Busca

O UNIVERSO MUSICAL
Quem Somos
Expediente
Cadastro
Publicidade
Fale Conosco
LINKS EXTERNOS
Blog
Universo Produções
Site Marcos Bin
Orkut
MySpace
Enquete
Você é a favor do ensino obrigatório de música nas escolas, como defendem alguns artistas? Acesse nosso blog e dê sua opinião!
  Elba Ramalho e Geraldo Azevedo preparam novos discos

Lanlan, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho posam para os fotógrafos na coletiva que mostrou as novidades da 3ª edição da festa São João do Rio

Por Marcos Paulo Bin
19/07/2004

Durante a coletiva que mostrou como será a terceira edição da festa São João do Rio - que acontece nos dias 23 e 24 de julho, na Marina da Glória - Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, duas das principais atrações do evento, aproveitaram para anunciar que estão preparando seus novos CDs.

O de Elba ainda está na fase do projeto. Por enquanto, sabe-se apenas que a previsão de lançamento é para o início de 2005, e que a produção é de Lenine. A cantora está entrando em estúdio agora, já com algumas músicas prontas.

"Todos os compositores que amo estão fazendo música para mim: Lula Queiroga, Frejat, Pedro Luis, Dominguinhos, Chico César... Vai ser um disco renovador, algo novo para a minha carreira, mas sem tirar os pés desse chão no qual sempre me sustentei", disse Elba, que deve ser a próxima estrela da MPB a sair do time das gravadoras. Ela planeja deixar a BMG - por onde lançou seu último disco, Elba Ao Vivo (uma homenagem a Luiz Gonzaga) - e criar o próprio selo, a exemplo de Djavan.

Já o novo trabalho de Geraldo Azevedo é mais concreto. O disco, que está sendo concluído, será lançado em setembro e já tem até nome: O Brasil Existe em Mim.

"Será um disco só de músicas inéditas, com parceiros novos e antigos. Entre os novos, tenho uma música com o Torquato Neto, que é a única composta no século passado!", diverte-se o cantor, que também promete um repertório bastante eclético para o disco, como foi seu último lançamento, Hoje E Amanhã.

Brincadeiras para gente grande  

Talvez Elba e Geraldo tenham se inspirado para falar com tamanha vontade sobre assuntos como ecletismo musical e novos rumos para a carreira por causa do próprio São João do Rio. Afinal, no dia 23, a cantora receberá como convidado o rapper MV Bill - que não foi à coletiva porque estava em São Paulo, e o vôo para o Rio atrasou por causa da forte chuva na Cidade Maravilhosa - enquanto o cantor dividirá o palco, no dia 24, com a roqueira Lanlan e seu grupo Os Elaines.

A percussionista baiana foi logo tratando de dizer que não se achava uma estranha no ninho em meio a dois forrozeiros "de carteirinha".

"Minha formação é muito rica. Sempre tive contato com todos os ritmos nordestinos. Me sinto à vontade", disse Lanlan, que já gravou tanto com Elba como com Geraldo. Ela até vê pitadas de forró em seu disco, Com Ela, o primeiro que lançou com Os Elaines. "Meu CD é uma mistura de tudo. Por ser percussionista, tenho acesso e intimidade com todos os ritmos. Minha pegada é roqueira, mas tem reggae, baião, xote. Delaveraveraboom, por exemplo, tem levada de xote."

Elba Ramalho rapidamente saiu para confirmar o que disse a colega conterrânea do Nordeste.

"Mesmo quando pode parecer totalmente diferente, pelo fato de ela ser roqueira, tem a ver, por causa da brasilidade. No Brasil, o que você pode dizer que não se afina? Certamente MV Bill e eu não nos afinaríamos, mas vamos nos afinar e vai ser maravilhoso. A música rompe qualquer barreira do preconceito", discursou.

Geraldo Azevedo acredita que fará uma boa dobradinha com Lanlan.

"Nós já temos um entrosamento muito grande, pois tocamos várias vezes juntos. Hoje em dia a diversidade da música brasileira é muito mais aceitável em todos os lugares. O forró se misturou a outros movimentos que surgiram, como o manguebeat. Então não dá mais para pensar que a música brasileira se restringe a um determinado gênero. E o Rio de Janeiro é o centro de toda essa diversidade", afirmou.

Ao todo o São João do Rio terá 19 atrações diferentes - além dos "medalhões" Trio Virgulino, Elba Ramalho, MV Bill, Dominguinhos, Geraldo Azevedo e Lanlan e Os Elaines, haverá shows de forrozeiros menos conhecidos e performances de DJs.

Uma das novidades do evento deste ano é que haverá duas tendas cobertas para que o público - estimado em 4 mil pessoas em cada uma das noites - fique protegido da chuva, que atrapalhou bastante a segunda edição do evento, ano passado. Além disso, quem for à Marina Glória poderá curtir o que o produtor do evento, Gaetano (marido de Elba), chama de "brincadeiras radicais".

"A idéia é transformar as brincadeiras das festas juninas em algo de gente grande, pois a festa é para maiores de 18 anos", explicou.

A cenógrafa Luciene Pimenta disse que a intenção é transformar a Marina da Glória em uma verdadeira cidade do interior. Ela detalhou uma das brincadeiras:

"Este ano a tradicional pescaria acontecerá em uma superpiscina de bolinhas de 300 metros quadrados, para as pessoas mergulharem e procurarem o peixe embaixo da 'água'".

Nos dias 23 e 24, o Nordeste fica logo ali, na Zona Sul do Rio.


Veja mais:


  Confira a programação do São João do Rio
  Serviço: confira os dias, preços e horários do São João do Rio


Matérias relacionadas:

  Encontro magistral de Elba Ramalho e Dominguinhos vai virar DVD

 
Graça Music anuncia novidades à imprensa

Grupo Toque no Altar nos Estados Unidos

Metade do Pink Floyd em disco ao vivo de David Gilmour

Oasis mantém o (bom) padrão com Dig Out Your Soul
 
Confira outras matérias
desta seção
 

 

       

 
 
Copyright 2002-2008 | Universo Musical.
É proibida a reprodução deste conteúdo sem autorização escrita ou citação da fonte.
 
Efrata Music Editora Marcos Goes Marcelo Nascimento Dupla Os Levitas Universo Produções