Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Falamansa gravará MTV Ao Vivo em 2005

www.falamansa.art.br
O grupo Falamansa em show nos Estados Unidos, onde, segundo o vocalista Tato, desde o 2º disco a banda faz shows com freqüência

Por Marcos Paulo Bin
24/07/2004

Há algum tempo planejando uma entrevista com o Falamansa, o repórter estava em pleno metrô do Rio de Janeiro, fim de tarde de sexta-feira, quando a assessoria da gravadora liga para o celular dele e diz: "Eles vão viajar semana que vem para o exterior. A entrevista pode ser daqui a 15 minutos?"

Metrô lotado, o repórter, meio sem jeito, anota o telefone, cujo número tem prefixo 32, num pedaço de papel. O lugar onde o Falamansa se encontrava era Recreio, cidade mineira que faz divisa com o Rio, e era a última parada do grupo no Brasil antes de embarcar para os Estados Unidos, onde daria prosseguimento à divulgação de seu 4º CD, Um Dia Perfeito (Deckdisc).

"Desde o nosso segundo disco tocamos nos exterior, principalmente nos Estados Unidos. Desta vez, faremos cinco shows em sete dias, em algumas cidades que ainda não fomos ainda, como Filadélfia e Orlando. É meio pauleira, mas tá legal", diz o simpático vocalista e violonista Tato, que forma o grupo ao lado de Valdir (acordeom), Dezinho (percussão) e Alemão (zabumba).

Um ao vivo diferente

Antes de Um Dia Perfeito, especulava-se que o Falamansa gravaria um disco ao vivo. Tato confirma que os boatos eram verdadeiros, mas diz que o projeto foi adiado por alguns motivos. O primeiro deles é o que, na gíria do futebol, chama-se "o problema que todo técnico gostaria de ter". No esporte, o tal problema é o excesso de jogadores bons; no de Tato, de boas composições inéditas.

"Estava começando a preparar repertório para o disco ao vivo, quando me dei conta de que tinha muitas músicas inéditas, e boas, com potencial para se tornarem hits" , explica Tato. "Seria difícil escolher algumas para o disco, pois em um ao vivo não dá para colocar muitas músicas novas. Nesse meio tempo, surgiu o convite para fazermos um MTV Ao Vivo em janeiro de 2005. Então resolvemos unir as duas coisas: lançar um CD de inéditas agora e o ao vivo no ano que vem, quando poderemos gravar os hits de Um Dia Perfeito e mais canções novas."

O outro motivo apontado por Tato para não ter gravado o ao vivo agora é a enxurrada de discos nesse formato que cai sobre o mercado brasileiro em 2004. Ele afirma, no entanto, que não achava cedo para participar de um projeto como este, com apenas 3 CDs de estúdio no currículo.

"Não foi isso. Nós somos muito cobrados pelos fãs para fazer um disco ao vivo, pois as pessoas nos conhecem pelo show; começamos a carreira em cima do palco, e não na TV. Mas estamos numa época de muitos discos ao vivo. Já que temos material inédito de qualidade, e o formato está meio desgastado, era melhor esperar um pouco", diz o vocalista.

Com o grande número de artistas lançando discos ao vivo, Tato acredita que, para alguém se lançar nesse ramo agora, terá que se diferenciar. E ele promete um MTV Ao Vivo - que virá em CD e DVD - nada tradicional.

"Não gosto de DVDs que se restringem ao show. O nosso trará imagens de toda a trajetória da banda, tiradas de VHSs, mostrando a gente praticando esporte, surfando. O repertório terá de seis a oito músicas inéditas, que eu estou compondo especificamente para este disco, procurando o clima do ao vivo", diz Tato, garantindo que os antigos hits ganharão novas roupagens. "São seis anos de banda, e existem músicas que nunca saíram do repertório. Vamos regravá-las tentando dar outra direção de arranjo, até mesmo para que a pessoa que tem o CD de estúdio encontre um diferencial. Nossa sonoridade, com zabumba, sanfona e triângulo, já é simplificada, então corremos o risco de fazer ao vivo exatamente igual ao estúdio. Por isso, pensamos em fazer algumas versões acústicas, com convidados, para diferenciar."


Veja mais:


  Tato: “Um Dia Perfeito é nosso disco mais feliz”
   Disco:  Um Dia Perfeito
     Ficha técnica, faixas e compositores

Matérias relacionadas:

  Falamansa lança o 1º MTV Ao Vivo de forró


Resenhas relacionadas:

  MTV Ao Vivo
  Um Dia Perfeito
  Simples Mortais

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções