Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Um recado para os pastores

O 15º disco de Sérgio Lopes é um alerta que o cantor faz aos pastores que se preocupam mais em enriquecer do que com seu rebanho
Galeria de fotos

Por Marcos Paulo Bin
21/07/2004

O chapéu à lá Indiana Jones encobre parte dos cabelos brancos mas não esconde as idéias e os ideais de Sérgio Lopes. Conhecido como o "poeta" da música gospel, o cantor, compositor e violonista sempre teve outra característica marcante: a franqueza. Ele nunca teve medo de dizer o que pensa ou sente, principalmente quanto aos erros do mercado de música evangélica.

Em Apocalipse - Carta Às 7 Igrejas, 15º disco de sua carreira, Sérgio Lopes dá mais uma prova de ousadia, em vários sentidos. O disco - que traz 12 faixas, sete com textos do livro bíblico do "Apocalipse" musicados e outras cinco mais tradicionais - é um recado direto aos pastores. Dono de um sítio, onde cria ovelhas, Sérgio Lopes teve a idéia da temática do CD ao deixar morrer uma delas, chamada por ele de Ishtar, a que mais gostava.

"Em uma tarde me atrasei na hora de guardar o rebanho e, ao chegar ao pasto, já estava escuro. Não percebi que faltava Ishtar. Coloquei-as todas no curral, sem contá-las. No dia seguinte o meu caseiro me contou que, ao amanhecer, havia uma ovelha morta no pasto. Era Ishtar. Foi quando resolvi musicar as sete cartas do 'Apocalipse', que falam sobre o cuidado com os rebanhos. Pastores, cuidem bem de seus rebanhos e não se esqueçam de que vocês darão conta a Deus de cada uma de suas ovelhas. Não deixem nenhuma delas para trás", diz Sérgio Lopes, no encarte do CD.

As sete cartas a que o cantor se refere são às igrejas de Éfeso, Smirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia. Cada uma delas é uma faixa do CD, contando com naipe de metais e um coral, sob a regência de João Marcos. É a primeira vez que Sérgio Lopes utiliza um coral em tantas faixas de um disco.

Discos temáticos

Reestruturando-se, com a filosofia de manter um cast pequeno mas de qualidade, a Topgospel Music, ex-Top Gospel, está fazendo um investimento pesado no novo disco de Sérgio Lopes. O lançamento ocorreu em um hotel cinco estrelas em frente à Praia da Barra da Tijuca, em um evento fechado para jornalistas, lojistas e demais pessoas do mercado gospel.

Entre uma música e outra, sozinho, ao violão, Sérgio Lopes falava do disco, respondia a perguntas e relembrava histórias. Entre elas, a aquisição do tal sítio - comprado pela Igreja Universal, dona da Line Records, de onde o cantor foi contratado - os tempos de Altos Louvores, onde começou a carreira ("foi um grande aprendizado", afirmou) e os problemas que teve na gravação do clipe de O Lamento de Israel, feito lá mesmo, quando quase foi preso por entrar em áreas restritas aos rabinos.

Ao contar sobre seu sítio - onde surgem suas "poesias" - o cantor também fez questão de falar da proposta de seu disco.

"Muitos pastores hoje estão envolvidos na vontade de prosperar, de ter muitos templos, muitos fiéis, aparecer na mídia, entrar para a política, e estão se esquecendo das ovelhas. Eles não foram chamados para ficar ricos, mas para cuidar das ovelhas", disse Sérgio Lopes, dando a seguir um recado direto aos líderes espirituais. "Pastores, voltem ao primeiro amor, para não deixar que as ovelhas fiquem sós e morram, como aconteceu com a Ishtar."

O cantor também lembrou que este é o terceiro CD temático que ele faz consecutivamente.

"Desde Yeshua - O Nome Hebraico de Jesus, tenho escolhido temas para os meus discos, mas não foi premeditado", disse ele. "Na época daquele disco, eu percebi que muitas pessoas não conheciam o nome de Jesus. Por isso quis estampá-lo na capa e citá-lo em diversas músicas. Depois, quando estava fazendo Gálatas, notei que havia um crescimento numérico das igrejas, mas era questionável se esse aumento era de quantidade ou qualidade. Eu sentia que precisávamos dizer para as pessoas o que é ser cristão. Ser crente não é moda, é viver as virtudes do espírito que Paulo descreveu em 'Gálatas' capítulo 5, versículos 22 e 23. No novo CD, faço uma leitura musical das cartas do 'Apocalipse', exortando os pastores a cuidar de suas igrejas."

Se um bom poeta é aquele que faz bom uso das palavras, está explicado porque Sérgio Lopes recebeu esse título.


Veja mais:


  Cantor planeja DVD para setembro
   Disco:  Apocalipse - Carta Às 7 Igrejas
     Ficha técnica, faixas e compositores





Resenhas relacionadas:

  Lentilhas
  Apocalipse - Carta Às 7 Igrejas
  Yeshua – O Nome Hebraico de Jesus

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções