UNIVERSO MUSICAL aproveitou a coletiva que anunciou a parceria entre a gravadora BMG e a operadora de telefonia celular Oi, para disponibilização de músicas de Lulu Santos em True Tones (clique aqui para ler a matéria), para conversar com o cantor sobre seu mais recente trabalho, MTV Ao Vivo. Na ocasião, Lulu também recebeu o Troféu U.M. de “Melhor Música de Pop-rock de 2003”, por Melô do Amor, faixa do disco Bugalu.

As dúvidas que pairavam sobre MTV Ao Vivo eram várias. A gravação aconteceu em abril, no Rio, quando Lulu registrou 29 canções, incluindo uma inédita, Sem Nunca Dar Adeus. Porém, o CD foi lançado apenas com 18 faixas, e o DVD, com 22. Entre as músicas que ficaram no disco de áudio, a maior parte já havia sido gravada por Lulu há quatro anos, em Acústico MTV (2/3 do repertório de ambos é igual). Já o DVD não tem a faixa Um pro Outro, porém três canções ainda não haviam sido registradas ao vivo: O Descobridor dos Sete Mares, Minha Vida e Chega de Dogma. Tudo Igual e Sábado À Noite, presentes em Acústico MTV, completam o repertório do disco audiovisual.

Uma das músicas que poderia fazer a diferença, Papo Cabeça – que foi gravada – acabou ficando de fora. Como essa, muitas outras músicas poderiam ter sido relembradas, como Não Acredito, Hyperconectividade e Todo Universo, que não entraram sequer para o set list.

Lulu tem a resposta na ponta da língua para essas e outras questões. Confira a entrevista, realizada com exclusividade após a coletiva. Nela, Lulu faz revelações importantes, ao dizer que seu primeiro disco ao vivo, de 98, foi feito contra a sua vontade, e ao criticar o Acústico MTV, projeto de que tanto falou bem ao participar, em 2000.

O que o motivou a gravar outro disco ao vivo apenas quatro anos depois do Acústico?

Quatro anos é quase meio século, é uma vida. Um disco é completamente diferente do outro, só não percebe isso quem é surdo. O ao vivo é a verdadeira representação do meu espetáculo, com guitarra, eletrônica.

Você se cansou de ficar tanto tempo tocando violão?

Fiquei exausto. Percebi isso quando passei três dias num hotel em Fortaleza, ouvindo o Acústico o dia inteiro. Não agüentava mais. O Acústico é como um serviço militar obrigatório.

Por que o disco tem tão poucas músicas e o repertório é tão semelhante ao do Acústico?

Eu gravei muitas músicas, mas não cabia tudo no CD nem no DVD. Tive que barganhar junto à gravadora para colocar várias delas. Papo Cabeça, por exemplo, vinha junto com Um pro Outro. Fui obrigado a tirar. Além disso, esse é o meu show, esse sou eu. O mundo do pop-rock é assim.

O fato de gravar as mesmas músicas significa que, para você, o show é mais importante que o disco?

O mais importante para mim é o momento. Você nunca ouviu Tudo Bem ou Tempos Modernos do jeito que estão em MTV Ao Vivo. A melhoria tem que vir com o tempo. Pergunte isso a João Gilberto, que grava as mesmas músicas há anos, cada vez melhor.

Você gravou poucos discos ao vivo na carreira. Em mais de 20 anos, este é apenas o terceiro...

Olha, meu primeiro ao vivo, Amor À Arte, de 88, saiu por cima da minha vontade. Eu não queria aquilo. Compare aquele disco com o da MTV. A evolução é absurda. Veja o que se tornou o artista, a experiência que ele adquiriu. Cair e levantar ao longo dos anos faz de você uma pessoa melhor.


Veja mais:


   Disco:  MTV Ao Vivo
     Ficha técnica, faixas e compositores

Matérias relacionadas:

  Lulu Santos gravará mais um disco ao vivo pela MTV
  Lulu e Memê, Memê e Lulu
  Lulu Santos volta à guitarra


Resenhas relacionadas:

  MTV Ao Vivo

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções