Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Novidades no universo do pop-rock

Divulgação
O pernambucano China estréia no selo Cardume com o CD Um Só, no qual mistura punk-rock e bossa nova

Por Leisa Ribeiro
27/07/2004

O selo Cardume, distribuído pela EMI, está colocando nas lojas seus primeiros lançamentos, que prometem agradar a todos os gostos. Dos quatro primeiros discos do selo, dois são na linha do pop-rock, mas com influências e fusões musicais diversas: Um Só, do cantor China, e Não Feche os Olhos, da banda Jimi James. Completam a primeira fornada Vira-Lata, do grupo Bangalafumenga, que segue uma linha percussiva, dada sua origem (o grupo vem de um bloco carnavalesco), e Thalma de Freitas, da cantora homônima, que envereda mais pela praia do samba e da MPB.

Em comum, os discos trazem a quantidade de faixas: cada um tem apenas seis. É o primeiro trabalho de cada artista por uma gravadora. Elas chegaram até o Cardume pelo festival Humaitá pra Peixe, realizado anualmente na casa de shows Ballroom, no Rio, onde se destacaram.

Ex-vocalista do Sheik Tosado, extinto grupo que foi um dos expoentes do movimento manguebeat, o pernambucano China é um pesquisador da música brasileira. O cantor, que fez sucesso com sua ex-banda no Palco Mundo do último Rock in Rio e, mais recentemente, e carreira solo, no Festival Mada 2004, costuma dizer que respira as notas musicais de Mutantes, Caetano Veloso, Jorge Ben, Nara Leão, Zé Keti, Mundo Livre, Roberto Carlos, Elis Regina e João Gilberto. China gosta da idéia de ter músicos do rock ‘n’ roll tocando bossa nova, mas com poucas notas, assim como o punk-rock.

A primeira apresentação solo dele foi no Humaitá Pra Peixe de 2002, época em que nascia a idéia do selo Cardume. Dois anos depois é lançado Um Só, produzido por Dado Villa-Lobos, que conseguiu mostrar com simplicidade o que China queria: punk-rock com bossa nova. Ainda Esquento Barracão e Ultravioleta são exemplos disso.

“Toquei no Humaitá pra Peixe em 2002, depois gravei uma fita demo e espalhei por todos os lugares do Rio. O Bruno Levinson ouviu, gostou e me contratou. Não posso dizer que passei por um árduo caminho; foi apenas estar no lugar certo e na hora certa”, contou China, ao discursar sobre sua carreira. “O Cardume é um projeto em que eu acredito muito.”

Dificuldade e otimismo

Inquieto, China gosta do frescor da música brasileira que está sendo criada nestes novos tempos. E falando em novos tempos, o  underground carioca tem sido freqüentado por Velho (bateria), Vital (voz), Christian (baixo) e Enio (guitarra), que formam o Jimi James. A banda vem colhendo os frutos de muito trabalho. Primeiro, foram conquistando um público cada vez mais fiel nas apresentações; depois, fizeram o demo Doismileum e participaram das coletâneas Tributo ao Inédito 1 e 2 até chegarem ao Cardume.

De contrato assinado, entraram em estúdio com o produtor Rafael Ramos, experiente no mundo do rock, tendo trabalhado com nomes como Raimundos, Los Hermanos e Pitty. O resultado é o disco Não Feche Os Olhos, uma mistura de rock básico, alto e pesado, como mostra a faixa-título, definida pela própria banda como uma música “red-hot-chili-pepperiana”.

“Nossas influências musicais são bandas como Foo Fighters, Stone Temple Pilots, Faith No More, Queens of The Stone Age etc. E daqui do Brasil, Tim Maia dos anos 70, rock nacional dos 80”, disse Vital, lembrando o  começo de tudo, quando Velho montou o Jimi James com a primeira formação. “Estamos nessa desde 2000”, recorda.

Os integrantes da banda parecem satisfeitos com tudo que já conquistaram, mas sabem que ainda existe muito trabalho pela frente e que as dificuldades são muitas. Mas Vital está otimista.

“Nós seguimos firmes e fortes”, disse ele. O primeiro disco completo da banda, com 12 ou 14 faixas, vai sair em 2005.


Veja mais:


   Disco:  Um Só e Não Feche os Olhos
     Ficha técnica, faixas e compositores

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções