Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  DVD marca um novo tempo na carreira de Fernanda Brum

Divulgação
Fernanda Brum canta ao lado do grupo Quatro por Um na gravação de seu 1º DVD e é acompanhada pela multidão. Mais de 8 mil pessoas assistiram ao show, realizado na Baixada Fluminense

Por Marcos Paulo Bin
06/08/2004

Fernanda Brum não pôde ir à sede da gravadora MK Publicitá para dar uma entrevista porque estava concentrada nos dois livros que está escrevendo: um autobiográfico, e o outro sobre a história de Amnon e Tamar, relatada em “II Samuel” capítulo 13, envolvendo estupro e incesto. Mas a incursão no universo literário não é a única novidade na vida da cantora, que está completando 10 anos de carreira.

No dia 27 de julho, uma terça-feira, Fernanda gravou seu primeiro DVD, baseado no repertório de seu primeiro disco ao vivo, Apenas Um Toque. O local foi o Via Show, casa de espetáculos de São João de Meriti, Baixada Fluminense, que pela primeira vez recebeu uma atração gospel. O CD, em 90 dias, vendeu 100 mil cópias. Nunca Fernanda, que ganhou disco de ouro por todos os seus trabalhos anteriores, havia atingido a marca em tão pouco tempo. Além disso, com as novas regras da indústria fonográfica, Apenas Um Toque não é somente disco de ouro, mas disco duplo de ouro.

No entanto, nada disso é tão importante para Fernanda Brum quanto outro fato um tanto recente em sua vida. Há cerca de um ano e meio, ela tornou-se pastora auxiliar da Igreja Batista Nova Ebenézer, onde foi gravado o CD ao vivo. Para a cantora, o DVD nada mais é do que fruto deste momento todo especial de sua vida.

“A gravação do DVD sela um novo tempo, o começo de meu ministério. Através dele as pessoas vão poder me conhecer melhor. Acredito que o DVD é uma via de mão dupla – as pessoas recebem uma forma de evangelização e podem transmiti-la”, diz Fernanda, por telefone.

Mais shows no Rio

Oito mil pessoas superlotaram o Via Show para a gravação. Foram apresentadas 16 canções, a maioria do último CD da cantora, mas também alguns sucessos como Meu Bem Maior, Sonhos, Feliz de Vez e Saída. Fernanda foi acompanhada apenas pelo grupo Quatro por Um – do qual faz parte seu marido, o compositor e produtor Emerson Pinheiro – e por um violonista. Nada de backing vocal (os vocais e alguns sons de cordas são gravados em um MD e reproduzidos na hora) ou preocupações como cenários e iluminação. Mas de uma coisa a cantora não abriu mão: ungir a casa antes de começar o show.

“Isso faz parte do meu trabalho, é um costume que tenho. Quisemos consagrar o local como uma igreja. Minha atenção estava voltada para isso, e não para coisas supérfluas como luz ou som. Mas é exatamente aí, quando não exigimos nada, que temos tudo de melhor”, afirma.

O Via Show lotado em plena terça-feira mostrou que existe espaço – e demanda por parte do público – para os artistas gospel se apresentarem em casas de shows no Rio de Janeiro, o que é raro. A maioria dos artistas da MK – gravadora que concentra muitos nomes de apelo popular, como Cassiane, Novo Som e Marina de Oliveira – é carioca, mas na Cidade Maravilhosa se apresenta apenas em igrejas ou grandes eventos gratuitos, enquanto em outros estados é comum sua presença em casas de espetáculo.

Fernanda Brum – que já cantou no Canecão, tradicional casa do Rio – concorda que o momento é bom para a música gospel expandir sua atuação, mas acredita que, no caso dela, haja um empecilho de espaço.

“Nós, artistas evangélicos, temos uma visão muito voltada para a igreja, que é a nossa prioridade, ou então para eventos ao ar livre. O meu público é superior a 50 mil pessoas. Se eu começar a limitar, vou alcançar menos almas”, diz Fernanda, com a sabedoria e a simplicidade que, certamente, foram alguns dos motivos que a levaram a ser consagrada pastora.


Veja mais:


  CD Apenas Um Toque é marcado por testemunhos
   Disco:  Apenas Um Toque
     Ficha técnica, faixas e compositores

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções